Okdok 2008

Guarujá define campeões

a Tony Villela, Okdok Paulista de Surf 2008, Pitangueiras, Guarujá (SP) 3ª ETAPA ? PRAIA DE PITANGUEIRAS, GUARUJÁ

Adriano Lima, campeão da etapa, presta homenagem ao surfista Tony Villela durante bateria do Okdok Paulista 2008 Foto: Ivan Storti.

As duas maiores forças do surf de São Paulo dividiram os títulos no Okdok Paulista de Surf, encerrado no último sábado (04/10) na praia de Pitangueiras, Guarujá (SP). Os ?donos da casa? ergueram as taças com Emerson Silva, na Open, e Rodney Costa, no Longboard, enquanto Ubatuba festejou os bicampeonatos com Ricardo Toledo, na Master, e com Camila Cássia, na Feminina.

 

Das quatro categorias, três foram definidas ainda nas semifinais, mas a Open reservou emoções até o minuto decisivo da grande final. Com ondas pequenas, de meio metro no máximo, a terceira e última etapa do ranking reuniu 139 atletas e foi encerrada no sábado, devido às eleições municipais no domingo. Além das decisões dos títulos, o sábado foi marcado pela homenagem ao surfista Tony Villela, falecido no dia 14 de setembro, ao salvar a vida de quatro iniciantes no surf, na mesma praia de Pitangueiras. Familiares e amigos aproveitaram a realização do evento e a reunião de surfistas de todo o Estado para atirar as cinzas do herói local na ilha em frente à praia, onde ele ?reinava?.

 

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Campeões do Okdok Paulista de Surf 2008. Foto: Ivan Storti.

Mais uma vez Ricardinho Toledo foi destaque com a vitória na Master, terceiro lugar na Open e quinto lugar na Long. Aos 40 anos, ele garantiu o quarto título em cinco anos de Okdok Paulista e o seu segundo bicampeonato na carreira. Também já faturou dois títulos brasileiros profissionais, em 1991 e 1995.

 

E para se consagrar na Master garantiu este ano o vice-mundial no Peru. ?Estou bem feliz, até porque não estou tendo muito tempo para treinar por causa do centro de treinamento que eu comando. Antes, eu ficava direto na praia, surfando ou orientando a molecada. Agora, está mais difícil e continuo competindo bem?, afirmou Ricardinho, que nem pensa em aposentadoria. ?Se parar de surfar, eu morro?, brincou.

 

Na etapa decisiva ele chegou como líder e já na semi comemorou o bicampeonato. Na final, surfou muito bem e venceu para não deixar dúvidas. A vitória foi assegurada com uma nota 7. Na somatória, marcou 13,10 pontos contra 8,10 de Petrônio Lucas, de Mongaguá, 7,5 de Roberto Versa, de Praia Grande, que ficou com o vice-campeonato estadual, e 7.45, de Zé Airton, de São Sebastião.

 

Nos pranchões, Rodney Costa levantou o caneco, mas quem faturou a etapa foi Adriano Lima e, numa grande homenagem a Tony Vilela, competiu com a camisa na cabeça e fez o bico idêntico ao que o amigo fazia. ?O objetivo era mesmo homenagear o Tony, que foi um herói e ainda consegui essa vitória muito especial aqui na minha casa?, disse Adriano, que somou 15,25 pontos, contra 10,85 de Rodney, 8,60 de Gilmar Teixeira, de Peruíbe, que ficou com o vice no ranking, e 7,45 de Jefson Silva, de São Sebastião.

 

Rodney também dedicou o título a Tony. ?Ele surfava de long e sempre treinava junto comigo e com o Adriano. Esse título foi para ele?, afirmou Rodney, que está com 26 anos. ?Essa conquista é resultado de um trabalho de três anos. Em 2006, quando comecei no Circuito, foi o terceiro, no ano passado fui o vice e agora me consagrei?, vibrou.

 

Na Feminina, Camila Cássia levou o bicampeonato com 100% de aproveitamento. Na final, ela abriu boa vantagem das rivais, com 13,25 pontos, contra 9,75, de Kaena Brandi, de Guarujá, 8,85 de Rose Santana, de São Vicente, e 8 de Natalie Paola, também de Ubatuba.

