Coube a Campo Grande (MS) a honra de encerrar neste sábado (18) a temporada 2017 do circuito brasileiro de SUP race organizado pela CBSUP.
As disputas, integradas aos Jogos Radicais Urbanos, evento de abrangência nacional que teve a participação de 780 atletas em provas de Corrida de Trilha, Mountain Bike e Stand Up Paddle, foram realizadas em formato SUP Race Sprint Olímpico, na qual os remadores competiram em baterias definidas por chaves em provas curtas, em uma raia de 200 metros, onde os primeiros colocados se classificam para as fases seguintes até a grande final.
O público pode acompanhar as provas através da ótima estrutura disponibilizada pela organização do evento, às margens do Lago do Parque das Nações Indígenas, e também pela internet.
E como era de se esperar, as brigas foram muito boas desde a primeira fase. Afinal, muitos títulos brasileiros seriam definidos nesta competição.
Fortes ventos que entravam sem avisar dificultaram a vida dos remadores e as baterias, apesar de curtas, eram pura explosão, o que exigiu muito esforço e muita técnica de todos.
A primeira categoria profissional a definir seus vencedores foi a Feminina. Em uma final de nível altíssimo, Babi Brazil (BA), Raquel Daoud (SP), Lena Guimarães (RJ), Aline Adisaka (SP), Ariani Theóphilo (SP) e Jessikah Moah (SP) deram show nas águas do Lago do Parque das Nações Indígenas, mas Aline Adisaka, foi quem comandou disputa, liderando do início ao fim confirmando seu favoritismo, seguida por Jessikah Moah, em segundo, e Lena Guimarães, na terceira colocação. Com o resultado Lena conquistou o bicampeonato brasileiro.
Em seguida, após a realização de duas semifinais muito disputadas, categorias amadoras e a “final B”, chegou vez da grande final de SUP Race Profissional Masculino.
Na água Guilherme dos Reis (SP), Arthur Santacreu (SP), Lucas Belchior (RJ), Luiz Guida “Animal” (SP), David Leão (BA) e Guilherme Thawire (SP). Em jogo o título brasileiro de 2017 e três candidatos ao título: Gui dos Reis, Tuca Santacreu e Animal.
Dada a largada Guilherme dos Reis e Tuca Santacreu assumiram a liderança, com Guida logo atrás, porém, após os primeiros 100 metros, dos Reis conseguiu abrir uma pequena vantagem sobre Santacreu para conquistar a primeira colocação da prova e, de quebra o bicampeonato Brasileiro de SUP Race Profissional!
Resultados completos de todas as categorias, galeria de imagens e ranking brasileiro de 2017 nas próximas atualizações.
Resultados Jogos Radicais Urbanos – Sprint Race Olímpico
Resultados extra oficiais
SUP Race Profissional Feminino
1º Aline Adisaka
2º Jessikah Moah
3º Lena Guimarães
4º Ariani Theophilo
5º Raquel Daoud
* Campeã Brasileira 2017 – Lena Guimarães Ribeiro
SUP Race Profissional Masculino
1º Guilherme dos Reis
2º Arthur Santacreu
3º Luiz Guida “Animal”
4º David Leão
5º Guilherme Tawire
* Campeão Brasileiro 2017 – Guilherme dos Reis