Giovanni Ferrante fatura segunda etapa do circuito Natural Art Pro/AM. Foto: Ivan Storti. |
Oito anos após a conquista do título paulista Júnior, o santista Giovanni Ferrante voltou a vencer um campeonato de surf.
Clique aqui para ver as fotos
E a conquista não poderia ser melhor: em pleno Quebra-Mar lotado, próximo dos amigos, família, patrocinadores e da namorada.
Neste sábado, o surfista de 26 anos foi o melhor da segunda etapa do Natural Art Pro-Am Santos de Surf, garantindo a sua primeira vitória como profissional.
Com sol, ondas de meio metro e o Quebra-Mar
Picuruta Salazar fica em segundo no Longboard. Foto: Ivan Storti. |
Até mesmo o primeiro surfista do Brasil, Thomas Rittscher, hoje com 85 anos, e que surfou em Santos no final da década de 30, prestigiou o evento, acompanhando parte das finais.
Além de Giovanni, comemoram as vitórias, Bruno Souza, na Iniciantes, Eric Xavier na Mirim, Gisele Garcia, na Feminina, Almir Salazar, na Master, e os guarujaenses Emerson Silva, na Júnior, e Rodney Costa, na Longboard.
Destes, duas conquistas foram marcantes. Gisele garantiu a segunda vitória seguida, abrindo grande vantagem para o tri santista.
Rodney também manteve os 100% de aproveitamento e saiu emocionado ao superar o ídolo Picuruta e também o líder do Brasileiro Profissional, Danilo Rodrigo. Mas, sem dúvida, a decisão mais aguardada do dia foi a Pro-am.
Giovanni, quarto colocado na etapa inicial, entrou na final embalado com uma grande atuação na sexta-feira. Ele enfrentou Andrew Serrano e Jair de Oliveira, campeão e vice na disputa anterior, e o guarujaense Emerson Silva, que minutos antes já tinha faturado a categoria Júnior.
Nas ondas, o vencedor foi melhor desde o início. Abriu sua atuação com uma onda 7 pontos, manteve a ponta com uma nota 6 e ratificou a liderança com 7,25 no final. A disputa ficou pelo segundo lugar e Jair de Oliveira repetiu a colocação da primeira fase, assumindo a liderança do ranking, com 1.720.
Andrew, que não achou as ondas na decisão, ficou em quarto lugar, atrás de Emerson. Assim, os dois vencedores estão empatados na classificação, bem próximos de Jair, apenas 50 pontos atrás, prometendo uma etapa final recheada de emoções, em dezembro.
?O mais importante foi ganhar aqui em casa, perto de todos os meus amigos, da minha família, minha mãe (Raffaela). Até meu pai (Antonio) veio me ver. Também minha namorada (Sabrina) e meus patrocinadores. Esse é um momento especial para mim. Esperava por isso muito tempo?, vibra Giovanni, que faturou pela vitória R$ 1,5 mil dos R$ 5 mil de premiação para a categoria.
Outra final emocionante foi a Longboard, onde o nível técnico foi acima da média. No mar, Picuruta enfrentou o seu filho mais velho, Leco, que mostrou seguir o mesmo caminho. Danilo Rodrigo também competiu empolgado, depois de garantir a melhor nota do evento, 9,5 pontos, na semi. Mas quem se saiu melhor foi Rodney Costa.
##
Giovanni comemora vitória no quintal de casa. Foto: Ivan Storti. |
?Tenho um ano e meio de longboard e vencer uma bateria com o Picuruta e o Danilo foi sensacional. Quando o Danilo me falou que tinha vencido, fiquei emocionado. Nem sei o que dizer, o Picuruta é meu ídolo. Agora vou correr atrás dos objetivos?, diz o atleta de 25 anos.
Picuruta terminou em segundo lugar e fez questão de incentivar o novo talento.
Almir Salazar esbanja gás na categoria Master. Foto: Ivan Storti. |
?O Rodney é de uma nova geração e que vai dar trabalho. Ele está de parabéns, porque surfou muito mesmo?, afirma Picuruta, que sofreu como pai ao acompanhar seus filhos nas finais, pois competiu contra ele.
?Se tivesse que disputar um onda contra ele, pode ter certeza, que eu abriria. O Leco tem muito futuro e fico orgulhoso?, afirma.
Já Matheus, o caçula, tentou repetir a vitória da etapa inicial, mas desta vez quem levou foi Bruno Souza, que logo no começo da bateria arrancou um 7,5. Matheus até assumiu a liderança, depois foi a vez do guarujaense Humberto Silva, mas nos segundos finais Bruno voltou a assumir a ponta.
?Eu já vi que não daria para ser técnico. Fico nervoso e não saberia ajudar?, brinca Picuruta. ?O Matheus foi bem, mas hoje esse menino, o Bruno, foi o melhor mesmo?, elogia.
O surfista de 14 anos saiu com um grande sorriso. ?Eu venci uma, o Matheus outra e agora será na última etapa a decisão. Espero surfar bem novamente?, diz.
