Local Motion Pro

Guarujá agita circuito mundial

0

Praia de Pitangueiras recebe melhores surfistas do mundo para as disputas do Local Motion Guarujá Pro. Foto arquivo: Silvia Winik.

Depois de 11 anos fora do calendário de competições, Guarujá retorna em grande estilo ao circuito mundial de surf.


O Local Motion Guarujá Surf Pro, etapa 5 estrelas do WQS, a divisão de acesso à elite mundial, já conta com 137 surfistas de 13 países.


A competição, patrocinada pela Nova Schin, começa na próxima terça-feira (24/6) e segue até o domingo (29/6) na praia de Pitangueiras, que já foi palco de grandes e memoráveis disputas.


Os atletas estarão disputando US$ 110 mil em premiação, com US$ 12 mil e importantes 2.000 pontos no ranking ao vencedor.


Vários nomes de destaque estarão em ação. Entre eles, dois ícones nacionais que já ergueram a taça de campeão nas Pitangueiras, o paraibano Fábio Gouveia, primeiro brasileiro a vencer uma etapa do circuito mundial de surf profissional, justamente em Guarujá, em 1990, e o paranaense Peterson Rosa, campeão em 95.


Aos 38 anos de idade, Fabinho é um dos mais experientes na lista de inscritos, porém não o mais velho. O título fica com o paulista Wagner Pupo, que completará 40 anos no próximo dia 25 de junho.


Outro veterano na disputa será o norte-americano Richie Collins, 39, que entre suas conquistas está a famosa etapa do mundial de Huntington Beach, em 1989.


Também dos Estados Unidos, destaque para Patrick Gudauskas, que chegou ao Brasil como líder do ranking WQS.


Na disputa pela liderança, quem também atua animado é o paulista Hizunomê Bettero, com grandes chances de se consolidar como o número 1 do ranking mundial, após a perna brasileira (etapas da Bahia e Guarujá).


Os brasileiros do WCT, Neco Padaratz, Rodrigo Dornelles e Jihad Khodr também estarão competindo no Local Motion Guarujá Surf Pro. Outro nome de ponta é do paraibano Jano Belo, novo líder do SuperSurf.


Já o caçula da etapa será de Guarujá: Jessé Mendes, com apenas 14 anos de idade. Outro talento da nova geração será o paranaense Peterson Crisanto, o Urso, que recebeu o nome em homenagem ao padrinho, Peterson Rosa.


O atleta está com 16 anos e acaba de garantir o vice-campeonato mundial Mirim, na França. Dos estrangeiros, a maior participação é dos Estados Unidos, com 15 atletas, sem contar os sete havaianos.