Nascido na cidade de Miami e radicado no estado da Califórnia, o norte-americano Brad Gerlach é um show à parte no SuperSurf ASP World Masters 2011 que acontece na praia do Arpoador, Rio de Janeiro (RJ).
Destaque no final dos anos 80, vice-campeão mundial em 1991, ele logo perdeu o interesse pelas competições e se tornou um cigano do esporte, em busca das melhores ondas do planeta.
Em 1997, Brad foi um dos responsáveis pela criação do skate carveboard. O produto foi idealizado na Califórnia como solução para os dias de flat e o treinamento de algumas manobras do surf no asfalto.
Neste sábado, ele apresentou toda a sua irreverência no Arpex e fez a alegria do público carioca na quarta rodada da categoria Master, com direito a base trocada na prancha e manobras ao melhor estilo ‘old school’.
“Não sei porque fiz isso (risos). Estava com vontade. Tenho praticado bastante surfar com o pé esquerdo atrás. Sei que não representa bem o quanto eu surfo, mas a gente vai ficando velho e precisando de pilha (risos)”, conta Brad.
Assim como muitos, o surfista também é um bom músico nas horas vagas e sempre se disse apaixonado pelo rock. Em algumas declarações nos anos 90, Gerlach inclusive afirmou ser fã da banda brasileira Sepultura. Mas, questionado sobre o assunto, ele revela outra paixão da música nacional hoje em dia.
“Eu ainda gosto de rock, mas hoje amo mais a Bossa Nova. Toco guitarra em uma banda, a música tem um grande papel em minha vida. Minha mulher é cantora, nossa casa é cheia de instrumentos, baixos, teclados e guitarras. Tem tudo, menos bateria (risos)”, diz o norte-americano.
Gerlach ainda faz questão de finalizar a conversa falando sobre a sua relação com o Brasil. “As pessoas aqui são tão amigáveis, a semana tem sido maravilhosa. Nem tenho nada para dizer, a água está linda e a praia está muito limpa. Infelizmente o campeonato rolou com ondas bem pequenas, mas está tudo irado”, completa Gerlach.
O atleta, que soma três quartos e um terceiro lugar no ranking, não tem mais chances de classificação para as quartas-de-final do Mundial Master. Mas os fãs ainda terão uma nova chance de ver o ídolo em ação na última bateria da categoria Master, contra Luke Egan (Aus), Kaipo Jaquias (Haw) e Richard Lovett (Aus).
Clique aqui para ver o evento ao vivo.
Colaborou André Motta
Leia mais