Guigui se adianta em Ubatuba

Wiggolly Dantas, Hang Loose Surf Attack 2006, Itamambuca, Ubatuba (SP)

Wiggolly Dantas leva título Júnior na primeira etapa do Hang Loose Surf Attack 2006 em Itamambuca, Ubatuba (SP). Foto: Ivan Storti.
Numa final emocionante, decidida apenas nos últimos segundos, o ubatubense Wiggolly Dantas foi o grande vencedor da etapa de abertura do Hang Loose Surf Attack neste domingo na praia de Itamambuca, Ubatuba (SP).

 

O campeonato de surf mais tradicional da nova geração brasileira, para surfistas com até 18 anos, que está em sua 19ª edição, reuniu 150 surfistas de nove estados e deu início às disputas pelos títulos paulistas em cinco categorias.

 

Entre os juniores (no máximo 18 anos), Guigui, como é conhecido, fez a festa caseira e abriu caminho para o seu quinto título estadual consecutivo.

 

Outro ?prata da casa?, Filipe Toledo foi o vencedor da estreantes (até 14 anos). Na mirim (limite de 16 anos) e na estreantes (até 12), a comemoração ficou com São Sebastião, com as conquistas de Miguel Pupo, o Valinha, e Gabriel Medina.

 

Já na petit, o troféu foi para fora do Estado, com o catarinense de Florianópolis, Luan Wood. A competição também teve a disputa por cidades e nova alegria para Ubatuba, que terminou na frente.

 

O dia decisivo contou com ondas de 1 metro e apresentações de alto nível. Fora do mar, o clima de confraternização foi evidenciado com o trabalho desenvolvido pela Hang Loose com brincadeiras para a molecada e a tenda de aquecimento.

 

Das cinco finais, quatro tiveram decisões ?tranqüilas? com os vencedores abrindo boas vantagens.

 

As emoções ficaram reservadas mesmo para a última bateria do evento e foi exatamente a última das 1.146 ondas surfadas durante o final de semana, que garantiu o resultado a Wiggolly.

 

Ele vinha em segundo lugar, atrás do cearense Charlie Brown, um dos grandes nomes do evento e que teve a maior somatória do evento ? 18,75 pontos de 20 possíveis feito na semifinal. O atleta de Fortaleza tinha um 8 e um 7,75 e faltando menos de 30 segundos Guigui foi para a onda decisiva, precisando de 8,75 para vencer.

 

Garantiu cinco manobras muito fortes de back side para arrancar dos juízes 9,10 pontos e largar na frente no ranking.

 

?Tem de confiar até o final. Esperar a onda certa e não desperdiçar?, destacou Guigui, de 16 anos, que comemorou a vitória com toda a sua família, que tem um quiosque de lanches na Praia de Itamambuca há 43 anos.

 

?Quando veio a onda eu pensei: vou fazer a minha parte e não posso cair agora. Deu tudo certo. Agora, se Deus quiser, vou para o meu quinto título?, afirmou o atual campeão paulista júnior e que em 2005 também faturou os títulos do Brasileiro Mirim e também do King Of Grommets, uma espécie de mundial sub-16 na França.

 

Charlie Brown terminou em segundo lugar, seguido de dois talentos de Praia Grande, que tiveram uma grande torcida durante a final, Dodô Veiga e Alex Ribeiro. Este último, inclusive, terminou como o dono da melhor nota da competição, um 9,75, feito nas oitavas-de-final.

 

Outros dois destaques foram os guarujaenses Jessé Mendes e Edgar Groggia, que chegaram a duas finais.

 

Entre os mirins, Miguel Pupo, o Valinha, saiu na frente na busca pelo terceiro título paulista (foi campeão estreantes e iniciantes).

 

Com duas ondas fortes, somando 8,75 e 7,25, ele abriu grande vantagem e no final ainda tirou um 7,30 para ratificar a conquista.

 

?O objetivo era ter duas ondas boas no começo e depois administrar. E fiz exatamente isso. Comecei com o pé direito?, afirmou Miguel, que teve o apoio do pai, o surfista profissional top do Super Surf, Wagner Pupo.