Entre os mirins, a briga também foi boa. Eric Xavier saiu na frente, mas Henrico Schneider e Juan Cavalcante, outros dois valores santista, deram trabalho. ?Agora assumi a liderança e vou tentar nova vitória na última etapa para ficar com esse título?, comenta Eric.
Entre os juniores, quatro surfistas de fora de Santos, inclusive o grande destaque da etapa inicial, Alex Ribeiro, que desta vez ficou em segundo lugar. Emerson Silva não deu chances aos rivais, mostrando um surf bem radical. ?Sempre que venho competir aqui tem altas ondas e isso ajuda. Soube aproveitar bem?, disse o atleta, único a chegar a duas finais.
Na feminina, Gisele Garcia também venceu com tranquilidade. Logo no início abriu com uma nota 7,5 e depois só administrou. ?Aqui no Quebra-Mar é onde treino sempre e procurei achar as ondas boas para ficar mais sossegada. Apesar de ter duas vitórias, sei que não será fácil chegar ao título, porque as meninas têm um bom nível. O negócio é treinar mais ainda?, diz Gisele.
Entre os masters, Almir Salazar mostrou que apesar dos 48 anos, o surf segue com uma linha bonita e radical.
?Tem uma galera chegando agora na master, com 35 anos. O Alexandre Boca quando nasceu eu já tinha 13 anos, já estava surfando. Essa diferença pesa, mas a gente tenta compensar. Fiquei animado com essa vitória e vou tentar recuperar na última etapa, dependendo do resultado do Vieira?, afirma Almir, referindo-se ao vencedor da etapa inicial e líder do ranking, Edson Vieira, que desta vez ficou na quarta posição.
Após as disputas, o público que prestigiou a premiação, participou do abraço simbólico ao Quebra-Mar, organizado pela Associação Santos de Surf, para comemorar a liberação do local pela Justiça para as obras de urbanização.
A etapa também contou com o Programa ?Surfista Cidadão?, com distribuição de prêmios para aqueles que responderam as perguntas feitas durante a locução, com o tema Voto.
O campeonato terá a etapa decisiva em dezembro, novamente com o período de espera pelas melhores condições de ondas. A janela tem início no dia 4 de dezembro.
O Natural Art Pro-Am é uma realização da Associação Santos de Surf, com o patrocínio da Natural Art e o apoio da Sthill, Hot Water, Hawaii Surf Point, Surf Store e Viking Surfboards. Colaboração: Prefeitura Municipal de Santos, Alma Surf, E-Surf, 98 FM, A Tribuna, FMA Notícias, Teccel, Governo do Estado de São Paulo, Turco Loco, Estrela de Ouro FC, Quebra-Mar Surf Club e Euro Wax, com a supervisão da Federação Paulista de Surf.
##
Resultados
Pro-Am
1 Giovanni Ferrante
2 Jair de Oliveira
3 Emerson Silva (Guarujá)
4 Andrew Serrano
Júnior
1 Emerson Silva (Guarujá)
2 Alex Ribeiro (Praia Grande)
3 Anthony Silva (São Vicente)
4 Douglas Noronha (São Vicente)
Mirim
1 Eric Xavier
2 Henrico Schneider
3 Juan Cavalcante
4 Carlos Eduardo (Guarujá)
Iniciantes
1 Bruno Souza
2 Humberto Alves (Guarujá)
3 Matheus Salazar
4 Luis Bolinha (Guarujá)
Longboard
1 Rodney Costa (Guarujá)
2 Picuruta Salazar
3 Danilo Rodrigo (Guarujá)
4 Leco Salazar
Feminina
1 Gisele Garcia
2 Rose Santana (São Vicente)
3 Jéssica Marques (São Vicente)
4 Vivian Messina (Guarujá)
Master
1 Almir Salazar
2 Ricardo Americano
3 Alexandre Bocão
4 Edson Vieira
Ranking
Pro-Am
1 Jair de Oliveira 1.720
2 Giovanni Ferrante 1.670
2 Andrew Serrano 1.670
4 Vinicius Batista 1.165
Júnior
1 Alex Ribeiro (Praia Grande) 1.900
2 Magno Pacheco (Guarujá) 1.260
2 Douglas Noronha (São Vicente) 1.260
4 Henrico Schneider 1.086
Mirim
1 Eric Xavier 1.900
2 Henrico Schneider 1.710
3 Anthony Silva 1.656
4 Juan Cavalcante 1.466
Iniciantes
1 Matheus Salazar 1.810
1 Bruno Souza 1.810
3 Guilherme Costa 1.062
4 Lucas Silva 900
4 Humberto Alves (Guarujá) 900
Longboard
1 Rodney Costa (Guarujá) 2.000
2 Luisinho (Guarujá) 1.431
3 Fabiano Amorim 1.159
4 Ricardo Americano 1.086
Feminina
1 Gisele Garcia 2.000
2 Jéssica Marques (São Vicente) 1.710
2 Rose Santana (São Vicente) 1.710
4 Rubia Freitas (Peruíbe) 1.385
Master
1 Edson Vieira 1.729
2 Ricardo Americano 1.629
3 Lucas Lima 1.466
4 Almir Salazar 1.430