Depois das triagens, o primeiro round do Oakley Pro Junior começou na manhã desta quarta-feira (20/5) nos molhes do Atalaia, Itajaí (SC). O mar reagiu e o swell começa a se encaixar no pico, proporcianando boas ondas com 1 metro e algumas séries um pouco maiores. O vento terral favorece a formação.
Nove bateria já foram realizadas e os destaques até o momento foram o baiano Franklin Serpa, o paulista Emerson Silva e o baiano Marco Fernandez.
Franklin Serpa obteve o melhor somatório do dia até o momento (14.20) e mandou os catarinenses Matheus Navarro e Marthen Pagliarini para a repescagem.
Navarro até conseguiu assumira liderança durante alguns minutos,
mas não foi suficiente para deter o inspirado baiano que surfou com agressividade e estilo.
Assim como nas triagens, Marco Fernandez arrancou outra nota 8.00 e somou 11.80, para mandar o cabeça-de-chave paulista Wiggolly Dantas e seu conterrâneo Aurélio Santanna para a repescagem.
O ubatubense Wiggolly começou ditando o ritmo da bateria, mas Fernandez soube esperar sua hora e investiu em uma boa esquerda da série, na qual ele manobrou em toda sua extensão e jogou uma forte batida na junção para assumir a liderança do confronto.
Ao contrário do que diz a tradição do pico, algumas direitas não tão extensas apareceram próximas ao molhes, e os atletas conseguiram arrancar notas razoáveis nelas.
O paulista Emerson Silva também mandou bem e com 14.00 pontos despachou o paulista Brian Franco e o catarinense Leandro Santos para a repescagem. Brian dominou grande parte do confronto, porém Emerson conseguiu a virada nos instantes finais.