Um dos esportes que mais cresce no Mundo, o Stand Up Paddle vem conquistando cada vez mais adeptos. Seja como lazer, preparação física ou competição. Seja só na remada ou surfando, a prancha com remos tem o poder de atrair até pessoas que nunca se imaginaram praticando esportes radicais. Em todas as praias, o SUP, como é bem conhecido tem seu destaque.
Na Baixada Santista, a “febre” da nova modalidade incentivou as prefeituras a criarem escolas específicas para ensinar as técnicas. E seguindo nessa onda, será realizado o 1º Campeonato de Stand Up Paddle Tri FM, com duas etapas na Praia do Gonzaguinha, em São Vicente. A abertura do evento está confirmada para o dia 2 de novembro e a final no dia 30 do mesmo mês.
“O Sistema A Tribuna de Comunicação tem tradição nos eventos com pranchas. Desde o histórico A Tribuna Niasi, em 1988, no Guarujá, e também o Circuito A Tribuna de Surf Colegial, campeonato referência no Brasil e que este ano chegou à décima oitava edição consecutiva, revelando muitos talentos para o surf”, afirma o diretor-presidente da TV Tribuna, Roberto Clemente Santini.
Para o empresário Reginaldo Ferreira Lima, da Raglan Surf Shop, destacou o crescimento do esporte e a vocação da região para esportes náuticos. “O stand up paddle, na forma de corridas, é o esporte de prancha que mais cresce no Mundo, existindo hoje, um forte movimento para que se torne olímpico. A Baixada Santista sempre foi um celeiro de esportistas e hoje tem atletas expressivos em nível nacional e até internacional. Um circuito de base, que permite que o praticante recreativo participe de um evento competitivo tem o condão de gerar novos atletas”, comenta.
A disputa terá três quilômetros de percurso com as categorias júnior (até 18 anos), open, master, todas no masculino e feminino, e revezamento, com duplas mistas. Para a prova serão permitidas apenas pranchas Fun até 10’6”. Com limite de 260 vagas, as inscrições estarão abertas a partir do próximo dia 7, na Raglan Surf Shop, à Rua Euclides da Cunha, 190, no bairro Pompéia, em Santos, de segunda a sábado, das 10 às 20 horas. A taxa é de R$ 60,00 no individual e R$ 120,00 para o revezamento, valendo para as duas etapas.
Todos os participantes ganharão camisa alusiva ao evento e medalha (para quem completar o percurso), sendo que os três primeiros colocados levam medalhas especiais. Também há kits dos apoiadores para os seis melhores de cada categoria. Já o campeão geral (soma das duas provas) ganhará troféu, sendo que na open (masculino e feminino) também há prancha de stand up, oferecida pela Raglan Surf Shop. Outro stand up será sorteado entre os atletas inscritos na segunda etapa do Campeonato.
A edição inicial contará com o patrocínio master da Prefeitura de São Vicente, com o apoio da Raglan Surf Shop, colaboração da FMA Notícias (parceria do Sistema A Tribuna de Comunicação há duas décadas), Waves e Life Water. Supervisão da Federação Paulista de Stand Up Paddle e Federação Paulista de Surf, com organização da Triesportes e promoção da Tri FM. Mais detalhes no site www.triesportes.com e na comunidade do Facebook: www.facebook.com/triesportes.