O domingo do dia dos pais começa cedo para os melhores surfistas das categorias de base do Rio de Janeiro. Às 7 horas eles reiniciam a disputa pelo título da etapa de estréia do Circuito Intercolegial de Surf do Rio de Janeiro 2008.
O primeiro dia da competição começou sem a presença do sol, mas com boas ondas de quase 1 metro no sábado (9/8) na praia do Arpoador, berço do surfe na Cidade Maravilhosa, que recebeu os competidores das categorias Iniciantes, Mirim, Júnior e Feminina.
A vontade de surfar era tanta que a pedido dos atletas a disputa rolou até a luz do dia acabar, já com os holofotes da praia acesos. E quem se deu melhor no sábado sem sol foi Matheus Faria, dono das melhores nota e pontuação do dia: um 9,50, que somado a um consistente 6,50 redeu 16 pontos de média na categoria Iniciantes. André Pastori, que compete na Júnior, chegou perto ao fazer 15 pontos de média.
No Feminino, destaque para as apresentações de Bárbara Rizzeto, do Colégio Bahiense, que defende o título do circuito, e Luana Braga, do Paula Barros, bronze no ano passado. Ambas venceram com folga suas baterias, sendo que Bárbara teve a melhor soma de pontos entre as meninas, com 9,50.
Nomes fortes como o destaque de 2007 Caio Vaz, campeão em duas categorias, Filipe Braz, Daniel Munhoz, Daniel Gonçalves, João Paulo Zampier, José Eduardo e Pedro Duarte seguem na competição e garantem alto nível de surfe para o domingo decisivo, em busca não apenas do título da etapa, mas também da passagem de ida e volta ao Peru para os campeões do Circuito Intercolegial.
Estão na disputa no Arpoador escolas tradicionais do Rio de Janeiro como MV1, Bahiense, Paula Barros, Sul-Americano, Recanto, Pedro II, Santo Agostinho, Santa Mônica, CEI, Escola Parque e a Rede Municipal Armação de Búzios, entre outras.
A equipe a ser batida na edição deste ano do Circuito Intercolegial de Surf do Rio de Janeiro é o Colégio Paula Barros, do Humaitá, campeã em 2007. As próximas etapas acontecem nos dias 18 e 19 de outubro, na Barra da Tijuca, 8 e 9 de novembro, na Praia do Forte, em Cabo Frio (que dá status de Estadual para o Circuito), e 13 e 14 de dezembro, no finalzinho do ano, no Recreio dos Bandeirantes.
O Circuito Intercolegial de Surf do Rio de Janeiro é uma realização da Federação Estadual de Surf do Rio de Janeiro, em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro e o Governo do Estado do Rio de Janeiro.