Gabe Kling lidera corrida pelo acesso

0

Vice-campeão das duas etapas da perna brasileira de começo de ano, norte-americano Gabe Kling lidera com folga o ranking do WQS. Foto: Ricardo Mega.

As duas provas da ?perna brasileira de verão? deram a largada na corrida pelas vagas para o WCT do ano que vem.

 

No momento, o grupo dos quinze atletas que são classificados para a elite do surfe mundial é formado pelos resultados do Hang Loose Pro Contest e do Costão Pro ? Floripa 2006.

 

Vice-campeão em Fernando de Noronha (PE) e nas pequenas ondas de Florianópolis (SC), o norte-americano Gabe Kling lidera com folgas o ranking do World Qualifying Series (WQS).

 

Nos tubos da Cacimba do Padre, ele só foi derrotado pelo catarinense Jean da Silva e na praia do Santinho perdeu a final para o niteroiense Patrick Beven, que compete pela França, onde reside há 14 anos.

 

Campeão em Fernando de Noronha, Jean da Silva aparece em quinto lugar na corrida por vagas para o WCT 2007. Foto: Ader Oliveira.
Na semana do 5 estrelas de Fernando de Noronha também foi encerrada uma etapa nível 4 estrelas no Hawaii e a grande surpresa nas ondas de mais de três metros em Pipeline foi o peruano Gabriel Villaran, que terminou em quarto lugar, mas foi o único a superar o californiano Rob Machado, campeão do Monster Energy Pro.

 

Os havaianos Frederick Patacchia e Ian Walsh ficaram na frente, na segunda e terceira posições, respectivamente, no pódio da etapa encerrada no último dia 8, durante a semana de comemoração do 21o aniversário do Hang Loose Pro Contest.

 

A estréia do Costão Pro ? Floripa 2006 foi em dose dupla e na terça-feira foi iniciado o primeiro evento com nível máximo 6 estrelas da temporada, com o número de surfistas estrangeiros superando ao de brasileiros, fato incomum nas etapas do WQS realizadas no país.

 

Mesmo assim, a festa no pódio foi verde-amarela, com a paraibana Diana Cristina e o niteroiense Patrick Beven sendo campeões na Praia do Santinho.

 

Na decisão feminina, a indiazinha da Tribo Potiguara, de apenas 15 anos, superou as três líderes do ranking, incluindo a norte-americana Karina Petroni (vice-campeã) e a australiana Stephanie Gilmore (terceiro lugar), além da havaiana Leilani Gryde, que lidera a corrida pelas seis vagas na elite mundial do ano que vem.

 

Era a primeira vez que Tininha, como é mais conhecida, participava de uma etapa do WQS e estreou escrevendo seu nome na história como a campeã mais jovem de uma etapa feminina do circuito mundial.

 

Já a decisão masculina do Costão Pro ? Floripa 2006 tinha como grande favorito o norte-americano Gabe Kling. O surfista da Flórida realizou grandes apresentações nos tubos de Fernando de Noronha, mas foi nas pequenas ondas da praia do Santinho que ele arrancou a única nota 10 de toda a competição.

 

Nas semifinais, passou pelo representante da Ilha Reunião, Jeremy Flores, enquanto dois brasileiros se enfrentaram na disputa pela última vaga na decisão, com o niteroiense Patrick Beven superando o gaúcho Rodrigo Dornelles numa das baterias mais emocionantes do domingo.

 

Há 14 anos residindo na França e competindo pelo país que teve que escolher para morar, Beven fez questão de afirmar que é brasileiro e defendeu a bandeira do Brasil com o apoio de toda a torcida que lotou a praia para assistir o último dia da estréia do Costão Pro ? Floripa 2006.

 

O norte-americano até começou melhor, mas o franco-brasileiro foi se recuperando e destruiu com várias rasgadas e batidas duas longas esquerdas para garantir seu segundo título em Santa Catarina. O primeiro foi no Onbongo Pro Surfing de 2003, também com nível 6 estrelas na praia Mole.

 

Com a vitória, Patrick Beven faturou o prêmio máximo de US$ 12 mil oferecido no WQS e saltou da 194ª para a vice-liderança do ranking, atrás apenas do norte-americano Gabe Kling, finalista nas duas provas da ?perna brasileira de verão? promovida pela ASP South America.

 

Agora, todas as atenções voltam-se para a Austrália, onde a partir do dia 28 será inaugurado o ASP World Championship Tour ? WCT 2006 masculino e feminino na Gold Coast, Queensland.

 

Ranking WQS 2006 ? 5 etapas
 
1 Gabe Kling (EUA) 4.358 pontos
2 Patrick Beven (Fra) 2.883
3 Mike Todd (EUA) 2.878
4 Victor Ribas (Bra) 2.745
5 Jean da Silva (Bra) 2.479
6 Jeremy Flores (Reu) 2.448
7 Josh Kerr (Aus) 2.394
8 Ricky Basnett (Afr) 2.209
9 Rodrigo Dornelles (Bra) 2.208
10 Ben Bourgeois (EUA) 2.203
11 Marlon Lipke (Ale) 2.148
12 Tim Boal (Fra) 2.119
13 Simão Romão (Bra) 2.068
14 Eric Rebiere (Fra) 2.050
14 Fábio Gouveia (Bra) 2.050
14 Júnior Faria (Bra) 2.050

 

WQS Feminino ? 3 etapas

 

1 Leilani Gryde (Haw) 3.230 pts.
2 Karina Petroni (EUA) 3.105
3 Stephanie Gilmore (Aus) 3.095
4 Rebecca Woods (Aus) 2.750
5 Lindsey Baldwin (EUA) 2.648
16 Diana Cristina (Bra) 1.500
19 Taís de Almeida (Bra) 1.443