ISA Junior

Gabriel André solta o pé

0

Equipe brasileira manda bem no primeiro dia do ISA Junior. Foto: Tweddle / ISA.

Gabriel André registra maior somatório entre os brazucas. Foto: Gabriel Macedo / XPro.

Wallace Júnior faz bonito na Sub 16. Foto: Gabriel Macedo / XPro.

O Dakine ISA World Junior Surfing Championship teve início neste domingo, em ondas de 1 metro em Playa Jiquiliste, Nicarágua.

 

Clique aqui para ver o vídeo

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Devido à grande quantidade de inscritos, a International Surfing Association (ISA) promove baterias em dois palanques.

 

A maioria das baterias da categoria Sub 16 foram disputadas no canto esquerdo, ao lado das pedras, enquanto todos os duelos da Sub 18 e as últimas baterias da Sub 16 entraram em cena no meio da praia.

 

O grande destaque da equipe brasileira no primeiro dia foi o paulista Gabriel André, do Guarujá (SP). Com notas 5.60 e 7.67, ele não deu chance aos adversários da Nova Zelândia, Jamaica e Panamá.

 

Dono de um surf fluido e ousado, Gabriel procurou inverter bem a direção da prancha e só não fez uma pontuação ainda mais expressiva porque caiu nas finalizações.

 

“A bateria muito boa. No começo fiquei um pouco nervoso, depois me concentrei e esperei as ondas certas. Agora é continuar o foco, um centímetro de cada vez e a gente chega lá”, diz Gabriel, que completa 17 anos no mês de novembro.

O paulista é só alegria em sua primeira participação em um Mundial da ISA. “Ë uma sensação muito boa participar deste campeonato, representar seu país e poder honrar a pátria passando as baterias. Quero muito carregar a bandeira brasileira ao lugar mais alto do pódio”, conclui o atleta.

 

Também avançaram na Sub 18 o paulista Wesley Santos e o catarinense Luan Wood. A baixa do dia foi o pernambucano Gabriel Farias. Ele não entrou em sintonia com sua prancha e amargou o último lugar em seu confronto, totalizando apenas 3.17 pontos. Agora, o pernambucano precisa enfrentar uma verdadeira maratona de baterias para passar pela repescagem e enfrentar os melhores do evento principal.

 

Na Sub 16, o destaque foi o baiano Wallace Júnior. Soltinho nas esquerdas, o garoto de Ilhéus arrancou notas 7.00 e 4.50 dos juízes. Edher Reis, Rafael Venuto e Douglas José também estrearam com vitória.

 

Entre os estrangeiros da Sub 18, destaque para o japonês Hiroto Arai. Com notas 8.67 e 7.17, Hiroto registrou o maior somatório do dia, 15.84 pontos.

 

Também se destacaram nessa categoria os norte-americanos Cam Richards e Parker Coffin, os sul-africanos Benji Brand e Dylan Lightfoot, os havaianos Koa Smith, Josh Moniz e Kaoli Kahokuloa, o peruano Joaquin del Castillo, os australianos Matt King e Eli Steele e o neozelandês Dune Kennings.

Na Sub 16, os melhores foram os norte-americanos Jake Marshall, Jake Davis e Griffin Colapinto, os peruanos Adrian Garcia e Alonso Correa, os franceses Nomme Mignot, Gatien Delahaye e Timonthe Bisso, os havaianos Seth Moniz e Imaikalani DeVault e o sul-africano Jordy Maree.

 

As categorias femininas ainda não estrearam em Playa Jiquiliste. Na Sub 18, o Brasil conta com a paulista Letícia Freitas e a cearense Larissa dos Santos, que também disputa a Sub 16 ao lado da carioca Karol Ribeiro.

 

O Dakine ISA World Junior Surfing Championship volta a entrar em ação nesta segunda-feira, às 11 horas (horário de Brasília).