Billabong Pro Tahara

Gabe Kling vence no Japão

0

Norte-americano Gabe Kling vence primeira prova no ano e sobe 18 posições no ranking WQS. Foto: ASP Japan / SJY.

O norte-americano Gabe Kling derrotou seu compatriota Ben Bourgeois na decisão do Yumeya Billabong Pro Tahara 2007, finalizado neste domingo em pequenas ondas de meio metro em Sentan Point, Japão.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Com os 2.500 pontos da vitória no Japão, o campeão saltou da vigésima nona para a décima primeira colocação no ranking liderado pelo português Tiago Pires, uma das suas vítimas no domingo decisivo em Tahara Beach.

 

Gabe Kling também derrubou o brasileiro Heitor Alves na disputa pela primeira vaga na final da décima nona etapa do circuito WQS, que prossegue nesta semana com a abertura da ?perna européia? na Inglaterra.

 

Heitor Alves termina em terceiro e garante preciosos pontos na corrida por uma vaga no circuito WCT. Foto: ASP Japan / SJY.

O cearense ganhou o confronto verde-amarelo contra o paulista Adriano de Souza nas quartas-de-final e saiu da perigosa décima quinta para a sétima posição na lista dos que sobem para o WCT pelo ranking de acesso.

 

Além do campeão Gabe Kling, no Japão só o sul-africano David Weare ingressou neste grupo que tem quatro brasileiros: o paranaense Jihad Kohdr em quinto lugar, Heitor Alves em sétimo, Neco Padaratz que não disputou esta etapa e caiu de sexto para décimo e o também catarinense Jean da Silva em décimo quarto lugar.

 

A expectativa é de que outros consigam entrar nesta lista durante as quatro provas da ?perna européia? que antecedem a estréia do Gatorade Surf Classic, que rola entre os dias 6 e 9 de setembro em São Francisco do Sul (SC).

 

O evento inédito será disputado na praia da Saudade, ou Prainha como é mais conhecida, onde mora o joinvillense Jean da Silva, que também levou o Brasil até as semifinais na etapa encerrada no domingo passado na Califórnia (EUA).

 

Ele ainda passou duas baterias no Japão, mas perdeu no sábado e caiu três posições no ranking, passando para o penúltimo lugar na lista dos 15 surfistas que o WQS indica para completar a elite do WCT.

 

Apenas dois brasileiros classificaram-se para o domingo decisivo e acabaram se encontrando nas quartas-de-final.

 

Heitor Alves começou o dia ganhando um confronto apertado contra Adam Melling, enquanto Adriano de Souza conseguiu uma vitória mais folgada sobre o também australiano Corey Ziems nas oitavas-de-final.

 

Depois, os brasileiros disputaram a melhor bateria do domingo e Heitor Alves venceu com 15.23 pontos, contra 13.77 pontos do guarujanes Mineirinho.

 

Outros brasileiros perderam por diferenças mínimas no sábado, como o paranaense Jihad Kohdr que foi eliminado por inexplicáveis dois centésimos pelo australiano Nic Muscroft.

 

O campeão brasileiro defendia a quarta colocação no ranking, que passou a ser ocupada pelo vice-campeão evento, Ben Bourgeois.

 

O americano foi o quarto surfista a ultrapassar a barreira dos 10 mil pontos que praticamente garantem vaga no WCT 2008.

 

Com os 2.188 pontos que marcou no Japão, passou a totalizar 10.376 pontos. Acima dele só o líder Tiago Pires com 11.650 pontos, o australiano Jay Thompson com 10.825 e o sul-africano Jordy Smith com 10.575.

 

Com estes quatro nomes quase certos, só restariam onze para serem definidos até o final da temporada que ainda tem muito campeonato importante pela frente. Três deles serão realizados no Brasil.

 

Yumeya Billabong Pro Tahara 2007

 

Resultado

 

1 Gabe Kling (EUA)

2 Ben Bourgeouis (EUA)

3 Heitor Alves (Bra)

3 David Weare (Afr)

5 Nic Muscroft (Aus)

5 Tiago Pires (Por)

5 Adriano de Souza(Bra)

5 Dayyan Neve (Aus)

17 Jihad Kohdr (Bra)

17 Yuri Sodré (Bra)

17 Rodrigo Dornelles (Bra)

25 Jean da Silva (Bra)

25 Simão Romão (Bra)

25 PEdro Henrique (Bra)