Localizado no bairro dos Jardins, São Paulo (SP), o Hotel Emiliano recebeu na tarde da última segunda-feira (4/10) os maiores representantes internacionais da Rip Curl.
Além dos fundadores da empresa, os australianos Brian Singer e Doug Warbrick, estiveram reunidos na capital paulista o co-fundador François Payot e o gerente global, Michael Daly.
Diversos representantes da Rip Curl Brasil também foram convocados para comemorar os 40 anos do lançamento da primeira roupa de borracha da marca e o crescimento da sede brasileira da empresa, uma das cinco em atividade no mundo.
Localizada no Guarujá (SP), a Rip Curl Brasil tornou-se um dos principais braços da matriz australiana e já conta com três lojas próprias no país, todas no estado de São Paulo.
Brian Singer, que esteve presente na inauguração da sede brasileira em 2002, busca cada vez mais aproximação com o mercado brasileiro.
“Acreditamos muito no Brasil. É um país emergente, com uma economia em crescimento e uma moeda forte. Não é totalmente necessário, mas acho importante estarmos sempre ao lado de nossos representantes”, afirma Singer.
Ao lado de Doug Warbrick, ele é um dos principais responsáveis por colocar a praia de Bells Beach, localizada na cidade de Torquay, Austrália, no mapa do surf mundial.
No ano de 1969, as geladas ondas de Bells Beach motivaram os surfistas a comprar uma antiga máquina de costura para confeccionar a primeira roupa de borracha da Austrália.
Hoje a Rip Curl é líder mundial em tecnologia no mercado de wetsuits e desenvolve produtos cada vez mais modernos como a H-Bomb, primeira roupa de borracha de aquecimento elétrico, lançada recentemente no Brasil.
A exemplo da Rip Curl International, os wetsuits são a principal aposta da filial brasileira para conquistar de uma vez o mercado nacional.
“Apesar de o mercado brasileiro já ser representativo para a Rip Curl, a verdade é que ainda podemos crescer muito mais. Temos as tecnologias mais avançadas e apostamos muito no mercado de roupas de borracha, principalmente no Sul do país, onde a água é mais gelada”, diz Marcelo Motta, gerente de wetsuits da Rip Curl Brasil.
Além das roupas de borracha, a Rip Curl desenvolve vários produtos como relógios de maré, bermudas, calçados, óculos de sol, acessórios e equipamentos para diversos esportes de prancha.
A estratégia de marketing é direcionada ao patrocínio de grandes eventos e para atletas de ponta, como Mick Fanning e Stephanie Gilmore, atuais campeões do World Tour. No Brasil, além do patrocínio de Bruno Santos e Jean da Silva, atletas da nova geração como Jessé Mendes e Gabriel Medina também são vistos com um carinho especial.
“Temos olheiros por todas as partes do mundo e excelentes atletas no Brasil. Medina é um deles. Pude ver ele em ação na etapa do World Tour em Bells Beach e achei ele incrível. É impressionante porque ainda é muito novo”, diz Brian Singer.
Agora as atenções da empresa se voltam para o Rip Curl Pro em Peniche, Portugal, oitava etapa do circuito mundial e sexta prova do Feminino. O evento acontece entre os dias 7 e 18 de outubro.
Depois, no dia 30 de outubro, os tops da elite mundial partem para Porto Rico, sede do Rip Curl Pro Search 2010.