 

Vale destacar que além do paulista, Camila foi campeã brasileira amadora Open e Júnior. ?Foi sensacional terminar o ano com esse título. Em 2009 vou começar como profissional e minha meta é chegar ao Super Surf e disputar o WQS?, afirmou a atleta de 18 anos.

 

Na Open, 11 atletas chegaram credenciados a levantar o troféu de campeão estadual. O então líder do ranking, Thiago Guimarães, de Peruíbe, foi derrotado ainda nas quartas-de-final e ficou da areia torcendo para que os rivais não o alcançassem. Mas três surfistas chegaram à finalíssima com chances. Melhor para Emerson Silva que faturou a etapa, numa disputa acirrada contra Marco Aurélio, de Ubatuba, justamente os dois vencedores das etapas anteriores.

 

O surfista ubatubense precisava de 4,41 pontos para virar e nos minutos decisivos pegou duas ondas, uma valeu 3,85 e a outra 4,25. A diferença entre os dois foi de apenas 25 centésimos ? 9,90 a 9,75. Ricardinho Toledo em sua segunda final seguida ficou logo atrás,com 9,65 e Adriano Camargo, de São Sebastião, que também brigava pelo título, marcou 7,40.

 

?O negócio é acreditar até o final. A etapa só termina quando a buzina toca. Não pode deixar de confiar. Agora vou me tornar profissional e espero seguir bem?, frisou Emerson. Na disputa por cidades, Ubatuba ficou com a vitória, marcando 4.366 pontos. O grande rival, Guarujá, garantiu o segundo lugar, com 4.087. São Sebastião marcou 3.148 e Peruíbe, 2.258.

 

O Okdok Paulista de Surf teve os patrocínios de Supatech e Brisbane – tecidos com qualidade Santa Inês – e Sticle Malhas. Co-patrocínios de Kyw Boardstore e RipWave. Colaboração da Prefeitura Municipal de Guarujá, Associação de Surf de Guarujá e também do Governo do Estado de São Paulo / Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer. Organização da Federação Paulista de Surf.

 

 

Resultados da terceira etapa

 

Open

 

1 Emerson Silva ? Guarujá

2 Marco Aurélio ? Ubatuba

3 Ricardo Toledo ? Ubatuba

4 Adriano Camargo ? São Sebastião

 

Master

 

1 Ricardo Toledo ? Ubatuba

2 Petrônio Lucas – Mongaguá

3 Roberto Versa ? Praia Grande

4 Zé Airton ? São Sebastião

 

Feminina

 

1 Camila Cássia ? Ubatuba

2 Kaena Brandi ? Guarujá

3 Rose Santana ? São Vicente

4 Natalie Paola – Ubatuba

 

Longboard

 

1 Adriano Lima – Guarujá

2 Rodney Costa ? Guarujá

3 Gilmar Teixeira ? Peruíbe

4 Jefson Silva ? São Sebastião

 

Cidades

 

1 Ubatuba ? 4.366

2 Guarujá ? 4.087

3 São Sebastião ? 3.148

4 Peruíbe ? 2.258

 

Ranking 2008

 

Open

 

1 Emerson Silva ? Guarujá – 2.185

2 Adriano Camargo ? São Sebastião ? 1.916

3 Marco Aurélio ? Ubatuba ? 1.900

4 Thiago Guimarães ? Peruíbe ? 1.896

 

Master

 

1 Ricardo Toledo ? Ubatuba ? 2.710

2 Roberto Versa ? Praia Grande ? 2.050

3 Sérgio Guimarães ? Peruíbe ? 1.968

4 Petrônio Lucas ? Mongaguá ? 1.861

 

Feminina

 

1 Camila Cássia ? Ubatuba ? 3.000

2 Juliana Meneghel ? Guarujá ? 2.456

3 Rose Santana ? São Vicente ? 2.430

4 Jéssica Marques ? São Vicente ? 1.469

 

Longboard

 

1 Rodney Costa ? Guarujá ? 2.556

2 Gilmar Teixeira ? Peruíbe ? 2.241

3 Ricardo Toledo ? Ubatuba ? 2.212

4 Fábio Tavares ? Ubatuba ? 2.159

 

Exit mobile version