Alejo Muniz, Jadson André, Jessé Mendes e Miguel Pupo são os semifinalistas do Oakley Pro Junior, campeonato que reúne os melhores surfistas com até 20 anos do Brasil.
Clique aqui para ver as fotos
Clique aqui para assistir as entrevistas
Apesar da estrutura móvel que permite que o evento seja realizado também na praia Brava de Itajaí (SC), até agora as disputas rolaram todos os dias no reservado pico do Atalaia.
Além de um belo dia ensolarado, as esquerdas do pico quebraram perfeitas com cerca de meio metro e séries maiores, que permitiram que os atletas dessem um verdadeiro show de surf e manobras.
Confrontos acirrados e emocionantes marcaram este quarto dias de competição.
O potiguar Jadson André quebra um novo recorde a cada bateria que participa. Mais um dia ele foi o destaque da prova e quase arrancou a primeira nota 10 nas oitavas-de-final contra o local de Itajaí Matheus Navarro.
Três juízes deram a nota máxima para a onda em que ele trabalhou com diversas manobras e finalizou com um aéreo insano, porém sua nota final foi 9.93, a maior do campeonato. Como se não bastasse, ele ainda somou mais um 8.67 para fechar com 18.60, a melhor soma.
Na bateria seguinte ele despachou o baiano Franklin Serpa, que também apresentou alto nível técnico e sintonia com as ondas do pico durante todo o campeonato, mas não foi suficiente para detê-lo. Para selar sua passagem para a semifinal, Jadson voou alto novamente e arrancou 9.83, a segunda melhor nota do campeonato.
O natalense já tem sua vaga para a final na Indonésia garantida, fato que o deixa totalmente sem pressão e à vontade para arriscar manobras com maior grau de dificuldade.
O catarinense Alejo Muniz encontrou a sintonia com as ondas do pico e apresenta performances melhores a cada bateria.
Ele somou 17.60 pontos na vitória sobre o paulista Gabriel Medina nas oitavas e 17.57 para despachar o cabeça-de-chave número 1 do campeonato nas quartas-de-final, o paranaense Peterson Crisanto, vice-campeão na primeira decisão do título brasileiro Sub-20. O campeão Thiago Camarão não pôde defender o título, pois já estourou o limite de idade.
Alejo esteve fora do Brasil nos útlimos meses, onde disputou diversas etapas do WQS e venceu uma delas. Com experiência nas baterias homem-a-homem das competições internacionais, o catarinense demonstrou muita tranquilidade em seus duelos e soube esperar a hora certa para o ataque.
Seu adversário na primeira semifinal é o guarujaense Jessé Mendes, que venceu o duelo mais disputado da semana, na abertura das oitavas-de-final contra o ubatubense Matheus Toledo.
Os dois superaram o maior placar do Oakley Pro Junior registrado até a última quinta-feira, 15.66 pontos do potiguar Jadson André.
Jessé começou bem com 7.67, mas foi ultrapassado por Matheus, que abriu grande vantagem com notas 8.57 e 7.77. Nos útlimos instantes Jessé aplicou seu vasto repertório de manobras e arrancou 9.00 para vencer a disputa mais emocionante do campeonato por 16.67 a 16.34 pontos.
##
No último confronto do dia, o paulista Miguel Pupo superou o irmão de Alejo, Santiago Muniz, por uma pequena diferença no placar apertado de 12.90 a 12.26 pontos.
Clique aqui para ver as fotos
Clique aqui para assistir as entrevistas
Dos quatro finalistas, Miguel é o único que também foi semifinalista no Oakley Pro Junior do ano passado em Ubatuba (SP).
Na praia de Itamambuca, ele foi derrotado pelo vice-campeão Peterson Crisanto e agora terá uma parada dura pela frente, enfrentar seu amigo Jadson André.
A primeira chamada para as semifinais acontece neste sábado (23/5) às 8 horas.
O campeão brasileiro fatura o prêmio máximo de R$ 9 mil e os dois finalistas classificam-se para o Oakley Global Challenge, competição especial em Bali que reúne surfistas de sete países: Brasil, Austrália, Estados Unidos, França, África do Sul, Japão e Indonésia.
Mais quatro convidados da Oakley completam a lista de dezoito participantes. Por ter sido vice-campeão no último Mundial Pro Junior da ASP na Austrália, Jadson André já tem uma das vagas de convidado garantida e só compete em Itajaí pelo título brasileiro.
Oakley Pro Junior 2009
Semifinais
1 Alejo Muniz (SC) x Jessé Mendes (SP)
2 Jadson André (RN) x Miguel Pupo (SP)
Quartas-de-final
1 Jessé Mendes (SP) 14.77 x Alex Ribeiro (SP) 13.44
2 Alejo Muniz (SC) 17.57 x Peterson Crisanto (PR)11.80
3 Jadson André (RN) 17.66 x Franklin Serpa (BA) 15.00
4 Miguel Pupo (SP) 12.90 x Santiago Muniz (SC) 12.26
Oitavas-de-final
1 Jessé Mendes (SP) 16.67 x Matheus Toledo (SP) 16.34
2 Alex Ribeiro (SP) 12.03 x Emerson Silva (SP) 11.53
3 Alejo Muniz (SC) 17.60 x Gabriel Medina (SP) 14.33
4 Peterson Crisanto (PR) 9.83 x Mariano Arreyes (RJ) 9.10
5 Franklin Serpa (BA) 13.33 x Gustavo Sanches (RN) 5.67
6 Jadson André (RN) 18.60 x Matheus Navarro (SC) 5.57
7 Miguel Pupo (SP) 12.73 x Jonatan Busseti (SC) 11.13
8 Santiago Muniz (SC) 13.27 x Charlie Brown (CE) 12.80
Terceira fase
14 Jonatan Busseti (SC) 13.33 x Diego Silva (RJ) 10.34
15 Santiago Muniz (SC) 14.67 x Daniel Gonçalves (RJ) 7.73
16 Charlie Brown (CE) 10.90 x Thiago Muller (SC) 9.07