Por Guga Arruda
Este inverno tivemos o maior frio dos últimos tempos em Floripa. Sou ilheu, estou fazendo 40 anos e nunca tinha visto neve nas nossas montanhas como acenteceu no final de julho. Com temperaturas abaixo de zero, a saída perfeita foi fugir com a familia para a Bahia.
Embarcamos no dia 23/07 de manha e da porta do avião vimos os morros da grande Florianopolis cobertos de neve, cena surreal. Chegamos em Salvador com 28 graus e muito sol. Lá, encontramos o grande amigo, waterman, Roberto Vieira e fomos para o seu centro de treinamento, a “Stand Up House” em Camaçari, litoral norte da Bahia, onde encontramos um quiver alucinante de pranchas, kites e SUPs,
uma lagoa na frente da casa e nos fundos varias bancadas de coral. Tivemos ainda a companhia de mais um amigo e grande ídolo do surf brasileiro: Danilo Couto, vencedor do Bilabong XXL.
Situação perfeita para botar as minhas pranchas no pé desses board riders e fazer o test drive nas bancadas de coral. Esses dois caras são alguns dos board riders mais aplicados e interessados nos materias e na flexibilidade das pranchas. Não é à toa que surfam do jeito que surfam, com maroleiras, gunzeiras, SUPs, etc.
Encontramos ondas de 1 metro e boa formação para testar as maroleiras, nos fundos de coral. Robertinho se apaixonou pela 5’10” Triple Wing Swalow, versão quad, e ja ficou com ela, apresentando seu back side atack, enquanto eu e o Danilo trocavamos de prancha dentro d’água. Danilo entrou com a 6’0″ Quad e eu com a 5’10” Triple Wing, triquilha. No final, Danilo gostou mais da 5’10”, dando boas batidas e rabetadas, mostrando que arrebenta em qualquer tamanho de onda, e eu me entendi muito bem com a 6’0″ Triple Wing, versão quad, com estabilizadores trazeiros. Ficou mágica, muito solta, veloz e fácil de surfar. Pra mim, que tenho trabalhado direto na fabrica de pranchas, foi bom demais passar uma semana só no surf com os amigos, principalmente sabendo que Floripa mantinha a incrível temperatura de zero graus.
Pra finalizar, botamos o calor da Bahia na mala e trouxemos para Floripa, que nos recebeu com 30 graus no dia 30/07. Fica minha dica para quem busca calor, boas ondas e água de coco, além de um bom treinamento nas ondas: Stand Up House Bahia!
Proteja a natureza, respeite os locais, boa sorte e boas ondas.
Mais informações: 71 9119-8310 ou robertovnascimento@hotmail.com / www.powerlightsurfboards.com.br