Flávio Costa manda bem

0

Campeão da primeira etapa, Flávio Costa manda bem na estréia na praia de Pitangueiras, Guarujá. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.
Um dos principais palcos do surf brasileiro na década de 90, a praia de Pitangueiras, em Guarujá, voltou a sentir o gosto das disputas depois de 10 anos.

 

Com a participação de mais de 100 atletas, a segunda etapa do Freesurf Pro ? Paulista de Surf Profissional começou nesta sexta-feira. Neste sábado estréiam os pré-classificados.

 

O retorno de Pitangueiras ao cenário, não poderia ser melhor, justamente no principal campeonato do Estado e um dos mais tradicionais do País, que dará ao campeão um automóvel zero km.

 

Na etapa, são R$ 20 mil de premiação, com o vencedor levando R$ 6 mil. ?Estamos satisfeitos, porque essa praia tem muita história no surf, abrigou grandes decisões e voltou em grande estilo?, comemorou o presidente da Federação Paulista de Surf, Sílvio da Silva.

 

No primeiro dia de evento, vários surfistas se destacaram. Entre eles, o vencedor da etapa inicial do circuito, o baiano radicado no Rio de Janeiro, Flávio Costa, que mostrou estar à vontade nas ondas.

 

?Vou tentar outra vitória, mas não será fácil, principalmente porque tem muita gente nova aparecendo. São vários novos talentos batalhando espaço e dando trabalho. Esse circuito está de parabéns pelo alto nível?, disse Flávio, atual vice-líder do SuperSurf.

 

Fora da briga pelo título paulista, mas querendo a vitória na etapa, o carioca Anselmo Corrêia fez bonito, garantindo a melhor nota do dia, 8,17 pontos. Quem também garantiu grande desempenho foi o talento local, Ricardo Silva, com a segunda melhor onda até agora, 7,67 pontos.

 

Líder do Circuito Paulista Júnior, o surfista de 18 anos vem embalado da conquista do título guarujaense no último domingo e quer mostrar serviço, já pensando na carreira como profissional em 2006. ?Um bom resultado aqui, vai me ajudar muito?, afirmou Ricardo.

 

Clique aqui e confira a galeria de fotos da segunda etapa do Freesurf Pro.

 

##

 

Potiguar Danilo Costa também avança em Pitangueiras. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias .
Outro amador que se destacou foi o vicentino Vitor Juns. Cunhado do craque do futebol Robinho (é irmão da noiva do jogador, Vivian, que mora na Espanha), ele está competindo pela primeira vez num evento profissional e não se intimidou, garantindo duas boas ondas.

 

?Estou amarradão. Quero chegar o mais longe possível?, ressaltou o surfista, que já prometeu ensinar Robinho a surfar. ?Agora, vai depender de ele estar de férias. Mas ele

mesmo quer?, brincou.

 

Também foram bem os potiguares Danilo Costa, que no Circuito Mundial briga para voltar ao WCT, e Jadson André, um dos talentos da nova geração, e o carioca Leandro Bastos. Já quem queria assistir de perto o fenômeno Adriano de Souza, o Mineirinho, líder isolado do WQS, ficou frustrado. O surfista teve de cumprir compromissos com o patrocinador e optou por não competir.

 

A expectativa fica para este sábado quando entram no mar os tops do evento. Entre eles, o atual campeão paulista e líder do Super Surf, Beto Fernandes, de Praia Grande, e o vice-campeão da etapa inicial, Hizunomê Bettero, de Ubatuba.

 

Na briga pelo título estadual, Hizu saiu na frente, mas tem em sua ?cola? Gilmar Silva, que compete em casa; Danylo Grillo, de São Sebastião, e outro guarujaense, Bruno Caraça.

 

Destes, apenas Bruninho já competiu na sexta-feira, garantindo classificação.

As baterias começam neste sábado às 8 horas com as baterias finais do round 2. Também sábado serão disputadas as oitavas-de-final. No domingo, a competição recomeça às 9h, com as quartas-de-final.

 

As semifinais serão realizadas a partir das 10h20. Logo depois, será a vez da Vicunha Têxtil Air Show, uma bateria especial, sem regras, valendo o melhor e mais radical aéreo. A grande final está marcada para as 11h30, com a premiação ao meio-dia.

 

 Freesurf Pro – Paulista de Surf Profissional 2005 tem o patrocínio da Freeday, com o apoio de Bully?s, Malarrara, VI Fiberglass Foam, Ophicina e Waves.Terra. Colaboração do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria da Juventude Esporte e Lazer, Turco Loco, Gávea Hotel e Associação de Surf de Guarujá. Realização: Prefeitura Municipal de Guarujá, através da Secretaria de Esportes e Lazer, e da Federação Paulista de Surf, com supervisão da Abrasp.

 

Clique aqui e confira a galeria de fotos da segunda etapa do Freesurf Pro.