O início da terceira etapa do Oakley apresenta Circuito Cerveja Sol Surf Pro está confirmado para as 7:30 horas deste sábado na praia Brava, em Itajaí, que comemora seu aniversário de 147 anos nesta semana.
O Circuito Profissional da Federação Catarinense de Surf (FECASURF) é o mais rico do País, o único que oferece premiação de R$ 20 mil por etapa, atraindo grandes estrelas do esporte.
Os campeões brasileiros Fábio Gouveia (PB) e Tânio Barreto (AL) e o ex-top do WCT, Paulo Moura (PE), são os destaques entre os 56 surfistas que vão entrar no primeiro dia da competição.
Já os envolvidos nas disputas pela liderança dos rankings Catarinense e Sul-Brasileiro, fazem parte da lista dos principais cabeças-de-chave que estrearão direto nas oitavas-de-final no domingo, com a grande final prevista para começar as 14:30 horas na paradisíaca praia Brava, no litoral norte de Santa Catarina.
A expectativa é a de que o evento ocorra em condições adversas do mar, com grandes ondas trazidas por um ciclone extra-tropical. Um total de 88 surfistas de nove estados do país já está escalado na terceira etapa do Oakley apresenta Circuito Cerveja Sol Surf Pro.
Logo na primeira bateria, marcada para ser iniciada às 7:30 hs, o paranaense Jeferson da Veiga, quinto colocado no ranking sul-brasileiro, enfrenta três catarinenses. O paraibano Fábio Gouveia, campeão brasileiro em 1998 e 2005, pega mais dois na sexta bateria.
O pernambucano Paulo Moura, que até o ano passado defendia o Brasil no WCT, estréia contra dois grandes talentos da nova geração catarinense, Alejo Muniz e Petterson Thomaz. Já o alagoano Tânio Barreto, campeão brasileiro de 2001, só entra na terceira fase que fecha o primeiro dia na Praia Brava.
Cabeças-de-chave ? Os 32 melhores surfistas no ranking catarinense do ano passado têm um maior privilégio e só fazem suas primeiras apresentações no domingo decisivo. Oito dos nove que estarão brigando pela liderança do circuito estadual ? os cearenses Fábio Silva (1o) e Márcio Farney (2o) e os catarinenses Jean da Silva (3o), Marco Polo (5o), Pedro Norberto (6o), John Junior (9o), Raphael Becker (10o) e o atual campeão catarinense e Sul-Brasileiro, Diego Rosa (11o) – fazem parte da lista dos cabeças-de-chave que estréiam direto nas oitavas-de-final.
Já pelo Sul-brasileiro, o único que pode tirar a liderança do catarinense Marco Polo em Itajaí é o próprio número 1 do estadual, Fábio Silva, que só consegue essa proeza se terminar entre os dois primeiros colocados na etapa da Praia Brava.
Festa e cinema na praia ? Também no sábado serão realizadas as duas grandes atrações extras para o público. Uma delas é o inédito Cinema na Praia, que terá exibição de vários filmes, desde os Curtas Catarinenses destacando a cultura e curiosidades do estado e da sua gente, bem como videos das etapas do Circuito Estadual e filmes da Oakley. A outra é a imperdível Festa Oficial do Circuito Cerveja Sol Surf Pro em Itajaí, que vai agitar a noite do sábado no Bar Santidade da Praia Brava.
O Oakley apresenta Circuito Cerveja Sol Surf Pro tem as etapas estaduais mais ricas do país e distribuirá um total de 120.000 reais em prêmios com o patrocínio da Cerveja Sol, das Lojas Sul Nativo, e das marcas Oakley e Goofy e apoio da Bully?s, Salva-Surf e site Floripa Turbo. Esta terceira etapa é realizada também com apoio da Prefeitura Municipal de Itajaí, Fundação Municipal de Esportes, Hotel Marambaia Cabeçudas, Lojas Padang-Padang, Associação de Surf das Praias de Itajaí (ASPI).
O circuito profissional da Federação Catarinense de Surf é homologado pela Associação Brasileira de Surf Profissional ? ABRASP ? e Confederação Brasileira de Surf (CBS), sendo todo transmitido ao vivo pelo Fecasurf.com.br.
Primeira fase
1 Jeferson da Veiga (PR), Gabriel Castigliola (SC), Guilherme Ramalho (SC), Ronaldo Silveira (SC)
2 Marcelo Vieira (SC), Paulo H. Silveira (SC), Rodrigo Santos (SC), Tiago Muller (SC)
3 André Moi (SC), Alandreson Martins (BA), Renan Batalha (SC), Victor Drews (SC)
4 Riomar Rodrigues (SC), André Gonçalves (SC), Marcelo Demantova (SC), Yuri Gonçalves (SC)
5 Ricardo Wendhausen (SC), Dickson Queiroz (SC), Ricardo dos Santos (SC)
6 Celso Junior (PR), Bernardo Lopes (SC), Jonathan Busetti (SC)
7 Victor Borges (SC), Carlos Castilhos (SC), João Jucowsky (SC)
8 Fábio Gouveia (PB), Nodin Silveira (SC), Ricardo Tavares (SC)
9 Carlos Santos (SC), Alexandre Freitas (SC), Matheus Navarro (SC)
10 Paulo Moura (PE), Alejo Muniz (SC), Petterson Thomaz (SC)
11 Guilherme Ribeiro (SC), Jeferson Zani (SC), Rodrigo Cutelo (SC)
12 Alessandro Vasson (PR), Deolir de Souza (SC), Gustavo Machado (SC)
Pré-classificados do Sul-brasileiro na terceira fase
1 Pedro Gross (RS) e Rodrigo Lins (SC) estréiam contra dois classificados da segunda fase
2 André Zanini (SC) e Alan Saulo (PB)
3 Carybean Heleodoro (SC) e Netto Moura (SC)
4 Davi de Jesus (SC) e Tomas Hermes (SC)
5 Robson Gobbato (RS) e Cristiano Correia (PR)
6 Fernando Junior (SC) e Tânio Barreto (AL)
7 Alessandro Puga (PR) e Caetano Vargas (PR)
8 Felipe Teixeira (SC) e Fernando Santiago (SC)
Pré-classificados do Catarinense ? Back 16 – Quarta fase
1 Alon Campestrini (SC) e Alex Lima (SC)
2 Rafael Ramos (SC) e Marcos Pastro (SC)
3 Roni Ronaldo (SC) e Rodrigo Wazlawick (SC)
4 Álvaro Bacana (MA) e Marcelo Cathcart (SC)
5 Sérgio André (SC) e Michelangelo Bernardoni (SC)
6 Adriano Lemos (SC) e Fabrício Machado (SC)
7 Junior Maciel (SC) e Rafael Imhof (SC)
8 Greg Cordeiro (SC) e Marcelo Coutinho (SC)
Cabeças-de-chave do Catarinense ? Top 16 – Oitavas-de-final
1 Jean da Silva (SC) e Cristiano Guimarães (SP)
2 Guilherme Ferreira (SC) e Andreas Eduardo (SC)
3 Fábio Silva (CE) e Beto Mariano (SP)
4 Marco Polo (SC) e Felipe Ximenes (SC)
5 Diego Rosa (SC) e Raphael Becker (SC)
6 Pedro Norberto (SC) e Gustavo Santos (SC)
7 Guga Arruda (SC) e John Junior (SC)
8 Márcio Farney (CE) e Fábio Carvalho (SC)