Em 15 dias de viagem, registrei o surf dos locais que mostraram intimidade com a onda gelada e habilidade, mesmo com a roupa de borracha 4’3, gorro, luvas e botas de neoprene. A temperatura da água é em média 12oC.
Pichilemu é conhecida como a capital do surf do Chile, contendo Punta Lobos como palco para os melhores eventos do país, incluindo o campeonato de ondas gigantes.
As ondas de Punta Lobos podem chegar a até 1 km de extensão.
A cidade tem cerca de 12.900 habitantes e fica localizada no sudeste da capital Santiago, cerca de 3 horas de carro. A comida é muito saborosa e com bom preço. Para acomodação, uma boa opção é a pousada Conviento del Lobos, a única em frente à onda.
A minha guia foi a surfista profissional Jessica Anderson, que, além de representar bem o surf feminino chileno, promove um trabalho social na região.
A família americana Anderson fundou o projecto Pura Vida. Um centro educativo e esportivo com piscina, pista de skate e playground para crianças. Eles oferecem aulas de inglês, dança, música e até aulas de surf para crianças especiais. O projeto está de portas abertas para receber visitantes e voluntários.
Para mais informações sobre o Pura Vida, acesse o site http://www.puravidachile.com/