Todo mundo sabe que o North Shore do Hawaii possui diversos picos e funciona em condições extremas durante o inverno. Porém, quando as ondas acabam na parte Norte da ilha, todas as atenções se voltam para parte mais povoada do arquipélago de Oahu, o South Shore do Hawaii.
Os picos e seus visuais paradisíacos se contrastam com a parte mais evoluída da cidade. Waikiki, por exemplo, parece com São Paulo, cheio de super prédios e pessoas correndo para o trabalho. Porém se você chegar até a praia, vai se deparar com um clima tranqüilo, pessoas surfando, curtindo o sol, a praia, no verdadeiro estilo havaiano.
Em Waikiki, que é um bairro da capital Honolulu, existem cerca de seis picos que funcionam bem no verão. O melhor é Ala Moana Bowls, uma esquerda que quebra próximo a um píer e proporciona um bom tubo. O crowd é intenso, porém bem mais ameno que o North Shore.
Seguindo para o lado East, chegamos ao famoso pico de Sandy Beach. Um local bem conhecido pelos bodysurfers, que por sinal, levam o esporte a sério aqui no Hawaii. É uma onda forte, que arma no reef, vem meio gorda e depois explode com força total na areia.
Em dias bons, roda um tubo seco e famoso por deslocar ombro e quebrar pescoços. Em dias menores, é um pico amigável, para surf de todos os níveis.
Continuando nossa trajetória no East Side de Oahu, chegamos à belíssima praia de Kailua. Conhecida como uma das praias mais belas do mundo, é fácil chegar a essa conclusão quando se tem uma visão completa dessa praia. Areia branca, águas azuis, e algumas ilhas formam a paisagem deste paraíso. E aqui mais um esporte encontra condições fantásticas: o Kitesurf!
Kailua tem sido a nova base do projeto Vivendo o Sonho, patrocinado pela Pena Surf Wear. Minha rotina aqui inclui treinos sempre que tem vento, trabalhos como instrutor de kitesurf na Wind Ward Water Sports, além de procurar vivenciar a cultura do Hawaii sob todas as formas.
Uma volta pelo mercado local, um passeio de bike, ver como as pessoas vivem aqui, de maneira tranquila e educada, nos faz pensar que basta ter uma atitude positiva que nossa vida poder ser bem melhor aproveitada.
Foi em Kailua que fizemos a última sessão de fotos. Na ocasião, tivemos a presença de David Caccavo, que também é instrutor e trabalha comigo em Kailua. Gisa de Paula, minha esposa, esteve no comando das fotos.
O local escolhido foi um beach break chamado Castles, a praia preferida do presidente Obama. As ondas estavam pequenas, porém o vento ajudou proporcionando bons momentos para as fotos.
Kailua é um lugar incrível e vale a pena conhecer se você vem ao Hawaii. Bom para kite, bom para windsurf, bom para surf, bom para correr e pedalar , a cidade respira movimento.
Nosso projeto agora tem uma nova meta, desbravar o famoso pico de Diamond Head para um velejo nas ondas. O pico é de difícil acesso, próximo a um vulcão e frequentado por surfistas. Estamos monitorando as condições e entrando em contato com os locais para definir o melhor dia dessa investida.
Fiquem ligados no site da Pena e no meu site Gustavo Foerster para acompanhar as próximas matérias dessa aventura.
Aloha!
Gustavo Foerster é atleta da Pena Surf Wear e tem apoio das pranchas Real Magia, Naish Kites, Restaurante KoniBaa, E-Surfshop, Kitesurf Mania e Movimento Funcional Fortaleza.