A equipe da Associação de Surf e Preservação da Guarda do Embaú (ASPG) se prepara para representar o município de Palhoça e encarar as ondas da Joaquina, neste final de semana, 23 e 24, quando acontece a abertura do Vida Marinha Surfing Games Interassociações 2014, considerada como as olimpíadas do surf catarinense.
Além da praia da Joaquina, o Interassociações segue para Balneário Camboriú, nos dias 4 e 5 de outubro, e finalizando no sul do estado, nos dias 29 e 30 de novembro, em local ainda a definir, onde será conhecida a equipe campeã de 2014.
Esta é a décima sexta edição de uma das maiores competições por equipes do Brasil, e vai reunir os melhores atletas do estado, representando suas praias e associações na briga pelo título da temporada, nas seguintes categorias: Open (aberta), Junior (Sub 18), Mirim (Sub 16), Iniciantes (Sub 14), Infantil (Sub 12), Master (acima 35 anos), Feminino (aberta) e Longboard (aberta).
As competições começam a partir das 8 horas com o desfile das equipes uniformizadas, e a “cerimônia das areias”, onde cada equipe leva a areia de sua praia para unir junto a todas as outras, simbolizando esta grande confraternização do surfe catarinense.
“Estamos nos preparando desde o ano passado quando realizamos o Circuito APSG de Surf com o intuito de formar nosso time pelo ranking. Já tivemos participações excelentes em anos anteriores como em 2002, quando a ASPG ficou na terceira colocação na segunda etapa com Nodin Silveira (Open) e Fernanda Moura (Feminino) sagrando-se grandes campeões. Ricardo dos Santos também já foi campeão em uma das etapas. Queremos melhorar nossos resultados, por isso, realizamos surf treinos esta semana utilizando o mesmo sistema da competição, que é bateria de apenas 10 minutos onde o atleta pode surfar apenas duas ondas”, explica Kxot, técnico da equipe.
Segundo o presidente da entidade e chefe de equipe, Marcos Aurélio Gungel, o Kito, esta também será uma ótima oportunidade para enfatizar a campanha para a indicação da Guarda do Embaú ser considerada Reserva Mundial do Surfe. “Queremos que as outras associações e a comunidade surfística conheçam com melhor profundidade a nossa intenção de valorizar esta que é considerada desde a década de 70 uma das melhores ondas do Brasil para a prática do surf”.
A equipe da ASPG é formada por: Tainá Hinkel (Feminino), Swell Henrique (Infantil), Jefferson Luiz (Master), Thiago Silva (Mirim), Wiliam Oliveira e Jean Coelho (Open), Vitor Ramos e Eduardo Jaques Malagoli (Junior), João Carlos (Iniciantes), Fernando Barbosa (Longboard), o técnico Carlos Kxot e chefiada por Marcos “Kito” Gungel.
O time da ASPG tem o apoio da Prefeitura Municipal de Palhoça, através da Secretaria de Esportes e Lazer; Embausurf Acomodações; Outside; Radiadores Iahn; Consesc e Nacional Elevadores; Silva Materiais de Construção; Camping Beira Rio; Código Brasil.