Galera cola no Tribuna Colegial

0

Rodrigo do Carmo apavora a banca do 10º A Tribuna de Surf Colegial 2005. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.
Com participação de 171 atletas de 86 escolas de ensino fundamental e médio de toda a Baixada Santista, começou no sábado na praia do Tombo, Guarujá, a segunda e decisiva etapa do 10º A Tribuna de Surf Colegial, principal campeonato do gênero no Brasil.

 

Com ondas de 1 metro e boa formação, a competição teve vários destaques individuais. Alguns, surfistas já conhecidos, como o campeão brasileiro iniciante de 2004, o potiguar radicado em Guarujá, Jadson André, do Don Domênico.

 

Outros, justamente o que busca o evento, a revelação de novos talentos, como o guarujaense Rodrigo do Carmo, do Pastor Francisco Paiva Figueiredo. Já na disputa por escolas, o investimento em bolsas de estudos feito pelo Don Domênico, de Guarujá, vem dando resultados.

 

A equipe atual campeã e vencedora da etapa inicial lidera, com folga, e deve confirmar o favoritismo neste domingo, quando serão realizadas as baterias decisivas do evento.

 

A competição, apresentada por AntiQueda, recomeça às 8 horas com a terceira fase da categoria mirim. As semifinais começam a ser disputadas às 11h15 e as decisões duas horas depois.

 

A partir das 15 horas as atenções estarão todas voltadas para o palco junto ao palanque fixo, construído pela Prefeitura de Guarujá.

 

O público poderá conferir a homenagem à família Salazar, com os irmãos Almir e Picuruta e o pai Alexandre Bigode ganhando troféus por tudo o que fizeram e ainda fazem pelo surf; o desfile e a eleição da College Girl AntiQueda, concurso para a escolha da aluna mais bonita da praia; e encerrando a festa, a premiação dos campeões individuais e por escolas.

 

?Pelo que vimos neste sábado, vamos ter grandes atuações. A molecada está instigada, principalmente os alunos de escolas públicas, pelo prêmio extra?, afirmou o diretor-técnico do campeonato, Marcos Bukão, referindo-se ao computador oferecido pelo CNA Canal 1 à escola estadual ou municipal que for a mais bem colocada no ranking final. O prêmio extra movimentou os colégios e a direção do Zulmira Lambert, de São Vicente, disponibilizou até um micro-ônibus para o transporte dos alunos com mais segurança.

 

A disputa promete ser acirrada e entre as 10 melhores atuações por equipes no sábado, sete são estaduais. O dia terminou com o Don Domênico na frente, somando 52 pontos. O Adélia Camargo Corrêa, também de Guarujá e heptacampeão de 97 a 2003, assumiu a segunda colocação, com 35 pontos. Na sequência, duas escolas estaduais, a Martim Afonso, com 30, e a Zulmira Lambert, com 28, ambas de São Vicente.

   

Junto, aparece outro colégio particular, o Centurion, de Praia Grande, novidade entre os ponteiros. Depois estão o Francisco Martins dos Santos e o Adelaide Patrocínio dos Santos, os dois de Praia Grande e empatados com 24 pontos, seguidos do Jardim Bopeva, da mesma cidade, com 22.

 

Na 9ª colocação está o Vicente de Carvalho, com 20, e em 10º o Primo Ferreira, de Santos, com 18.

 

Nas disputas individuais, vários surfistas despontaram neste sábado. A maior nota foi na categoria júnior, com Alex Ribeiro, da Adelaide Patrocínio dos Santos, de Praia Grande.

 

Com uma ?descolada? de rabeta e uma aéreo rodando, ele ganhou 8,25 dos juizes. Aos 15 anos de idade e competindo pela terceira temporada, ele ficou animado com a atuação e espera chegar, pela primeira vez à final do evento.

 

Clique aqui para ver a galeria de fotos do 10o A Tribuna Colegial.

 

##

   

Clodoaldo Veiga, nome de craque e leque de power surf. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.
?Consegui achar a esquerda boa e dei aquele aéreo muito bom. Agora, vou trabalhar para fazer outra boa bateria e chegar na final. Até hoje cheguei no máximo na semi. Vamos ver se dessa vez vai?, disse o surfista, que no final de semana passado passou um verdadeiro ?sufoco? durante o Paulista Júnior e Mirim, ao perder a sua prancha no outside.

   

Quem também teve uma grande atuação foi o guarujaense Rodrigo do Carmo, irmão mais novo do campeão do Tribuna Colegial de 1999, Mike Richard. O surfista, que não costuma competir, garantiu uma nota 8. ?Sou mais freesurfer. Mas gosto de competir no A Tribuna. Na etapa inicial fiquei em 7º lugar e agora vou tentar a vitória?, afirmou o surfista.

   

Ainda na Júnior, os seis finalistas da etapa inicial garantiram participação na 3ª fase do evento neste domingo. O líder, Clodoaldo Veiga, da Francisco Martins dos Santos, de Praia Grande, chegou motivado.

 

?Temos a chance de levar dois prêmios para a nossa escola. O meu e também o computador. Eu e meu irmão vamos batalhar para que a nossa diretora receba esses prêmios?, disse Dodô Veiga, como é conhecido, que tem como companheiro de equipe o seu irmão gêmeo, Cláudio Veiga.

