Na última terça-feira (9/9), um mutirão de limpeza foi realizado no Farol de Santa Marta, em Laguna, Florianópolis (SC), nas praias do Cardoso e da Cigana.
Estavam presentes alguns membros da ASFSM (Associação dos Surfistas do Farol de Santa Marta, sob presidência do Anjinho), alguns membros da ATOW-INJ (Associação de Tow-In de Jaguaruna, representada pelo Thiago Jacaré), alguns membros da ACABO (Ação no Cabo de Santa Marta), comunidade local e comerciantes do Farol de Santa Marta, além de alguns frequentadores assíduos do Farol, inclusive surfistas locais de outras comunidades do Cabo de Santa Marta.
A ação foi voluntária, objetivando a mitigação da quantidade de resíduos sólidos presentes no local, acumulados durante todo o inverno. Enchemos duas caçambas de tele-entulho, uma na praia do Cardoso e uma na praia da Cigana.
Os resíduos coletados foram pneus, TV, restos de cordas e redes de pesca, garrafas pet, latinhas, sacolas plásticas, fraldas usadas, copos plásticos, tampas de garrafas, pia de banheiro, madeiras, tijolos, plásticos em geral, papeis, roupas velhas, espetos e grelhas, cacos de vidro, roupas, cadeiras de praia, dentre outros.
“Estamos nessa batalha há muitos anos, mas agora chegou a hora de comprarmos essa briga de vez pelo meio ambiente” afirmou João Baiuka, surfista local.
Foi fechada ainda uma parceria entre o site Guru das Ondas e o tele-entulho Jaguaruna, visando futuras ações em todo o Cabo de Santa Marta, buscando praias mais limpas para todos.
Durante o mutirão, foram gravadas algumas imagens para o documentário “A pedra e o farol”, de Luciano Burin, através da filmagem do cinegrafista Marcos BG.
Participaram do evento: Baiuka Pousada, ASFSM, Atow-inj, Acabo, Pousada Vento e Cia, Restaurante Maré Mansa, Imobiliária Farol, Denise Porto Arquitetura, surfistas da ponta da Barra, cinegrafista Marcos BG e residentes do Farol de Santa Marta.