França define campeã mundial

0

Claire Karabastos está nas quartas-de-final do Roxy Pro Womens Longboard World Title. Foto: ASP / Covered Images.
Depois de dois adiamentos consecutivos e mesmo com as condições do mar não melhorando muito em Côte de Basques, a batalha pelo primeiro título mundial feminino nos pranchões recomeçou nesta sexta-feira na França.

Sem nenhuma brasileira na disputa, as quartas-de-final do Roxy Pro Womens Longboard World Title foram definidas em ondas de meio metro de altura em Biarritz.

Quatro norte-americanas, duas australianas e uma francesa vão disputar o primeiro troféu de campeã mundial de longboard da história da ASP.

Público ligado nas disputas em Côte de Basques, Biarritz, França. Foto: ASP / Covered Images.
O prazo do inédito evento que está sendo realizado na França termina no domingo e as disputas podem ser acompanhadas ao vivo pelo Aspworldtour.com


Na sexta-feira foram realizadas as quarta e quinta fases da competição e todas as havaianas e a única sul-africana que ainda estavam na disputa acabaram saindo da briga pelo título.

As quartas-de-final vão começar com dois confrontos diretos entre Estados Unidos e Austrália. Na primeira bateria, a americana Bianca Valenti (foto) pega Belinda Baggs e na segunda a australiana Deanne Ashmore enfrenta Jennifer Smith.

Depois, Schuyler McFerran e Kassia Meador competem numa bateria 100% norte-americana e a francesa Claire Karabatsos disputa a última vaga para as semifinais contra a americana Kaitlin Maguire.


A jovem competidora de apenas 19 anos de idade, Schuyler McFerran, é a única invicta da competição. ?Eu estou muito feliz por estar vencendo todas as baterias, apesar do que importante mesmo era passar. Estou procurando me concentrar bastante em uma bateria de cada vez e desejo que continue dando tudo certo até chegar na final?, falou McFerran.


Na quarta fase, ela arrancou uma nota 9,5, marca que só a californiana Bianca Valenti (foto) conseguiu atingir em todo o evento. Valenti, de somente 20 anos de idade, aumentou o seu próprio recorde de pontos no Roxy Pro Womens Longboard World Title de 16,75 para 16,90 de 20 possíveis.


“Foi até surpreendente conseguir isso, porque as ondas estavam muito gordas hoje. Acho que tive sorte para tirar boas notas. Eu somente entrei para tentar pegar boas ondas e tudo veio naturalmente, consegui andar bem no bico da prancha e fiz alguns floaters, que parece que os juízes gostaram, então estou muito feliz?, falou Bianca Valenti.


A maioria das competidoras é muito jovem e a mais nova delas é a californiana Kaitlin Maguire, de apenas 18 anos de idade. ?Não estou nem acreditando que já cheguei nas quartas-de-final, especialmente porque acabei de completar 18 anos e sou a mais jovem competidora do campeonato?, vibrou Maguire, que venceu sua última bateria disputada na sexta-feira. A previsão é de que o campeonato seja encerrado neste sábado na França.

Clique aqui para ver galeria de fotos

Quartas-de-final

1 Bianca Valenti (EUA) x Belinda Baggs (Aus)
2 Deanne Ashmore (Aus) x Jennifer Smith (EUA)
3 Schuyler McFerran (EUA) x Kassia Meador (EUA)
4 Claire Karabatsos (Fra) x Kaitlin Maguire (EUA)