Tricampeã santista e voltando a competir em sua cidade depois de morar na Austrália, a surfista Gisele Garcia tem um desafio duplo na abertura do Natural Art de Surf Pro / Am, circuito que define os campeões municipais de Santos (SP).
Além de aparecer como favorita na categoria Feminino, ela enfrenta o sexo oposto na categoria Pro / Am, a principal do evento e que reúne atletas profissionais experientes e os novos talentos.
Mesmo sabendo das dificuldades que enfrentará entre os ?marmanjos?, ela não esconde a vontade de se destacar e ganhar projeção.
?Sei que o nível está bem alto, mas me sinto à vontade competindo em Santos. Então, quero mostrar o meu surf, sem compromisso algum com resultados?, afirma a atleta, patrocinada há quatro anos pela New Advance.
?Para um atleta, o apoio é fundamental para seguir bem. Também tenho o treinamento físico que estou fazendo com a Pace Assessoria esportiva todos os dias?, comenta Gisele.
Na Austrália, Gisele treinou em Snapper Rocks e Kirra, aproveitando para evoluir as suas manobras de frontside.
?Foi uma experiência de vida incrível. Aprendi a ser mais independente e responsável. E como estudei lá, aprendi inglês, que era um dos meus objetivos?, conta a atleta, apostando na evolução do surf santista. ?O crescimento do Circuito Natural Art é uma grande demonstração disso?, relata.
O presidente da Associação Santos de Surf, Herbert Passos Neto, destacou a participação efetiva de Gisele em prol do crescimento da modalidade na cidade.
?Desde que voltou, ela é uma assídua participante nas reuniões da associação e quando não pode comparecer o pai ou a mãe estão presentes. Ela é um grande exemplo de dedicação e sem dúvida um dos principais nomes de Santos revelados nos últimos anos?, afirma o dirigente.
A primeira etapa do Natural Art de Surf segue em período de espera por boas condições de onda. A competição será realizada na praia do José Menino, em frente ao Posto de Salvamento 2, onde funciona a Escola Radical da Prefeitura de Santos.
No total, o campeonato que há quatro anos é patrocinado pela Natural Art, conta com oito categorias em disputa, sendo que a Pro / Am distribui R$ 5 mil por etapa, divididos entre os 16 melhores, com R$ 1,3 mil para o vencedor.
Ao final do ranking, o campeão geral ganha uma moto. Já os campeões santistas das categorias Júnior (sub-18) e Mirim (sub-16) levam passagens aéreas para o Peru, oferecidas pela Escola de Surf Picuruta Salazar.
Também estão em disputa as categorias Longboard, Iniciantes (sub-14), Master (acima de 35) e a novidade de 2008, a categoria Aéreos, valendo somente a manobra mais radical.
O Circuito Natural Art de Surf Pro / Am é uma realização da Associação Santos de Surf. Patrocínio: Natural Art. Co-patrocínio: Hawaii Surf Point, Keeping Surf Shop, 1º DP Surf Shop, Surf Trunk, Fraga In Surf, Luau Surf Shop, Ocean King, Escola de Surf Picuruta Salazar e Cromática. Apoio: Prefeitura Municipal de Santos, Seven Sean, Water Wicth, Black Shaper, Surf?! e Glasser. Supervisão: Federação Paulista de Surf.