Hang Loose Surf Attack 2005, praia dos Pescadores, Itanhaém (SP). Foto: Ivan Storti / FMA. |
Os surfistas Dodô e Cláudio Veiga, de Praia Grande, fizeram grandes apresentações na categoria Júnior (até 18 anos), garantindo vagas para a semifinal, que será disputada neste domingo (dia 10).
A competição, que está reunindo 150 surfistas de oito Estados, segue neste domingo, a partir das 8h, com as finais marcadas para começar às 13h30.
Dodô Veiga foi um dos destaques do Hang Loose Surf Attack em Itanhaém (SP). Foto: Ivan Storti / FMA. |
Mas a alegria não durou e no segundo round, o campeão mundial sub 15 acabou desclassificado. Nesta fase, quem apareceu bem foi o guarujaense Fabrício Caraça, campeão mirim em Ubatuba, arrancando uma nota 8.
Assim como Alejo, o surfista de Guarujá acabou perdendo no round seguinte, nas quartas-de-final, quando a estrela de Dodô Veiga brilhou.
Ao lado do irmão, Claudio Veiga está nas semifinais da competição. Foto: Ivan Storti / FMA. |
?Está muito parecido com Balneária, onde treino. Dá mais tranqüilidade?, afirmou Dodô. Nas mesmas condições estava seu irmão, o conterrâneo Flávio Nakagima e ainda Marcos Ribeiro, de Mongaguá, que comemorou muito sua primeira participação numa semifinal do paulista.
Os quatro atletas do Litoral Sul, inclusive, estão na mesma semifinal e vão brigar por duas vagas na decisão. Na outra bateria, estarão se enfrentando Aristides Tavares, de São Sebastião, Wiggolly Dantas, de Ubatuba, Leandro Santos, de Guarujá, e Jadson André, que é de Natal, (RN), mas está morando no Guarujá.
Além da Júnior, para atletas com até 18 anos de idade, o Hang Loose Surf Attack conta com as categorias Mirim (no máximo 16 anos), Iniciantes (limite de 14), Estreantes ou Grommets (até 12) e Petit (até 10).
Junto com as disputas no mar, os atletas têm várias atividades de lazer e aprendizagem na areia. Os competidores e familiares podem se divertir na área de jogos, com ping-pong, frescobol, basquete na areia e também participar da tenda de aquecimento e alongamento Hang Loose, sob supervisão do Ibrasurf (Instituto Brasileiro do Surf).
Visando otimizar a performance dos surfistas e educar os novos competidores, são realizados aquecimentos pré-baterias, relaxamentos e alongamentos. ?Também estamos dando dicas de treinamentos e iniciamos em Itanhaém a orientação nutricional, com a Karuna Pugliese, nutricionista, que está conversando com os atleta?, afirma o coordenador do projeto, Thiago Ferrão, formado em Esportes pela USP e especializado em Fisiologia do Exercício. Já a Associação de Surf de Itanhaém está promovendo o Museu do Surf, dentro do Festival de Inverno da Cidade.
O Hang Loose Surf Attack – 18ª edição do Circuito Paulista de Surf Amador júnior, mirim, iniciante, estreantes e petit é apresentado pela Revista Fluir e tem o patrocínio da Hang Loose. Co-patrocínio da Central Surf, Bleat, Overboard, High Point, Styllos e Hot Water. Apoio da Bennett Foam, Reef, Fibratur, Formag?s, Governo do Estado/Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer e Turco Loco. A etapa tem a colaboração da Prefeitura Municipal e Associação de Surf de Itanhaém e Corpo de Bombeiros. Organização da Federação Paulista de Surf.