Feliz aniversário

Gouveia, eterno garoto

0

Fabinho, um jovem surfista de 40 anos, ao lado de sua mulher Elka e seus filhos Ilana, Igor e Ian. Foto: Cosme Johnny.

Ele foi jogador de basquete no colégio, algo aparentemente improvável pela altura. Surfou microondas da praia do Cabo Branco, ponto mais oriental das Américas, em João Pessoa, Paraíba. E o mais incrível: colocou de forma inédita, no final da década de 1980, o nome de um brasileiro na mesma galeria de campeões mundiais de surf amador da qual fazem parte o norte-americano Tom Curren e o aussie Damien Hardman. E entre surfistas brasileiros, é o maior vencedor de etapas no circuito mundial.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

“É o cara!”, síntese feita por Alex Guaraná, no que teve concordância gestual do também jornalista José Roberto Aníbal, entrevistados há alguns anos em programa da TV Cultura.

 

“4.0“ talvez seja a definição perfeita neste 26 de agosto para Fábio Gouveia, essa “potência”, como  chamou o conterrâneo Valfredo Melo ao elogiar o principal e informal palestrante daquela noite há nove anos no Bar do Surfista, na paraibana Intermares, cenário de palestra a garotos que na manhã seguinte competiriam, entre eles, pela primeira vez, Igor e Ian Gouveia, filhos dele e Elka.

 

Fábio Gouveia é o aniversariante desta quarta-feira. Ele nasceu na mesma data da mulher Elka, o que facilita os filhos Igor, Ian e Ilana o não esquecimento da data.

 

O surf é um esporte individual, a evolução técnica leva à patamares nunca imaginados de manobras e as mais modernas são as  variações de aéreos.

 

Curiosamente, quando em 1986 apareceu a primeira foto de Fábio Gouveia na Visual Esportivo, ele aparecia clicado pelo natalense Vilela Cid executando um aerial na potiguar Baia Formosa, enquanto na edição da Fluir que está nas bancas, Fábio entuba na pernambucana Cacimba do Padre com a classe de mestre fabuloso.

 

Em 2005, as vésperas de vencer o SuperSurf, seu segundo título Brasileiro, Fábio Gouveia demonstrava ansiedade, revelou ao jornalista Carlos Sarli o amigo Álfio Lagnado, de ininterruptos 23 anos de Hang Loose Pro Contest, e quase o mesmo de patrocínio ao exemplar Fabinho.

 

Este ano, Álfio, com o mesmo brilho nos olhos de 1986, falou da sessão de Fabinho e Curren nas Ilhas Maldivas, quando ficaram sózinhos nelas, pois os demais, de forma reverencial, retornaram aos barcos para assistir a aula dos mestres.

 

Fábio Gouveia é uma referência positiva do surf brasileiro, exemplo de superação e de determinação, alcançando muitas conquistas para o Brasil, aparentemente não preparadas para ele, mas Fábio Gouveia sempre soube fazer, muito bem, a sua fabulosa e vitoriosa parte.

 

Nota da Redação Os amigos do Waves desejam muitas felicidades ao casal Fabinho e Elka Gouveia nesta data querida!