Depois de um dia de folga, o Quiksilver ISA World Junior Surfing Championship 2008 voltou a ser disputado nesta quarta-feira (28/5) em Hossegor, na França. Ainda assim, a competição foi interrompida na hora da mudança da maré, quando o mar em Seignosse ficou praticamente flat.
Clique aqui para ver as fotos
O terceiro dia foi inaugurado com vitória da paranaense Nathalie Martins e da paraibana Diana Cristina. A catarinense Gabriela Leite e a paulista Kaena Brandi, passaram em segundo nas suas baterias para confirmar todo o time feminino no evento principal.
Do Brasil, só elas competiram na quarta-feira. Na seqüência começou a repescagem das categorias masculinas, sendo realizada a primeira fase completa da Sub-16 e quatro das doze baterias da Sub-18. Os três brasileiros que caíram para a repescagem só competem a partir
da segunda fase.
Ao contrário dos times masculinos, a seleção brasileira feminina passou inteira para a terceira fase do evento principal em suas segundas participações na França. Mais experiente da equipe, a paranaense Nathalie Martins, venceu a primeira bateria do dia e na segunda a catarinense Gabriela Leite avançou atrás da norte-americana Sage Erickson, que alcançou o maior placar da quarta-feira, exatos 17 pontos.
Por não ter vencido, Gabriela acabou indo para a bateria de Nathalie Martins na terceira fase. Agora elas vão ter que tentar uma dobradinha contra a peruana Valeria Sole e a australiana Tyler Wright.
?Estou impressionado com a evolução do surf feminino nesta competição?, destaca Otoney Xavier, técnico da seleção da Confederação Brasileira de Surf (CBS). ?Este é o quarto ano que estou dirigindo a equipe e está muito clara a evolução das meninas aqui na França. As americanas, havaianas e francesas, estão mandando muito bem e devem dar trabalho às meninas do Brasil?, prevê Otoney.
As outras duas brasileiras competiram depois da paralisação e evitaram um outro encontro na terceira fase, porque passaram em segundo nas baterias que fecharam a segunda fase do evento principal. Elas também viram de perto mais duas norte-americanas se confirmarem como as melhores do dia.
Contra a paraibana Diana Cristina, Demi Boelsterli totalizou 16,50 pontos nas duas melhores ondas que surfou e Courtney Conlogue alcançou 15,17 na vitória sobre a paulista Kaena Brandi. Na terceira fase, trocam as adversárias e, além de outras duas surfistas, Diana pega Courtney e Kaena enfrenta Demi.
Nas repescagens masculinas, o paulista Gabriel Medina na Sub-16 e o potiguar John Max na Sub-18 já sabem quem vão enfrentar na segunda fase, mas o paulista Nathan Brandi ainda não, porque a primeira fase da Sub-18 só será finalizada na quinta-feira.
Além deles, os brasileiros do evento principal também não competiram, o catarinense Alejo Muniz e o potiguar Jadson André, atual campeão mundial Sub-18, e o paulista Jessé Mendes, o pernambucano Ian Gouveia e o paranaense Peterson Crisanto da Sub-16.
No formato que é disputado o Quiksilver ISA World Junior Surfing Championship, todos têm uma segunda chance na competição. Os que ficam entre os dois primeiros colocados nas baterias, continuam no evento principal e os outros acabam caindo para o tudo ou nada da repescagem.
O caminho passa a ser mais longo, mas foi por ele que Jadson André conquistou a medalha de ouro da categoria Sub-18 no ano passado na Costa de Caparica, em Portugal. Nesse sistema de disputa, os competidores só são eliminados definitivamente se fracassarem duas vezes, no evento principal e na repescagem.
A equipe brasileira participa do Quiksilver ISA World Junior Surfing Championship 2008 e viaja para a França com apoio do Ministério do Esporte do Governo Federal do Brasil, Intermed, Comitê Olímpico Brasileiro, Bad Boy, Mormaii, Viannatour, Surf Training e Image&Art Solutions.
Próximos confrontos dos brasileiros no evento principal
Sub-18 – terceira fase – seis baterias de quatro atletas
1 Alejo Muniz (Bra), Nicolaus Von Rupp (Ale), Nicky Godfrey (Afr), Tyler Newton (Haw)
5 Jadson André (Bra), Marc Lacomare (Fra), Paco Divers (Nzl), Jairo Perez (Cri)
Sub-16 – terceira fase – seis baterias de quatro atletas
1 Jessé Mendes (Bra), Jocelyn Poulou (Tah), Dimitri Ouvre (Fra), Nicholas Nuggent (Per)
2 Ian Gouveia (Bra), Andrew Doheny (EUA), Dane Staples (Afr), Jake Sylvester (Aus)
6 Thomas Woods (Aus), Maxime Huscenot (Fra), Kolohe Andino (EUA), Peterson Crisanto (Bra)
Feminino – terceira fase – seis baterias de quatros atletas
1 Nathalie Martins (Bra), Gabriela Leite (Bra), Tyler Wright (Aus), Valeria Sole (Per)
5 Pauline Ado (Fra), Sarah Baum (Afr), Demi Boelsterli (EUA), Kaena Brandi (Bra)
6 Coco Ho (Haw), Kirstie Jones (Aus), Courtney Conlogue (EUA), Diana Cristina (Bra)
Confrontos dos brasileiros nas repescagens
Categoria Sub-18 – segunda fase – 12 bateria de quatro atletas
1 John Max (Bra), Jaime Guzman Tulin (Equ), Lewis Clinton (Ing), Rudy Jimenez (Cri)
12 Nathan Brandi (Bra) e Lyndon Wake (Ing) ainda aguardam os adversários que vêm da 1ª fase
Categoria Sub-16 – segunda fase – 12 baterias de quatro atletas
11 Gabriel Medina (Bra), Enrique Aritu (Tah), Carlos Muñoz (Cri), Luis Eyre (Ing)
Resultados das brasileiras na quarta-feira
Feminino – segunda fase – 12 baterias de quatro atletas
1 1-Nathalie Martins (Bra), 2-Amy Nicholl (EUA), 3-Tassy Swallow (Ing), 4-Keanui Raio (Tah)
2 1-Sage Erickson (EUA), 2-Gabriela Leite (Bra), 3-Dominic Barona (Equ), 4-Mauarii Maro (Tah)
11 1-Demi Boelsterli (EUA), 2-Diana Cristina (Bra), 3-Karma Worthington (Ing), 4-Chelsea Tuach (Bar)