Surfesta

Homenagens em Floripa

0

A terceira edição da Surfesta movimentou a Lagoa da Conceição, Florianópolis (SC), no último dia 31 de agosto. Shapers, lojistas, organizadores, promotores de eventos e jornalistas foram homenageados e receberam o reconhecimento pelos serviços prestados ao esporte nas décadas de 1990.

Foram homenageados os shapers Nilton Andrade, João Schillickmann e Zulmar Leão, os jornalistas Olavo Moraes, João Lopes, Carol Lucena e Marcelo Mancha, os fotógrafos Julio Cavalheiro, Flávio Vidigal e Jarbas Soares, os lojistas Pedro Raymundo (Sul Nativo), Lidomar (Jbay) Mario Douglas (Joaquina Authentic) e Fernando Mansur (Waimea e Captain Blue), além dos primos Maurão e Humberto Freitas (Hot Cordy).

Entre os promotores de eventos, Eduardo Rosa, que ajudou na realização do Op Pro de 1994 na praia da Vila, em Imbituba, resumiu o sentimento pelo reconhecimento: “Foi demais, porque reuniu uma galera que não se via há tempos e mostrou a importância dos anos 90 para o surfe catarinense e brasileiro”, diz.

 

Rosa levou o seu troféu para Imbituba e destacou a importância de manter viva a lembrança dos bons tempos do esporte. “Isso faz com que a história do surfe em nosso Estado não seja esquecida pela molecada atual”, completa.

Bira Schauffert recebeu sua homenagem pelo conjunto da obra, pois durante a década de 1990 esteve a frente da Fecasurf (Federação Catarinense de Surfe), realizando inúmeras competições locais, circuitos regionais, amadores e profissionais e também o Florianópolis Pro, em 1992, a primeira etapa de um World Qualifying Series no Brasil, disputada na Joaquina. “Foi muito prazeroso viver aqueles tempos”, destaca.

A banda Tow In sacudiu o John Bull Pub, ao som de muitos clássicos da surf music com a participação de convidados, entre eles, o surfista e músico Teco Padaratz, cada vez mais à vontade no palco.

 

Em setembro já está programada uma edição extra da Surfesta.