Floripa abre seletivas

0

Simão Romão defende o título da divisão de acesso do surf nacional. Foto: Pedro Monteiro.
A etapa de abertura da divisão de acesso do circuito brasileiro Profissional começa nesta quinta-feira na praia da Joaquina, Florianópolis (SC).

 

A primeira das três etapas da Seletiva Petrobras reúne diversos integrantes da elite nacional que disputam R$ 40 mil de premiação e mil pontos no ranking.

 

A competição terá um novo formato neste ano e as inscrições estão esgotadas. A prova tem limite de 144 atletas e a partir das quartas-de-final as baterias rolam no formato homem-a-homem.

 

Os 36 primeiros colocados no ranking final do SuperSurf 2005 têm vaga garantida, assim como os 104 melhores na classificação geral da divisão de acesso também do ano passado.

 

Completam a relação de participantes, quatro atletas de uma triagem local com um mínimo de dezesseis atletas. Para a etapa inaugural esse número já foi até ultrapassado.

 

O novo sistema de disputa da Seletiva Petrobras terá duas rodadas iniciais de 24 baterias com quatro atletas em cada, uma terceira fase de doze baterias e uma quarta com seis confrontos, todos ainda com quatro competidores dentro d?água.

 

Depois, os doze classificados são divididos em quatro baterias de três atletas e os dois primeiros colocados de cada avançam para as quartas-de-final, quando as disputas passam a ser no formato homem-a-homem.

 

No ano passado, todas as baterias eram formadas por quatro atletas e o campeão foi o carioca Simão Romão, também consagrado como o campeão brasileiro da divisão de acesso do circuito organizado pela Abrasp.

 

Ele venceu a primeira etapa realizada na praia de Búzius, Nísia Floresta (RN), ficou em quinto lugar nas semifinais da segunda na praia de Itaúna, Saquarema (RJ), e bastou chegar às quartas-de-final na praia Mole para garantir o título antecipado com um nono lugar na etapa final da divisão de acesso em Florianópolis.

 

Calendário 2006 – A segunda etapa da Seletiva Petrobrás está marcada para os dias 14 a 17 de setembro na praia do Cupe ou na Baía de Maracaípe, em Ipojuca, litoral Sul de Pernambuco. A última será disputada entre os dias 5 a 8 de outubro nas potentes ondas da Praia de Itaúna, em Saquarema (RJ).

 

Em cada prova, os surfistas disputarão R$ 40 mil em prêmios e mil pontos no ranking de acesso para o SuperSurf, a divisão principal do circuito brasileiro. Além disso, os mais bem colocados classificam-se para o Festival Petrobras, competição especial de equipes formadas pelas três competições patrocinadas pela Petrobras: a Seletiva Petrobras Masculino, o circuito Petrobras Feminino e o Petrobras Longboard Classic.

 

As três etapas da Seletiva Petrobras urfe Masculino e o Festival Petrobras de Surfe são organizadas pela RM Sports e Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp). O patrocínio é da Petrobrás, com apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, da Fundação Municipal de Esportes, da Tropical Brasil e do Cris Hotel, além da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf) e Associação de Surf da Joaquina (ASJ).