A quarta fase masculina do INS ISA World Surfing Games foi concluída nesta sexta-feira, na praia de Jacó, Costa Rica.
Destaque para o costa-riquenho Noe Mar McGonagle, defensor do título da categoria Open.
Com o total de 15.87 pontos, Noe Mar registrou a maior pontuação da rodada e avançou junto com o peruano Lucca Messinas, que mandou à repescagem o argentino Santiago Muniz e o peruano Miguel Tudela.
Ainda pela quarta fase, o brasileiro Pedro Henrique – que representa Portugal – totalizou 13.40 pontos para vencer a sua bateria, deixando para trás o argentino Leandro Usuña (2o), o chileno Guillermo Satt e o venezuelano Rafael Pereira.
Outros que escaparam da repescagem foram o venezuelano Francisco Bellorin e o português Guilherme Fonseca. Já o costa-riquenho Carlos Muñoz, que vinha arrepiando no evento, e o japonês Takumi Nakamura não tiveram a mesma sorte.
A repescagem marcou a eliminação de nomes reconhecidos internacionalmente, como o japonês Masatoshi Ohno e o ex-Top da elite mundial Brett Simpson (EUA).
Os atletas que se deram mal na quarta fase na manhã desta sexta voltaram ao outside à tarde.
O argentino Santiago Muniz até fez uma boa atuação, totalizando 13.94 pontos, mas foi eliminado em um confronto muito acirrado que teve como classificados o neozelandês Billy Stairmand (17.57) e o costa-riquenho Carlos Muñoz (15.06).
O brasileiro Eduardo Fernandes, que disputa o evento por Portugal, fez uma grande apresentação no round 5 da repescagem, descolando 15.30 pontos, mas não repetiu a performance na fase seguinte e amargou o quarto lugar no duelo com o japonês Hiroto Arai (1o), o peruano Miguel Tudela (2o) e o chileno Guillermo Satt.
A outra bateria do round 6 foi dominada pelo japonês Takumi Nakamura e pelo venezuelano Rafael Pereira, que se recuperaram das derrotas no evento principal batendo Dimitri Ouvré, da França, e Tomas King, da Costa Rica.
A próxima fase da repescagem reúne Takumi Nakamura, Carlos Muñoz e Hiroto Arai na primeira bateria; Rafael Pereira, Billy Stairmand e Miguel Tudela no confronto seguinte.
Já o evento principal terá Francisco Bellorin, Leandro Usuña e Noe Mar McGonagle no primeiro duelo; Guilherme Fonseca, Pedro Henrique e Lucca Messinas na sequência.
Nos eventos da ISA, os dois melhores atletas da chave principal encaram os dois melhores da repescagem na grande decisão.
Entre as meninas, as atletas que estão no evento principal tiveram folga nesta sexta. A brasileira Carol Henrique, que representa Portugal, está escalada na primeira bateria da quarta fase junto com a francesa Justine Dupont e a norte-americana Tia Blanco. O outro duelo reúne a equatoriana Dominic Barona, a neozelandesa Ella Williams e a portuguesa Teresa Bonvalot.
Estão na repescagem as peruanas Melanie Giunta e Anali Gomez, a costa-riquenha Emily Gussoni e a francesa Pauline Ado.
Aloha Cup
Outra atração do INS ISA World Surfing Games é o Aloha Cup, disputa por revezamento entre as equipes. Na primeira semifinal, a Costa Rica, com 71.14 pontos, avançou junto com a Nova Zelândia (69.20), que superou o Peru (65.29) e a Austrália (50.47).
Em seguida, a Argentina (68.14) comandou as ações no duelo com os Estados Unidos (60.70), Portugal (57.38) e Equador (46.45).
Disputa por países
Na pontuação geral, o Peru assumiu a liderança com 4410 pontos, deixando para trás Portugal (4313), Costa Rica (3940) e Japão (3353), melhores colocados entre os 26 países inscritos no evento.