Cisco Araña, Daniks Fischer e Carlos Mudinho foram os grandes vencedores do primeiro Circuito Paulista de Longboard Master – Etapa Pioneiros, disputado no último final de semana no Quebra-Mar, Santos (SP), com ondas de até 1 metro, mas com formação prejudicada pelo forte vento.
Além deles, Alexandre Wolthers e Renata Porcaro também venceram.
Agraciado com a medalha de honra ao mérito Brás Cubas, da Câmara Municipal de Santos, na última sexta-feira, Cisco Araña, 55, fechou o final de semana de forma perfeita.
O veterano não deu chances aos amigos e conquistou a primeira etapa do circuito. Apesar da vitória, Araña preferiu enaltecer o encontro com outras feras do esporte.
“O que mais vale é disputar com grandes mestres do surf. Tem pessoas que me conhecem desde pequeno aqui. É muito gratificante”, disse. Araña acredita que tem muitos anos de surf pela frente. “Meus mestres ainda surfam e meus amigos, alunos e família me incentivam muito”.
O carioca Carlos Mudinho, 63, que superou suas limitações auditivas ao longo da vida, soube esperar o momento certo para conseguir a vitória. Ele bateu grandes nomes como José Paioli (63 anos), Francisco Thyola (60 anos) e Adelino Gonçalves (61 anos) na categoria 58 anos em diante.
“Fiquei pedindo a Deus por uma onda boa e quando ela veio, eu aproveitei”, disse Mudinho, que também é shaper e professor, não conteve a alegria e garantiu que vai participar das próximas etapas do circuito.
Daniks Fischer (40 anos) e Wagner Ramos (48 anos) travaram um duelo forte na categoria 40 a 49 anos, apesar das fortes rajadas de ventos. “O vento dificultou um pouco o desempenho do pessoal, que preferiu ficar mais ao canto. Quando percebi isso, fui para o meio e consegui uma série de manobras”, disse Fischer. “Algum legend lá de cima (céu) mandou essas ondas para cá”, complementou.
Outras categorias Na categoria até 39 anos, a família Wolthers, que possui muita história no surf nacional, teve boa representatividade, com dois surfistas na final. Alexandre (25 anos) e Jonas (15 anos), filhos de John Wolthers, conquistaram o primeiro e o quarto lugar, respectivamente. Alexandre, inclusive, foi o responsável pela maior pontuação do dia: 17.33 pontos.
“Estava há um ano sem disputar nenhum campeonato, mas participei pela confraternização. Vários legends do surf brasileiro estão aqui”, disse Alexandre, que já conquistou o Campeonato Brasileiro Amador de Longboard e o dinamarquês, na categoria Open.
No Feminino, outro retorno chamou a atenção. Renata Porcaro (25 anos), que atualmente mora em São Paulo, voltou à disputa após três anos afastada e conquistou a etapa. Malu Penelupi e Caroline Leite surfaram bem e alcançaram os segundo e terceiro lugares, respectivamente. Beatriz Fernandez, de apenas 13 anos, mostrou qualidades para se transformar em um forte nome no circuito.
“Morando em São Paulo e com a faculdade em andamento ficou complicado para participar dos campeonatos”, disse Renata. “Vou me mudar para Santos e espero participar das próximas etapas”, complementou.
A próxima etapa do Circuito é a Barriga’s Bowl (dias 27 e 28 de outubro). A terceira e última será Longssauros (dias 24 e 25 de novembro), sempre no Quebra-Mar, Santos.
Resultados do Paulista de Longboard Master 2012
Até 39 anos
1 Alexandre Wolthers – 17.33 pontos
2 Tiago Bulhões – 14.23 pontos
3 Alexandre Bellio (Xandó) – 8.90 pontos
4 Jonas Wolthers – 8.33 pontos
Feminino
1 Renata Porcaro – 10.40 pontos
2 Malu Penelupi – 7.93 pontos
3 Caroline Leite – 6.33 pontos
4 Beatriz Fernandez – 4.37 pontos
40 a 49 anos
1 Daniks Fischer – 14.60 pontos
2 Wagner Ramos – 12.40 pontos
3 José Alexandre (Zequinha) – 5.90 pontos
4 Ricardo Americano – 4.94 pontos
50 a 57 anos
1 Cisco Araña – 12.73 pontos
2 Guilherme Silva – 8.90 pontos
3 Willian Ferreira – 7.47 pontos
4 Paulo Cesar Ogeia (Paulinho) – 6.20 pontos
58 em diante
1 Carlos Mudinho – 10.50 pontos
2 José Paioli – 8.87 pontos
3 Francisco Chiarella (Thyola) – 2.53 pontos
4 Adelino Gonçalves – 0.40 pontos