Diego Rosa defende o título estadual catarinense em 2005. Foto: Nilton Santos / Divulgação SuperSurf. |
As inscrições para a primeira competição estadual da temporada esgotaram-se rapidamente, inclusive ultrapassando o limite de 96 competidores previsto pela Federação Catarinense de Surf (FECASURF).
Foi necessário abrir mais vagas e mais de 100 surfistas, de vários Estados do país, vão disputar os R$ 15 mil oferecidos na primeira das quatro etapas do circuito catarinense profissional de 2005.
Marco Polo busca um bom resultado na etapa de abertura do circuito, em Garopaba. Foto: Ricardo Mega. |
Muitos surfistas aproveitaram a sexta-feira, último dia de treinos livres na Ferrugem, inclusive o atual campeão estadual Diego Rosa e Marco Polo, vencedor da última etapa do Kaiser Summer Surf do ano passado, na praia da Joaquina, Florianópolis (SC).
“Acordei bem cedo em Floripa para vir para cá treinar antes do crowd e tem boas ondas na maré seca ali no cantinho da Ferrugem. Acredito que vai ter boas ondas no sábado e domingo e é isso que todo mundo aqui espera para que o campeonato seja um sucesso”, prevê Diego Rosa, que começa a defender o título catarinense em Garopaba.
“Estou treinando bastante para começar bem a temporada, porque está todo mundo começando do zero de novo. Fiquei mais de um mês parado com uma contusão no tornozelo, só voltei a surfar uma semana antes de ir para Noronha, mas agora já estou recuperado”, contou Diego.
Ele e Marco Polo saíram juntos da sessão de treinos em Garopaba. “O treino foi irado, consegui pegar tubo, dar batida, rasgadão, tem altas ondas, tirei até um 10 numa onda. A praia já está cheia de gostosas e o campeonato vai bombar no fim-de-semana”, brincou o sempre irreverente Marco Polo.
Ele fechou o ano de 2004 vencendo a grande final do Kaiser Summer Surf na praia da Joaquina e vem de excelentes apresentações na etapa do WQS de Fernando de Noronha (PE), onde só foi derrotado nas oitavas-de-final por uma nota 10 recebida pelo paraibano Fábio Gouveia. “Pois é, espero continuar neste ritmo. Estou bem empolgado com estes últimos resultados e estou vindo muito confiante para vencer em Garopaba”, prometeu Marco Polo.
Os dois pararam de treinar quando o mar já estava cheio de surfistas, inclusive vários de outros estados. Os “estrangeiros” vêm atrás apenas da premiação, pois para disputar o título estadual no Kaiser Summer Surf Pro 2005 os surfistas têm que ser catarinenses ou residentes no estado há mais de 3 anos.
O circuito catarinense é a primeira competição estadual a ser iniciada em 2005 e vale uma vaga para a elite nacional no ano que vem, com campeão automaticamente classificado para o SuperSurf, e um convite da FECASURF para disputar o WCT Brasil, garantindo uma premiação mínima de US$ 3,6 mil.
A Oakley apresenta o Kaiser Summer Surf Pro 2005, uma realização da FECASURF (Federação Catarinense de Surf) com patrocínio da Kaiser Summer, Oakley, Buly’s, Sul Nativo, a surf shop da galera, e Prefeitura Municipal de Garopaba, além do apoio da Pousada Ferrujão, Central Station e Surf Supplies, com divulgação oficial pela Rede Atlântida FM e boletins “De Olho no Mar”.
Ranking catarinense 2004 – 3 etapas
1 Diego Rosa (SC) – 2.055 pontos
2 Guga Arruda (SC) – 1.950
3 Guilherme Ferreira (SC) – 1.900
4 Márcio Farney (CE) – 1.890
5 Roni Ronaldo (SC) – 1.760
6 Rafael Imhof (SC) – 1.630
7 Jean da Silva (SC) – 1.590
8 Cristiano Guimarães (SP) – 1.510
9 Ricardo Ortiz (SC) – 1.490
10 Raphael Becker (SC) – 1.460
10 Pedro Norberto (SC) – 1.460
12 Marco Polo (SC) – 1.450
13 Fábio Gouveia (PB) – 1.400
14 Gustavo Santos (SC) – 1.330
15 Álvaro Bacana (MA) – 1.310
16 Beto Mariano (SC) – 1.250
16 Sérgio André (SC) – 1.250