Tradicional palco de campeonatos de surf, a Praia do Tombo, Guarujá (SP), recebe neste final de semana a abertura do Circuito Brasileiro de Canoagem Onda.
A competição, que tem o patrocínio da Libra Terminais, reunirá mais de 30 atletas de vários estados, divididos nas modalidades Waveski e Kayaksurf, além da recém-criada Shark Paddle Surf. Nas três disputas, os atletas surfarão as ondas de uma das melhores praias para este tipo de atividade.
O alto nível técnico está garantido com a presença dos principais nomes do País. Destaque para os catarinenses Mauricio de Souza, nada menos que dez vezes campeão brasileiro e terceiro melhor no mundial de 2004 no waveski, e Cizomar Bavaresco, o Bava, jovem revelação e atual campeão nacional do kayaksurf.
Também estarão presentes atletas do Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Minas Gerais, Ceará e São Paulo.
A Baixada Santista estará muito bem representada por Gilberto Alves Filgueira, o Giba, que busca o bicampeonato brasileiro Master de waveski.
“Esta é a primeira vez que realizamos uma etapa do Circuito Brasileiro de Canoagem Onda em Guarujá, um pico de onda que conheço bem e estou bem animado”, afirma o santista, que ano passado também foi vice brasileiro de kayaksurf Master.
Patrocinado pela Libra Terminais, onde trabalha como coordenador Geral de Operações na Unidade Santos, Gilberto quer aproveitar do campeonato para aprimorar as suas técnicas de remadas, pois em julho representará o Brasil na Copa do Mundo de Canoagem Onda em Portugal, durante o Santa Cruz Ocean Spirit.
“Será a segunda que eu participo de um evento internacional e sinto um misto de entusiasmo e responsabilidade, porque até agora sou o único brasileiro inscrito”, relata.
Também vice-presidente da World Waveski Surfing Association (WWSA), associação que fomenta o esporte no Mundo, Giba está animado com a realização de uma etapa numa praia Bandeira Azul, a mais alta certificação ambiental.
Além disso, ele destaca a ação de acessibilidade social para cadeirantes, realizada paralelamente às disputas.
“O propósito do evento é a competição de nível nacional, mas vamos disponibilizar, através do Programa Praia Acessível, cadeiras anfíbias e kayaksurf adaptado para portadores de necessidades especiais (cadeirantes) experimentarem canoagem. Alguns deles irão competir, como o mineiro Kizo Felipe Lima, o capixaba Fabio Giro e o santista Andersen Dogão. Ou seja, diversidade e inclusão social”, afirma Giba.
No waveski e no kayaksurf, os atletas disputam vitórias nas categorias Open (principal), Master (a partir dos 40 anos), Sênior (30 a 39 anos) e Iniciantes, enquanto que a shark paddle terá a Open.
O evento tem organização da OndaBGF e Prefeitura de Guarujá, com supervisão da Confederação Brasileira de Canoagem.
Para obter mais informações do evento acesse o site da Confederação Brasileira de Canoagem.