As garotas estrearam no Vissla ISA World Junior 2017 e as brasileiras se deram bem nesta segunda-feira (25) na praia de Okuragahama, Hyuga, Japão.
Clique aqui para ver mais fotos
A carioca Luara Thompson e a cearense Letícia Cavalcante avançaram em primeiro em suas respectivas baterias na categoria Sub-18, enquanto a catarinense Tainá Hinckel e a carioca Carol Bonelli também venceram suas disputas na Sub-16.
Leticia foi a primeira a entrar na água, e anotou 11.00 pontos para avançar ao lado da italiana Giada Legati, que teve apenas 4.86. A inglesa Bonita Whitelockita e a surfista da Comunidade dos Estados Independentes (CEI), Gabs Taylor, foram eliminadas.
Já Luara não teve grandes dificuldades na penúltima bateria. Com 6.33 e 5.67 logo nas duas primeiras ondas, a carioca deixou para trás Kitty Brewer, da Comunidade dos Estados Independentes, Onda Pacitto, da Itália, e Sarah Ingram, da Inglaterra.
No Sub 16 feminino, Tainá Hinckel, comandou as ações em sua bateria e totalizou 14.27 pontos na tranquila vitória contra a inglesa Bonita Whitelock e a equatoriana Wendy Velasquez.
No penúltimo duelo, a carioca Carol Bonelli obteve 8.67 pontos e passou em segundo, atrás da nicaraguense Valentina Resano, autora de 10.26.
Na Sub 18 masculina, apenas Wallace Vasco está livre da repescagem. Com 11.57 pontos, ele venceu mais uma bateria na prova e seguiu à terceira fase.
Já Eduardo Motta e Deyvidson Santos foram derrotados e caíram para a repescagem, onde já estava Arthur Cerqueira, que se deu mal na estreia.
Nesta segunda-feira, Eduardo foi superado pelo costa-riquenho Joseph Méndez por apenas 14 centésimos (10.44 a 10.30), ficando atrás ainda do australiano Dylan Moffat, autor de 15.50 pontos.
Deyvidson também foi o terceiro em sua bateria, obtendo 8.77 pontos no duelo que teve como classificados o australiano Morgan Cibilic (14.66) e o israelense Zur Arkin (10.60).
Na Sub 16 masculina, Mateus Sena e Lucas Vicente entraram em ação em mandaram bem. Com 13.33 pontos, Mateus venceu seu confronto e seguiu ao round 3. Já Lucas seguiu atrás do australiano Alister Reginato com 10.26 pontos.
Os xarás Daniel Adisaka e Daniel Templar aguardam as batalhas pendentes da segunda fase.
O técnico da delegação brasileira é Balu Schroeder, de Balneário Barra do Sul (SC). As categorias em jogo são Sub-16 e Sub-18 (ambas Masculino e Feminino), além da tradicional disputa por equipes.