 

O paranaense de Matinhos, Peterson Crisanto, o Urso, ficou com o vice-campeonato, seguido de Jessé Mendes e Yan Guimarães, de Saquarema.

 

Clique aqui para ver a galeria de fotos do Hang Loose Surf Attack 2006

 

##

 

Gabriel Medina na primeira vitória em três anos de participação no Hang Loose Surf Attack. Foto: Ivan Storti.
Na final iniciantes, Gabriel Medina também abriu a bateria com duas boas ondas, notas 7 e 8 pontos, e manteve a ponta até o final para garantir a sua primeira vitória no Circuito Paulista em três anos de participação.

 

Jessé Mendes, de Guarujá, garantiu uma nota 8,5 e chegou a ameaçar a vitória, mas não conseguiu uma segunda onda de mesmo nível para virar o resultado.

 

?Foi muito legal. Ganhei pela primeira vez e esse ano promete?, vibrou o surfista de 12 anos, que treina na Praia de Maresias. Jessé terminou em segundo lugar, seguido de Giovanni Ferreira, de Ubatuba, e Nathan Brandi, outro talento guarujaense.

 

Na final da estreantes, Filipinho Toledo foi outro que teve o importante auxílio do pai, o bicampeão brasileiro profissional e atual campeão estadual master, Ricardo Toledo, e também não teve dificuldades, com um 6,75 e um 7,25, deixando o baiano de Itacaré, Yagê Araújo em segundo lugar.

 

?Competir em casa é mais tranquilo. Estou acostumado com as ondas?, disse o vencedor, que destacou a ajuda do pai.

 

?É sempre bom. Ele assobiou que nem um louco para me dar toques?, afirmou rindo Filipinho, que é o atual bicampeão paulista petit. Edgar Groggia foi o terceiro colocado, deixando o ubatubense Gabriel Gomes em quarto.

 

Os pequenos talentos da petit também mostraram atitude e quem fez a festa foi Luan Wood. O surfista de Florianópolis de 10 anos compete pela terceira temporada seguida no Paulista e nos dois anos chegou perto do título.

 

?Foi muito bom começar ganhando?, comemorou Luan, que superou um dos destaques da etapa, Edgar Groggia, que chegou a duas finais.

 

O competidor de Guarujá chegou a liderar a final, mas o atleta de Santa Catarina recuperou o primeiro lugar em seguida. Alex Sandro Santos e Phelipe Chagas, ambos de Ubatuba, ficaram em terceiro e quarto lugares, respectivamente.

 

Clique aqui para ver a galeria de fotos do Hang Loose Surf Attack 2006

 

##

 

Gustavo Henrique defende o time de Santos e ganha a simpatia da galera. Foto: Ivan Storti.
Ainda nessa categoria, quem chamou a atenção foi o santista Gustavo Henrique, de apenas cinco anos. Apesar do pequeno tamanho, ele encarou as ondas, ganhando a a admiração do público.

 

Na disputa por Cidades, Ubatuba e Guarujá ?brigaram? até o final. Os donos da casa, atuais bicampeões estaduais, somaram 4,706 pontos. Guarujá, mesmo sem garantir vitórias individuais, garantiu 4.482. São Sebastião, com as conquistas de Miguel e Gabriel, ficou em terceiro, com 4.047, e Praia Grande ficou em quarto, com 2.533.

 

Os vencedores da etapa ganharam máquinas fotográficas digitais. Já os campeões do ranking nas categorias júnior e mirim ganharão passagens aéreas para Fernando de Noronha, facilitando a participação no WQS mais badalado do Continente, o Hang Loose Pro.

 

Na iniciantes, estreantes e petit, os melhores do ranking faturam I-Pods. Todos os resultados da etapa estão disponíveis no site fpsurf.com.br.

 

No total, serão quatro etapas este ano. A próxima está marcada para os dias 24 e 25 de junho, no Píer, em Mongaguá. Na sequência, o campeonato segue para a Praia do Tombo, em Guarujá, nos dias 26 e 27 de agosto, e tem a disputa final na Praia de Camburi, em São Sebastião, nos dias 25 e 26 de novembro.

