Quando o planeta Terra clama por ajuda, após décadas de um capitalismo predatório, pequenas atitudes de sustentabilidade são necessárias.
A prancha de poliuretano, fibra de vidro e poliéster, mesmo quando pronta, continua a desprender produtos químicos nocivos ao meio ambiente, à saúde e são até cancerígenos.
Como a laminação não é acabada em gel coach, como nos barcos e lanchas comuns, a resina fica em contato direto com a água, desprendendo esse material químico contaminante.
Mas, a Brochi Surfboards – na busca de uma matéria prima alternativa – acaba de desenvolver um novo modelo, em que 90% da prancha é reciclado.
A empresa do EPS, parceria da Brochi, recicla 100% do lixo produzido no processo de fabricação dos shapes.
Porém, o material de laminação ainda não é reciclado. Apesar de existir um possível destino, ainda não existem empresas ou órgãos governamentais interessados em usar o lixo de forma sustentável.
O shaper Roni Brochi descobriu, através de pesquisa, que é possível picar e moer todo o material de sobra do processo de laminação e introduzí-lo na massa asfáltica, o que aumenta em até 10% a resistência e durabilidade do asfalto.
Já a madeira da longarina possui o mesmo fim de qualquer outro tipo de madeira.
Depois de diversos testes com longarinas, tipos diferentes de EPS, tamanho de células e densidade, Roni Brochi e o free surfer Everton Silva chegaram a um modelo de prancha para alta performance.
Conseguiram dessa forma, chegar a uma prancha semelhante ou igual à de poliuretano e poliéster, só que mais leve e mais resistente.
Nesse vídeo, Everton testa a prancha em diferentes tipos de onda em Ubatuba (SP). “A prancha é mais leve que a normal, senti ela muito fluída, principalmente nas ondas pequenas, mas também funcionou muito bem em ondas de até 1,5 metros cavada”, disse Everton.
Everton acaba de fechar co-patrocínio com a Terral Surf. Ele pega onda com as pranchas Brochi Surfboards e X-Flex Surfboards. Atualmente, procura novas parcerias em suas novas viagens.
Para obter mais informações envie um e-mail para evertonubatuba@yahoo.com.br.
Foto de capa Reprodução