A Pedra e o Farol

Gouveia em ação

Fabio Gouveia, "A Pedra e o Farol".

Embora o documentário longa-metragem “A Pedra e o Farol” não seja um filme de surfe no sentido mais estrito do gênero, já que o mundo das ondas é apenas um dos muitos elementos da narrativa, decidi lançar este teaser com um clipe de surfe extraído do filme para celebrar as lembranças afetivas que tenho guardadas das primeiras expedições de surf que realizei ainda garoto ao Farol de Santa Marta.

Ele se propõe a tentar revelar na tela a magia das antigas surf trips ao Farol e toda a beleza plástica do surf –  e de como esse poderoso conceito libertário das expedições (surfaris) em busca de ondas solitárias fez deste local uma referencia e destino turístico de aventura, impulsionado por suas ondas e paisagens singulares.

O conteúdo foi captado no outono de 2014, quando reuni o talentoso cinegrafista de surf Pietro França, com o surfista “mestre do estilo” Fabio Gouveia, para juntos desbravarmos durante dois dias as praias do Farol de Santa Marta. Além deles, participaram da barca alguns amigos locais como Marcos May Cabral e Thiago Jacaré, além do cinegrafista Antonio Zanella e seus irmãos Gustavo e Guilherme.

Mais que a busca por alta performance em cenas de ação, o casamento de imagens e trilha sonora original foi pensado numa estética poética, a partir de minhas lembranças pessoais mais remotas das paisagens e sentimentos que para mim, até hoje, traduzem a essência do surf: acordar com o sol nascendo, cruzar estradas rurais enlameadas, atolar nas dunas e chegar num paraíso de ondas vazias, ventos intensos e uma paisagem desolada e inspiradora. Um resgate de tempos idílicos que reverberam pelo tempo, de cair na estrada e passar o dia na praia com os amigos, onde a única preocupação era encontrar uma onda boa para surfar e se divertir.

Vale ressaltar que a temática da narrativa de A Pedra e o Farol perpassa a questão da memória e de como lidamos com as paisagens e os registros que guardamos como parte importante de nossas vidas. Assim, o clipe busca ressaltar estes elementos, no intuito de fazer o espectador resgatar as suas próprias lembranças de paisagens afetivas, que nos fazem viajar no tempo através de imagens que muitas vezes ficaram guardadas apenas em nossas lembranças pessoais.

O documentário A Pedra e o Farol será lançado no primeiro semestre de 2016.

Mais informações no blog A Pedra e o Farol.

Exit mobile version