Guatemala recebe primeiro campeonato internacional

0

Xande Moraes, atleta Viking, voa alto na Guatemala. Foto: Divulgação / Viking.
País que ainda não possui nenhuma tradição no surf, mas apresenta grande potencial de ondas, a Guatemala recebeu recentemente seu primeiro campeonato internacional.

 

Promovido pela Viking Surfboards, o evento foi reconhecido pela ISA (International Surfing Association) e reuniu mais de 55 atletas da Guatemala, Estados Unidos, México e El Salvador nas categorias Open, Júnior (sub 19), Mirim (sub 16) e Bodyboard.

 

Confira galeria de fotos da competição na Guatemala.

 

As disputas rolaram na praia de Rancho Carillo, em Sipacate (litoral do Pacífico). Com sol, ondas perfeitas de até 6 pés e vento terral, a competição foi dominada pelos salvadorenhos, que levaram três das quatro categorias.

 

Os vencedores ganharam pranchas de surf e bodyboard, acessórios e roupas oferecidas pela Viking e prêmio em dinheiro do Hotel Rancho Carrillo.

 

A idéia partiu do santista Christian Wolthers, um dos surfistas mais radicais no Brasil nos anos 70 e fundador da Viking em 1973, atualmente radicado nos Estados Unidos. “O surf lá ainda é desconhecido da maioria da população, mas o país tem picos fantásticos”, destacou Christian.

 

“Foi tudo perfeito. A Associação de Surf da Guatemala, Asosurf, promoveu e organizou um evento impecável, mostrando ser uma entidade bastante comprometida com o esporte”, comentou o diretor da Viking.

 

A Viking também interagiu com os atletas participantes, com uma bateria de expression session, depois das finais, com os surfistas brasileiros Alexandre Wolthers (longboard), Xande Moraes e Rose Santana, mostrando manobras radicais, muito aplaudidas pelo público na areia.