A dois dias do início do RDS Pro Jr., única seletiva sul-americana para o Mundial de Pro Junior, que acontece em janeiro na Austrália, a nova geração de jovens estrelas do surfe já treinam na reserva mundial da Guarda do Embaú (SC), palco do evento que começa nesta sexta-feira (13 e vai até o domingo.
“As ondas daqui são muito boas e, definitivamente, aqui é o lugar perfeito para decidir quem vai representar a América do Sul no Mundial”, destaca Mateus Herdy, que foi um dos classificados sul-americanos para o Mundial de Pro Jr. em 2016. “No ano passado fui para o Mundial ao ficar em segundo em San Bartolo; tão importante quanto ganhar é classificar para o Mundial, que é um evento muito especial e reúne só os melhores”, comenta.
Quem também participou da seletiva do ano passado mas nunca competiu na Guarda é Samuel Pupo, uma das estrelas da turma e que competiu como convidado a etapa de Bells Beach do CT. “Feliz em estar aqui na Guarda pra disputar essa seletiva. É a primeira vez que vou competir e a segunda vez surfando. No ano passado eu fiquei em quinto, bati na trave, e neste ano espero conseguir a vaga”, diz.
Mas não foram só os novatos que caíram na água – os locais também foram treinar. Este foi o caso de Tainá Hinckel, campeã sul-americana e nativa da Guarda. “Claro que poder estar em casa ajuda, mas não quero contar vantagem nisso. Com certeza é muito bom poder treinar todo dia na vala do campeonato. Quero poder levar esse troféu em homenagem ao Ricardo que foi como um irmão para mim”, diz.
Além dos treinos, a quinta-feira foi o dia de a molecada conhecer os objetos de desejo: os troféus do RDS Pro Jr., esculpidos pelo artista Luiz Rosas, o Lula. “Irado o troféu. Representa toda a natureza da Guarda e o espírito do Ricardinho. Vou lutar muito para ter ele”, comenta Lucas Vicente, outra estrela da competição e melhor brasileiro no Mundial da ISA, em quarto.
As inscrições seguem abertas e podem ser efetuadas pelo link WSL Member Pro.
O RDS Pro Jr. tem o patrocínio de Min13rinho, G8 Sports, HD, Estácio, AprimoreSurf, Yago Dora, Lucas Silveira e o apoio de Fecasurf, ASPG, Naipe, Produção Salva Surf Resgate e Prefeitura de Palhoça.