Rip Curl Girls Festival

Garotas estréiam na Espanha

Silvana Lima, Billabong Girls Pro 2007, Tiririca, Itacaré (BA)

Silvana Lima briga pelo título do Rip Curl Girls Festival em Santander, Espanha. Foto: Aleko Stergiou.

O mais disputado título mundial dos últimos tempos terá um novo capítulo nesta semana na Europa.

 

Do Billabong Girls Pro Itacaré, as melhores surfistas do mundo partiram para o Rip Curl Girls Festival que pela primeira vez será realizado em Santander, na Espanha.

 

O prazo da quarta etapa da ASP Women?s World Championship Tour ? WCT 2007 ? começou segunda-feira e vai até domingo, com a brasileira Silvana Lima sendo uma das concorrentes ao posto número 1 do ranking.

 

A líder é a australiana Stephanie Gilmore, 19 anos, uma das estreantes da temporada na elite mundial feminina. Com o vice-campeonato na final contra a também australiana Samantha Cornish no Billabong Girls Pro da Bahia, a cearense se isolou na quarta colocação e pode assumir a ponta na Espanha.

 

Silvana agora é um das seis cabeças-de-chave e está escalada na última bateria com as australianas Rebecca Woods e Claire Bevilacqua.

 

A campeã mundial de 2007 será definida nas quatro últimas etapas e Silvana Lima é o Brasil na briga pelo título do WCT. Depois do Rip Curl Girls Festival na Espanha, só tem a prova mais rica do ASP Women?s Tour promovida pela heptacampeã mundial Layne Beachley na Austrália, antes das duas que fecham a temporada no Havaí.

 

A briga agora é fase a fase e quem tropeçar fica para trás. Na frente de Silvana Lima depois das duas etapas australianas e o Billabong Girls Pro Itacaré no Brasil, estão três australianas: Stephanie Gilmore em primeiro lugar, Samantha Cornish em segundo e em terceiro a única que já foi campeã mundial, Chelsea Hedges, adversária da catarinense Jacqueline Silva na primeira apresentação das melhores do mundo na Espanha.

 

As duas primeiras colocadas de cada bateria seguem direto para as oitavas-de-final, com a terceira e última tendo que participar de uma rodada extra, a repescagem.

 

Enquanto Silvana Lima busca um inédito título mundial no WCT para o Brasil, Jacqueline Silva é forte candidata para se tornar a primeira bicampeã da história do WQS na etapa final em novembro no Havaí. As duas estão praticamente garantidas na elite do ano que vem.

 

No domingo, foi disputada uma etapa feminina Pro Junior em ondas de meio metro de altura em Liencres Beach, que foi vencida pela havaiana Alana Blanchard. A vitória valeu a vaga de convidada para o Rip Curl Girls Festival.

 

Ela completou a bateria de estréia da australiana Chelsea Hedges e da brasileira Jacqueline Silva na competição que foi adiada no primeiro dia do seu prazo. Nova chamada foi marcada para as 8 horas desta terça-feira.


Primeira fase

1 Melanie Redman-Carr (Aus), Sofia Mulanovich (Per), Melanie Bartels (Haw)
2 Samantha Cornish (Aus), Jessi Miley-Dyer (Aus), Caroline Sarran (Fra)
3 Chelsea Hedges (Aus), Jacqueline Silva (Bra), Alana Blanchard (Haw)
4 Layne Beachley (Aus), Megan Abubo (Haw), Rochelle Ballard (Haw)
5 Stephanie Gilmore (Aus), Amee Donohoe (Aus), Rosanne Hodge (Afr)
6 Silvana Lima (Bra), Rebecca Woods (Aus), Claire Bevilacqua (Aus)

 

Ranking

 

1 Stephanie Gilmore (Aus) 2508

2 Samantha Cornish (Aus) 2316

3 Chelsea Hedges (Aus) 2304

4 Silvana Lima (Bra) 2088

5 Rebecca Woods (Aus) 1872

6 Sofia Mulanovich (Per) 1704

7 Layne Beachley (Aus) 1668

8 Melanie Redman-Carr (Aus) 1464

8 Amee Donohoe (Aus) 1464

10 Megan Abubo (Haw) 1272

10 Jacqueline Silva (Bra) 1272

10 Melanie Bartels (Haw) 1272

13 Jessi Miley-Dyer (Aus) 1080

13 Claire Bevilacqua (Aus) 1080

13 Caroline Sarran (Fra) 1080

16 Rosanne Hodge (Afr) 900

17 Rochelle Ballard (Haw) 540

Exit mobile version