Os jovens competidores apresentaram um show de surf nesta quinta-feira (8/5) nas boas ondas de até 1 metro na praia de Itamambuca, Ubatuba (SP), palco do Oakley Pro Junior 2008.
Clique aqui para ver as fotos
Nesta quinta-feira foram realizadas as baterias complementares da repescagem e os 10 primeiros confrontos da terceira fase. Entre os destaques do dia estão o baiano Franklin Serpa, o catarinense Santiago Muniz e os paulistas Magno Pacheco e Thiago Camarão.
Na primeira bateria do terceiro round, o jovem catarinense Santiago Muniz mostrou muita maturidade para barrar o cearense Charlie Brown, que aparecia entre os favoritos ao título do evento.
Com notas 8.50 e 7.67, o catarinense fechou a porta do cearense Charlie Brown, que mesmo surfando a melhor onda (9.83) do campeonato até o momento, terminou eliminado.
?Batalhei bastante e peguei duas ondas boas. No final da bateria o Charlie (Brown) destruiu a onda e descolou um high-score, mas como eu estava com a prioridade, não marquei bobeira e usei a estratégia para administrar o resultado. Estou muito feliz por passar mais uma fase e espero chegar às finais?, comenta o catarinense, irmão de Alejo Muniz.
Na terceira bateria, o paulista Thiago Camarão e o catarinense Guilherme Ramalho protagonizaram um duelo onda a onda de tirar o fôlego.
Melhor para Camarão, que encontrou uma boa esquerda logo no início do confronto e manobrou até o canal para descolar nota 7.33.
Nos minutos finais, Camarão parecia estar em casa, quando mandou duas boas rasgadas numa direita e finalizou com um aéreo rodando, para arrancar nota 8.87 dos juízes. O paulista totalizou pontos e barrou o catarinense, autor de notas 7.70 e 6.83.
?A bateria foi irada. Os dois surfaram tudo que sabem, mas acabei levando a melhor. Talvez por causa da minha primeira onda, ou porque eu tenho uma ?carta na manga?, que é o aéreo e eu soube usar. Agora acho que é só manter a cabeça no lugar e se concentrar para o próximo confronto?, fala Camarão.
##
Já na oitava bateria, o baiano Franklin Serpa surfou com muito estilo para barrar o carioca Pedro Scooby, que também fez bonito em Ubatuba.
Serpa aproveitou tanto as esquerdas, quanto as direitas de Itamambuca para somar notas 9.27 e 6.67 e eliminar o carioca, que totalizou 10.87 pontos em suas duas melhores ondas.
?Já tinha visto aquelas esquerdas antes e estava acreditando muito nelas, até que veio uma pra mim. Graças a Deus deu tudo certo e apresentei um surf legal que agradou aos juízes. Pretendo evoluir ainda mais e chegar até a final?, diz confiante o baiano Franklin Serpa.
Na décima bateria do terceiro round, última do dia, o carioca Jerônimo Vargas e o paulista Magno Pacheco protagonizaram um duelo que só foi definido no minuto final.
Os surfistas se alternavam na primeira colocação, quando o paulista Magno Pacheco pegou uma direita da série, mandou duas boas rasgadas e completou a onda com uma forte batida na junção para descolar nota 8.30 pontos.
O paulista já contava com nota 7.83 em seu somatório, suficientes para barrar o carioca Jerônimo Vargas, que somou 14.40 pontos e foi eliminado.
Nesta quinta-feira um assunto polêmico agitou os bastidores da prova. O paulista Giancarlo Zampieri, que estava escalado para enfrentar Patrick Olindo na quarta bateria foi eliminado da competição por ultrapassar o limite de idade.
Zampieri está com 21 anos de idade, mas o limite claramente descrito no livro de regras da competição, permite apenas a participação de surfistas com até 20 anos. Dessa forma, o paulista Patrick Olindo avançou direto às oitavas-de-final.
Nesta sexta-feira (9/5) a direção do Oakley Pro Junior 2008 promove uma chamada para realização das baterias complementares da terceira fase às 7:30 horas.