Sebastian Rojas

Fotógrafo lança vídeo e parcerias

0

Por muitos anos ele foi a referência em fotografias de surf, sobretudo as aquáticas. Agora, o conceituado fotógrafo Sebastian Rojas decidiu ampliar o seu raio de ação, direcionando o seu talento, capacidade e percepção para os vídeos. A nova fase começou com “cases” de sucesso e cobiçados e não só restrito ao surf. O objetivo é manter sua paixão, a fotografia, sempre ativa e crescer ainda mais profissionalmente.

“O vídeo, sem dúvida, é o caminho natural e aponta para um futuro promissor”, destaca Sebastian. “A fotografia sempre foi a enorme paixão na minha vida e, profissionalmente, me lançou para o Mundo. Vou conciliar os dois, pois acho que vídeo e fotografia podem muito bem caminhar juntos. Na verdade, ambas as formas de captação do que vejo no Mundo do surf e na natureza estão no meu DNA”, diz esse guarujaense de 55 anos, 30 dedicados às fotos de surf.

A decisão de investir no vídeo veio de forma natural há cerca de três anos, quando o surfista Alex Miranda, proprietário da produtora Trator o convidou para trabalhar em filmes e comerciais de TV como câmera aquática. E mesmo com a forte ligação dos dois com o surf, o esporte não foi o seu começo na nova fase. Participou de filmes como cameraman para um institucional da MTV, da Prefeitura de São Paulo, documentário da Copa do Mundo para a FIFA, comercial da Gillette Body com Gabriel Medina e o mais recente, da Ford Ecosport.

“Foi uma experiência fundamental nesse inicio, onde pude aprender muito sobre a produção de filmes comerciais para TV e institucionais. A troca de informações com profissionais do meio durante a produção dos filmes abriu uma nova etapa na minha vida profissional. Isso trouxe uma visão mais dinâmica e clara da linguagem de como o meio do vídeo funciona e também confirmou a necessidade de aperfeiçoamento da própria fotografia, que é base de tudo”, relata. 

Além disso, fez a cobertura em vídeo para os sites da FLUIR e Waves no Pipemaster 2013 e 2014, estando num dos grandes momentos da carreira, como classifica: o título mundial de Gabriel Medina. “Ganhando na raça, não deixando dúvidas da sua superioridade, vencendo de verdade, com categoria, em ondas de peso. Isso arrancou o respeito e admiração do mundo todo. Tenho muito orgulho de viver essa história, de realizar esse sonho ao vivo”, lembra.

“São mais de 27 anos que vou ao Hawaii, sem perder uma única temporada de inverno. E sei o quanto os brasileiros batalharam para chegar ao topo”, argumenta, com propriedade, Sebastian Rojas, que começou na profissão – onde se tornou o melhor – na década de 80, com a primeira capa na Revista FLUIR em 1985.

Agora, “Sebá” inicia duas novas e importantes parcerias, com a Flow Cinema, uma nova produtora que vem surgindo no cenário e tem o surf em sua essência, e com a GoPro, líder mundial no segmento. Dessas “fusões” surgiu um clipe, o Liquid Eyes, com o fotógrafo cinegrafista captando imagens radicais de vários surfistas, exclusivamente de dentro d’água.

“A Flow Cinema é um acontecimento recente e surgiu a ideia de lançar um clipe com as imagens que venho colhendo no dia a dia pelo Guarujá e Litoral Norte, desde que voltei do Hawaii”, conta e completa. “E assim rolou naturalmente e parece que tem tudo pra dar certo, pois somos aficionados por surf e por imagens de ação, que causem impacto para quem assiste”, acrescenta. “Com a GoPro é uma experiência nova, estou me colocando no mercado, mostrando meu talento e experiência dentro d’água e apostando que terei como parceiro a GoPro Brasil no que for preciso para cada vez mais desenvolver projetos de qualidade”, explica Sebá.

Ele destaca que no clipe produzido pela Flow Cinema todas as imagens foram feitas com a GoPro e fala com entusiasmo dos resultados. “É uma vontade de inovar, de trazer imagens impactantes dentro d’água, de captar ângulos diferentes e empolgantes. É como se eu fosse o surfista e tivesse remando no meio de um crowd de caras bons e vendo as coisas acontecerem a poucos centímetros de mim e me colocando, às vezes, na rota de colisão”, ressalta.cli

No vídeo acima estão surfistas radicais como Victor Bernardo, Vitor Mendes, Heitor Pereira, Júnior Faria, Amato Matos, Ícaro Rodrigues, o big rider Rodrigo Koxa e os irmãos Leco e Matheus Salazar, no SUP. “Foram situações arriscadas de tão próximo que gosto de ficar. Isso é algo que sempre me traz adrenalina, o que no fundo me motiva na busca incessante por captar a imagem mais radical que consiga”, fala Sebastian Rojas.

Flow Cinema chega ao mercado com novo conceito
Criada por Vitor Nastari, formado em publicidade e marketing e especializado em produção cinematográfica na Academia Internacional de Cinema, e Luiz Eduardo Saldanha, com formação em Rádio e TV e especialização em direção de Fotografia, também pela Academia Internacional de Cinema, a Flow Cinema chega ao mercado com um novo conceito.

“Queremos uma produção voltada para o cinema, nosso principal referencial estético, tanto no capricho da obra, no profissionalismo, enquadramento, roteiros, técnicas e produções”, explica o diretor de produção, Vitor Nastari. “A nossa experiência foi adquirida ao longo do tempo por meio de gravações, como videoclipes, cinema, shows, esportes, documentários e institucionais” ressalta o diretor de fotografia, Luiz Eduardo Saldanha.

A produtora trabalha em plataformas digitais de captação e usa todos os tipos de equipamentos profissionais e estruturas para filmagem e fotografia. “Tomamos conta do projeto desde a pré-produção (organização da produção, criação de roteiros, conceitos), produção (captação de imagens) e pós-produção (finalização da imagem e do som)” acrescenta Vitor Nastari.

Um dos primeiros grandes jobs será a Final do Rip Curl Grom Search Internacional, na Praia de Maresias, em São Sebastião, onde produzirão um filme que será distribuído mundo afora. Sebastian Rojas fará parte da equipe em vários projetos, que necessitem de suas qualidades. “E como primeiro trabalho juntos temos o vídeo Liquid Eyes apresentando essa nova fase da carreira do Sebá, um dos melhores profissionais de imagens aquáticas do mundo, que não deixa dúvidas da habilidade e capacidade em filmar”, completa Luiz Saldanha.