 

O Hang Loose Surf Attack – 19ª edição do Circuito Paulista de Surf júnior, mirim, iniciante, estreantes e petit tem os co-patrocínios de Reef, Central Surf, Bleat, Overboard, High Point, Star Point e Hot Water, com apresentação de Fluir e apoios da Formag?s, Bennett, Waves.Terra, Fibratur, Secretaria do Estado da Juventude, Esporte e Lazer e Turco Loco. A etapa teve a colaboração da Prefeitura Municipal de Ubatuba, Associação Ubatuba de Surf e Corpo de Bombeiros. Organização da Federação Paulista de Surf.

 

Clique aqui para ver a galeria de fotos do Hang Loose Surf Attack 2006

 

##

 

Miguel Pupo, campeão Mirim, simplesmente destrói tudo em Itamambuca. Foto: Ivan Storti.
Resultados e ranking da primeira etapa do Hang Loose Surf Attack

 

Júnior (sub 18)

 

1 Wiggolly Dantas Ubatuba ? 1.000 pontos

2 Charlie Brown Fortaleza/CE (Guarujá) ? 900 pontos

3 Dodô Veiga Praia Grande ? 810 pontos

4 Alex Ribeiro Praia Grande ? 729 pontos

5 Aristides Tavares São Sebastião ? 656 pontos

5 Gustavo Henrique Ubatuba ? 656 pontos

7 Marcelo Santos Guarujá ? 531 pontos

7 Magno Pacheco Guarujá ? 531 pontos

 

Mirim (sub 16)

 

1 Miguel Pupo São Sebastião ? 1.000

2 Peterson Crisanto Matinhos/PR ? 900 pontos

3 Jessé Mendes Guarujá 810 pontos

4 Yan Guimarães Saquarema/RJ ? 729 pontos

5 Thiago Moraes São Sebastião ? 656 pontos

5 Thiago Guimarães Peruíbe ? 656 pontos

7 Vitor Bernardo Guarujá ? 531 pontos

7 Luiz Antônio Ubatuba ? 531 pontos

 

Iniciantes (sub 14)

 

1 Gabriel Medina São Sebastião ? 1.000 pontos

2 Jessé Mendes Guarujá ? 900 pontos

3 Giovanni Ferreira Ubatuba ? 810 pontos

4 Nathan Brandi Guarujá ? 729 pontos

5 Sidney Guimarães Peruíbe ? 656 pontos

5 Cauê Wood Florianópolis/SC ? 656 pontos

7 Caio Ibelli Guarujá ? 531 pontos

7 Pedro Coffers Peruíbe ? 531 pontos

 

Estreantes (sub 12 ANOS)

 

1 Filipe Toledo Ubatuba ? 1.000 pontos

2 Yagê Araújo Itacaré/BA ? 900 pontos

3 Edgar Groggia Guarujá ? 810 pontos

4 Gabriel Gomes Ubatuba ? 729 pontos

5 Luan Wood Florianópolis/SC ? 656 pontos

5 Wesley Santos Peruíbe ? 656 pontos

7 Phelipe Chagas Ubatuba ? 531 pontos

7 Adriel de Souza São Sebastião ? 531 pontos

 

Petit (sub 10)

 

1 Luan Wood Florianópolis/SC ? 1.000 pontos

2 Edgar Groggia Guarujá ? 900 pontos

3 Alex Sandro Santos Ubatuba ? 810 pontos

4 Phelipe Chagas Ubatuba ? 729 pontos

5 Leo Guimarães Peruíbe ? 656 pontos

5 Luiz Antônio Ubatuba ? 656 pontos

7 Vitor Bernardo Guarujá ? 531 pontos

7 David Toledo Ubatuba ? 531 pontos

 

Cidades

 

1 Ubatuba (4.706) ? 1.000 pontos

2 Guarujá (4.482) ? 900 pontos

3 São Sebastião (4.047) ? 810 pontos

4 Praia Grande (2.533) ? 729 pontos

5 Peruíbe (2.280) ? 656 pontos

6 Santos (996) ? 590 pontos

7 Mongaguá (764) ? 531 pontos

8 São Vicente (684) ? 478 pontos

 

Clique aqui para ver a galeria de fotos do Hang Loose Surf Attack 2006

 

 

 

 

Exit mobile version