Estadual Pós 14

Grumari define campeões

0

O fim de semana foi de decisão no surfe do Rio de Janeiro. Por essa etapa valer o dobro de pontos, nenhuma das cinco categorias estava definida no Circuito Estadual Pós-14 e Pro Junior. E Netuno mandou um swell pesado para que os melhores surfistas do Rio de Janeiro duelassem pelo posto de número um do Rio de Janeiro na temporada.  Estava tão difícil que a direção de prova decidiu transferir as categorias Feminino Junior e Surdos para o próximo fim de semana.

Em condições extremas, aconteceram as disputas nas categorias Pro Junior, Junior e Mirim. Os combates começaram no sábado e se intensificaram no domingo, quando as ondas ganharam ainda mais volume. No fim, ficou a certeza de que a nova geração está disposta a tudo.

Na Mirim, o vencedor da primeira etapa, Daniel Templar, repetiu a dose, surfando boas direitas e carimbando o título Mirim da temporada. Vale lembrar que o saquaremense  conquistou o quinto título estadual, vencendo em todas as categorias que disputou, sendo que esse título veio ainda em idade de Iniciantes.

“Estou muito feliz por mais um titulo estadual. Esse trófeu é bastante importante e com certeza terá espaço na prateleira lá de casa”, disse Templar.

Já na Junior, a história se repetiu e o vencedor da primeira etapa voltou a brilhar. João Vitor Chumbinho, de família de big riders, surfou com tranquilidade para confirmar a vitória na etapa e o título da temporada 2016. João chegou ao sexto título estadual na carreira “O mar estava desafiador, mas foi muito bom surfar com aqueles que surfam comigo em mares grandes, meus amigos de Saquarema”, falou João Vitor.

Os atletas de Saquarema mostraram que as ondas da praia de Itaúna e Vila ajudam na preparação. Além de João e Daniel, Valentin Neves, 14 anos, fez duas finais, terminando na terceira colocação nas categorias Mirim e Júnior.

Enquanto isso, na Pro Junior, mesmo sem vencer a prova – que teve a vitória de Edher Reis, de Ubatuba – Guilherme Lopez comprovou a excelente fase e garantiu o título estadual Pro Junior em uma bateria “forasteira” que contou ainda com o baiano Arthur Cerqueira, terceiro, e o pernambucano Tiago Silva, o quarto classificado.

“Queria muito agradecer à FESERJ por essa premiação da Pro Junior.  Com essa grana vou poder realizar um sonho da criança e surfar ondas perfeitas iguais as que eu desenhava no caderno da escola. Nunca viajei para fora do país e essa será uma grande oportunidade”, falou Guilherme.

A maior nota do evento foi um 9,50 pontos do atleta Yuri Fernandes, ainda no sábado, primeiro dia de competição. Já no domingo, o atleta Victor Ferreira conseguiu 9 pontos na semifinal Pro Junior. “O mar estava muito grande. Série de 6 a 8 pés, como a direita onde consegui dar duas boas rasgadas. A onda de trás foi uma avalanche. O pessoal na areia disse que tinha 10 pés”, confessou Victor.

O circuito estadual de surfe pós 14 e Pro Jr 2016 só foi possível pela contrapartida do projeto incentivado da etapa da primeira divisão do Circuito Mundial WSL, que aconteceu no mês de maio, na Barra da Tijuca, através de indicação do Secretário Estadual de Esportes, Lazer e Juventude, Marco Antônio Cabral, que destinou a verba necessária para a realização das etapas.

O Circuito Estadual de Surf Pós 14 2016 teve o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude. O co-patrocínio do Mineirinho e apoio da Sea Cult. Já o apoio institucional nessa etapa foi da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. A realização foi da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro, com a parceria nessa segunda etapa da Associação de Surfistas e Amigos do Grumari.

Resultados

Mirim

1º Daniel Templar
2º Danilo de Souza
3º Valentim Neves
4º Bernardo Bordowsky
Campeão Estadual: Guilherme Lopez
 
Junior

1º João Vitor Chumbinho
2º Anderson Picachu
3º Valentim Neves
4º Kedian Zamora
Campeão Estadual: João Vitor Chumbinho
 
Pro Junior

1º Edher Reis
2º Guilherme Lopez
3º Arthur Cerqueira
4º Tiago Silva
Campeão Estadual: Guilherme Lopez