 

Na Mirim, o campeão e vice da etapa inicial se enfrentaram ainda na segunda fase, confirmando que a disputa vai ser acirrada. O vice-líder do ranking, Fabrício Caraça, do Adélia Camargo Corrêa, também garantiu uma das maiores notas do sábado: 8 pontos, mostrando que não dará moleza a Magno Pacheco, do Don Domênico.

 

Fabrício compete empolgado depois do show no domingo passado, quando venceu as categorias júnior e mirim no Paulista, na Praia de Juquehy, em São Sebastião.

 

?Quero muito vencer e levar mais esse título. O Tribuna Colegial é bem importante para a carreira de qualquer surfista?, disse Fabrício, que já foi campeão colegial em 2001 na categoria iniciantes e neste domingo terá como torcedores especiais os seus pais, seus pais Arnaldo Fernandes, o Reca, e Rosângela Caraça.

 

Outro nome forte foi Jadson André. O surfista estreou no Tribuna Colegial com o pé direito, garantindo a maior somatória do dia -15,25 pontos de 20 possíveis. ?Esse campeonato é alucinante, porque além de surfar bem, você tem de estudar. E isso é muito importante?, disse o surfista que se mudou de Natal para Guarujá no meio do ano.

 

Além dos surfistas nas ondas, o que chamou a atenção dos competidores e do público na segunda etapa do 10º A Tribuna de Surf Colegial na Praia do Tombo foi a nova estrutura do evento.

 

Clique aqui para ver a galeria de fotos do 10o A Tribuna Colegial.

 

 

##

 

Rafael Batista arrepia no Tombo, Guarujá (SP). Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.
Foi montada uma arena com arquibancada, áreas vips para convidados e para atletas, com frutas e líquidos, e ainda tenda para massagens. ?A idéia é sempre melhorar, visando os alunos. Queremos que os competidores tenham conforto e segurança?, afirmou Davidson Iuspa, da Tribuna FM.

 

Neste domingo, o público também vai torcer pela eleição do College Girl AntiQueda. O concurso, promovido antes da premiação, vai escolher a estudante mais bonita da praia, valendo cinco pontos para a escola onde estuda. Oito candidatas se classificaram para a final e vão desfilar de biquíni AntiQueda para a escolha da aluna mais bonita da praia.

 

Estarão concorrendo Camila Duarte Callado, do Don Domênico; Domithilla O. Lopes, do Adélia Camargo Corrêa; Lays Carvalho Baffa, do Júlio Secco de Carvalho, de Praia Grande; Penélope Verona, do Professor Primo Ferreira, de Santos; Carolina de Lima Furriela Pereira, do Monte Serrat, de Santos; Raphaella Falcão Poletti, do Objetivo, de Santos; Bruna Ribeiro Macedo, do Zulmira Lambert; e Thayse Rodrigues Cardoso, do Adelaide Patrocínio dos Santos.

 

A vencedora ganhará um book do conceituado fotógrafo Gino Pasquato, um vale-compras da AntiQueda no valor de R$ 500,00, troféu e ainda um prêmio especial da Rádio Tribuna FM. A 2ª colocada ganha um vale-compras AntiQueda de R$ 250,00 e troféu, enquanto que a 3ª posição vale um super kit AntiQueda e troféu.

 

?O pessoal vai ter emoção do começo ao fim. Temos vários talentos nas ondas, concurso para a mais bela aluna e ainda a homenagem para a família Salazar. A competição começou com muito astral e grandes atuações e a expectativa é de sucesso, como sempre foi nesses 10 anos?, comemorou Paulo Sérgio Nogueira Lopes, diretor da AntiQueda, patrocinadora oficial do evento, desde a sua criação, em 1996.

 

O 10º Circuito A Tribuna de Surf Colegial tem a apresentação de AntiQueda e patrocínio da Sthill e da Prefeitura Municipal de Guarujá. Co-patrocínio da Unaerp. Apoio do Colégio Stella Maris e CNA Canal 1. Colaboração da FMA Notícias, Silver Surf, Teccel e Confederação Brasileira de Surf.  Realização de A Tribuna, com promoção e organização da Tribuna FM. Supervisão da Federação Paulista de Surf e Confederação Brasileira de Surf.

 

Programação de domingo

 

8 horas ? 3ª fase da categoria Mirim ? 3 baterias de 15 minutos

8h45 ? 1ª fase da categoria Feminino ? 4 baterias de 15 minutos

9h45 ? 2ª fase da categoria Iniciantes ? 3 baterias de 15 minutos

10h30 ? 3ª fase da categoria Júnior ? 3 baterias de 15 minutos

11h15 ? semifinal da categoria Feminina ? 2 baterias de 15 minutos

11h45 ? semifinal da categoria Iniciantes ? 2 baterias de 15 minutos

12h15 ? semifinal da categoria Mirim ? 2 baterias de 15 minutos

12h45 ? semifinal da categoria Júnior ? 2 baterias de 15 minutos

13h15 ? final da categoria Feminino ? 1 bateria de 20 minutos

13h35 ? final da categoria Iniciantes ? 1 bateria de 20 minutos

13h55 ? final da categoria Mirim ? 1 bateria de 20 minutos

14h15 ? final da categoria Júnior ? 1 bateria de 20 minutos

14h50 ? College Girl AntiQueda, homenagem à família Salazar e premiação

 

Clique aqui para ver a galeria de fotos do 10o A Tribuna Colegial.