guarujaense Adriano ?Mineirinho? de Souza

Adriano Mineirinho sobrevoa o inside da Joaquina

Adriano Mineirinho fatura mais um título na carreira. Foto: ASP World Tour / Karen.
Com apenas 17 anos, o guarujaense Adriano ?Mineirinho? de Souza foi consagrado oficialmente como campeão brasileiro da divisão de acesso do circuito brasileiro profissional em 2004.

 

O anúncio veio depois que a Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) esgotou todos os esforços na tentativa de promover uma quarta e última etapa para encerrar a temporada em dezembro.

 

Com isso, também ficou definida a lista de 20 surfistas classificados pela divisão de acesso para completar a elite nacional do SuperSurf em 2005.

 

Como o grupo foi reduzido para 60 competidores, dos 77 que disputaram a divisão principal neste ano, os 36 primeiros colocados no SuperSurf 2004 foram mantidos, outros 15 confirmaram suas permanências pelo ranking de acesso, como o próprio campeão Adriano de Souza, mas 26 atletas acabaram rebaixados.

 

A divisão de acesso também apresenta cinco novidades para o ano que vem: os paulistas Edgley Santos e Andrew Serrano, o cearense Pablo Paulino, o catarinense Fernando Moura e carioca Stephan Figueiredo.

 

Os últimos quatro integrantes serão apontados pelos rankings estaduais de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, cujos circuitos ainda não foram encerrados.

 

Adriano de Souza, aos 17 anos, se torna o mais jovem campeão brasileiro da história da Abrasp, com uma incrível performance nas três etapas válidas pelo ranking de acesso de 2004.

 

Mineirinho começou com uma vitória na primeira Seletiva Petrobras de Surfe Masculino na praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP), ficou em quarto lugar na decisão da segunda Seletiva Petrobras na praia Mole, em Florianópolis (SC), e confirmou a primeira colocação no ranking com um vice-campeonato no Rip Curl Guarujá Pro na praia do Tombo, Guarujá (SP).

 

Apesar de fazer parte da elite nacional, ele só competiu na última etapa do SuperSurf 2004 porque ficou alguns meses morando na Austrália, mas um dos seus objetivos para o ano que vem é lutar pelo título da divisão principal do circuito brasileiro.

 

Com o cancelamento da etapa prevista para fechar a temporada nacional em dezembro, o grupo dos 56 surfistas indicados pelas duas divisões do Circuito Brasileiro acabou sendo o mesmo definido na grande final do SuperSurf 2004, realizada entre os dias 13 e 17 de outubro na Praia de Itaúna, em Saquarema (RJ).

 

Entre os 26 surfistas que não conseguiram confirmar suas vagas em nenhuma das duas listas classificatórias, estão os três atletas que competiram como convidados do Grupo Abril e da ABRASP ? Flávio ?Teco? Padaratz (SC), Danilo Costa (RN) e Thiago Machado (SC) ? além de nomes de peso como os ex-campeões brasileiros Victor Ribas (RJ) e Joca Júnior (RN) e dois integrantes da atual elite mundial do WCT: Raoni Monteiro (RJ) e Armando Daltro (BA).

 

Também em Saquarema foi definido o seleto grupo dos Top-16 da temporada, que serão os cabeças-de-chave no SuperSurf 2005. Nas ondas da praia de Itaúna, cinco surfistas ganharam a disputa pelas últimas vagas nesta lista: Pedro Henrique (RJ), Andreas Eduardo (SC), Yuri Sodré (RJ) e os ex-campeões brasileiros Jojó de Olivença (BA) e Fábio Gouveia (PB).

 

Na última etapa da temporada, eles tiraram de Jihad Kohdr (PR), Tadeu Pereira (SP), Anselmo Correia (RJ), Gilmar Silva (SP) e Rodrigo Dornelles (RS), a chance deles entrarem direto na fase que antecede às oitavas-de-final de cada etapa do SuperSurf.

 

Top-36 do SuperSurf 2004

 

1 Renato Galvão (SP)

2 Odirlei Coutinho (SP)

3 Leonardo Neves (RJ)

4 Wagner Pupo (SP)

5 Tânio Barreto (AL)

6 Lucinho Lima (CE)

7 Pedro Muller (RJ)

8 Beto Fernandes (SP)

9 Pedro Henrique (RJ)

10 Flávio Costa (BA)

11 Andreas Eduardo (SC)

12 Jojó de Olivença (BA)

13 Maicon Rosa (PR)

14 Dunga Neto (CE)

15 Fábio Gouveia (PB)

16 Yuri Sodré (RJ)

17 Jihad Kohdr (PR)

18 Daison Pereira (RS)

19 Tadeu Pereira (SP)

20 Anselmo Correia (RJ)

21 Marcelo Trekinho (RJ)

22 Gilmar Silva (SP)

23 Rodrigo Dornelles (RS)

24 Bruno Moreira (SP)

25 Claudemir Lima (CE)

26 Sávio Carneiro (PE)

27 Alexandre Almeida (RJ)

28 Renan Rocha (SP)

29 Eric Miyakawa (SP)

30 Cristiano Spirro (BA)

31 Hizunomê Bettero (SP)

32 Peterson Rosa (PR)

33 Fabrício Júnior (RN)

34 Wilson Nora (BA)

35 Costinha (SP)

36 Fábio Silva (CE)

 

Vinte atletas classificados pelo Brasil Tour

 

Adriano de Souza (SP), Marco Polo (SC), Cristiano Guimarães (SP), Edgley Santos (SP), Jano Belo (PB), Guilherme Ferreira (SC), Pablo Paulino (CE), Guga Arruda (SC), Raphael Becker (SC), Fernando Moura (SC), Otávio Lima (PB), Álvaro Bacana (MA), Stephan Figueiredo (RJ), Gustavo Fernandes (RJ), Isaías Silva (SP), Jair de Oliveira (SP), Alex Godoy (SP), Heitor Alves (CE), André Silva (CE) e Andrew Serrano (SP)

 

Exit mobile version