Batidas, cutbacks e snaps. Com manobras variadas, Gabriel Medina arrancou 8.33 pontos em uma de suas ondas e abriu a participação dos brasileiros no terceiro dia do Quiksilver ISA World Junior Surfing Championships, VII Mundial Júnior de Surf da International Surfing Association (ISA) em Playa La FAE, Salinas, Equador.
Clique aqui para ver o vídeo do segundo dia
Ele obteve 15.50 pontos na soma das duas notas, contra apena 8.84 do japonês Ginji Ishida. Juntos, eles despacharam o taitiano Kevin Bourez e o francês Tom Cloarec para a repescagem.
No confronto seguinte, ainda pela categoria Sub-16, Caio Ibelli manteve a liderança desde o início e fechou a bateria com 14.33 pontos na soma, para deixar o taitiano Mihimana Braye em segundo. O japonês A Kato e o chileno Diego de Maria caíram para a repescagem.
Na quarta bateria da Sub-18, Ian Gouveia voltou a representar bem o Brasil. Ele teve sua liderança atacada pelo sul-africano Shaun Joubert, mas conseguiu avançar em segundo lugar. Shaun marcou o maior somatório do dia até o momento, 16.67 pontos. O francês Medi Veminardi e o argentino Pedro Francistegui terão que encarar a repescagem.
Ainda nesta manhã no Equador, a sexta bateria foi vencida por Thiago Guimarães, que avançou junto com o costa-riquenho Carlos Muñoz. O venezuelano Johan Aguiar e o australiano Dean Bowen foram derrotados e vão para a repscagem.
Já Miguel Pupo irá encarar Frederico Morais de Portugal, Jaime Guzman do Equador, e PV Laborde da França.
No segundo round da categoria Sub-16, Jessé Mendes e Mateus Navarro tentarão barrar a dupla taitiana formada por Turo Ariito e Vehiatua Prunier.
O quarteto feminino também já conhece às próximas adversárias. Kaena Brandi e Isabella Lima abrirão o round dois contra a francesa Justine Dupot e a tahitiana Raio Keanui. Já Bárbara Rizzeto enfrenta a japonesa Minami Takechi, a taitiana Mauarii Maro e a francesa Johane Defay. Barabara Muller cai contra a equatoriana Barona, a francesa Marie Dijean e a taitiana Karelle Popkke.
O francês Dimitri Ouvre ainda é dono da melhor somatória, 17, 83, mas a exemplo de sua seleção não comemora o resultado de sua segunda participação, na qual amargou quarto lugar na bateria que abriu a segunda fase da categoria Sub-18.
O técnico Otoney Xavier comanda a ação da molecada com auxílio de Elizandro Lima. A delegação é chefiada por Juca de Barros, presidente da Confederação Brasileira de Surf.
Toda a competição tem transmissão ao vivo no site Quiksilver ISA World Junior Surfing Championship.