Guilherme Herdy detona Taj Burrow

0

Guilherme Herdy eliminou Taj Burrow nesta segunda-feira. Foto: ASP World Tour.com / Szilagyi.
O niteroiense Guilherme Herdy é o primeiro brasileiro classificado para as oitavas-de-final do Rip Curl Pro 2003, que acontece em Bell’s Beach, Austrália.

 

Nesta segunda-feira a terceira fase rolou em ondas de 1 metro, mas as condições do mar pioraram muito e ela acabou paralisada após a quinta bateria.

 

Dos três brasileiros que competiram, Herdy foi o único a derrotar o adversário. O paraibano Fábio Gouveia foi derrotado pelo australiano Mick Fanning no primeiro confronto do dia.

 

Já o pernambucano Paulo Moura fez uma grande apresentação e totalizou 15,67 pontos, suficientes para que ele fosse vencedor de todas outras baterias, mas não a dele, já que o havaiano Kalani Robb registrou 17,27 pontos e deixou o brasileiro em 17o. lugar na segunda etapa do ASP World Championship Tour (WCT) 2003.

 

Estrutura do evento em Bells. Foto: ASP World Tour.com / Szilagyi.
Os irmãos Neco e Teco Padaratz (SC), Victor Ribas (RJ) e Armando Daltro (BA), estão nas baterias transferidas para esta terça-feira e ainda disputam vagas para as oitavas-de-final.

 

A única vitória brasileira da segunda-feira em Bells Beach ocorreu na quarta bateria e foi decidida por uma pequena diferença: 15,37 x 14,74 pontos.

 

O niteroiense Guilherme Herdy abriu a bateria com uma nota 7, depois tirou um 7,03, um 7,20 e a classificação para as oitavas-de-final foi garantida com uma nota 8,17 em sua última onda.

O australiano Taj Burrow também pegou só quatro ondas e em suas duas melhores recebeu notas 8,67 e 6,07, sendo eliminado por um pouco mais de meio ponto.

 

Gatas de Bells. Foto: ASP World Tour.com / Szilagyi.
“Foi uma bateria muito difícil”, admitiu Herdy. “O Taj já tinha uma nota alta e eu sabia que precisava de uma boa onda para superá-lo. Esperei até o último para tentar fazer alguma coisa para tirar uma nota maior do que 7.5. A onda veio no finalzinho e eu estou muito feliz por ter conseguido vencer mais uma bateria aqui em Bells”, disse Herdy, que agora enfrentaa o norte-americano Damien Hobgood na segunda bateria das oitavas-de-final do Rip Curl Pro 2003.

 

Apesar da vitória, a segunda-feira não começou bem para o Brasil, com poucas ondulações entrando na primeira bateria do dia.

 

O jovem australiano Mick Fanning, que defende o título do Rip Curl Pro, teve mais sorte e garantiu a vitória com 15,20 pontos em suas duas melhores apresentações.

 

Vitor Ribas andou legal em Bells e eliminou Jake Paterson. Foto: ASP World Tour.com / Tostee.
Mas, o paraibano Fábio Gouveia só pegou três ondas na bateria, enquanto Fanning surfou sete e tirou notas 8,17 e 7,03 nas duas melhores.

 

Fabinho marcou 10,83 pontos e terminou em 17o. lugar na competição, recebendo US$ 4 mil de prêmio e 480 pontos no ranking do WCT 2003. Gouveia é mais um dos brasileiros integrantes da elite mundial que confirmou presença na segunda etapa do SuperSurf 2003, que vai ocorrer entre os dias 30 de abril e 04 de maio em Torres (RS).

 

Para isso, enquanto a maioria dos atletas segue direto da Austrália para o Tahiti, para já ir treinando no lugar do próximo desafio do WCT, cujo prazo começa no dia 06 de maio, ele vem antes para o Brasil prestigiar a melhor competição nacional do mundo.

 

O atual líder do ranking e tricampeão brasileiro Peterson Rosa (PR) perdeu no sábado na Austrália e já embarcou para seguir a mesma maratona que também será realizada por

Armando Daltro (BA) e Victor Ribas (RJ), além de Neco Padaratz (SC) e Paulo Moura (PE), com os dois últimos só aguardando a confirmação das suas solicitações de convites para competir na estréia do Rio Grande do Sul no SuperSurf.

 

Apesar de mais uma ótima apresentação, o pernambucano Paulo Moura também acabou eliminado na segunda-feira em Bells Beach.

 

Seu adversário, Kalani Robb, começou forte com uma nota 7,83 e Moura respondeu com um 7,0. Mas, em duas ondas seguidas, o havaiano arrancou duas notas excelentes – 9,17 (a maior do dia) e 8,10 – e sacramentou a vitória com o placar de 17,27 pontos.

 

O brasileiro não desistiu e nos últimos minutos conseguiu uma nota 8,67 para totalizar 15,67 pontos, a segunda maior marca do dia.

 

Foi uma derrota injusta, pois Paulo Moura já havia fechado a repescagem no domingo com a melhor apresentação brasileira na Austrália, quando totalizou 16,60 pontos na vitória sobre o australiano Trent Munro.

 

Mas, outros quatro brasileiros ainda têm chances de avançarem para as oitavas-de-final do Rip Curl Pro 2003.

 

Defendendo o quinto lugar conquistado na etapa de abertura da temporada também na Austrália, o catarinense Neco Padaratz vai enfrentar na sétima bateria o vencedor daquela prova na Gold Coast, Dean Morrison (AUS).

 

Depois, tem o cabo-friense Victor Ribas contra Joel Parkinson (AUS) na nona bateria, o baiano Armando Daltro contra Shea Lopez (EUA) na 12a. e Flávio Padaratz (SC) enfrenta Kieren Perrow (AUS) na 15a. e penúltima disputa por vagas para as oitavas-de-final.


Rip Curl Pro 2003 ? Terceira fase
 

1 Mick Fanning (Aus) 15,20 x 10,83 Fábio Gouveia (Bra)

2 Kalani Robb (Haw) 17,27 x 15,67 Paulo Moura (Bra)

3 Damien Hobgood (EUA) 11,23 x 8,50 Luke Hitchings (Aus)

4 Taj Burrow (Aus) 14,74 x 15,37 Guilherme Herdy (Bra)

5 Kelly Slater (EUA) 12,40 x 10,73 Nathan Hedge (Aus)

6 Mark Occhilupo (Aus) x Lee Winkler (Aus)

7 Dean Morrison (Aus) x Neco Padaratz (Bra)

8 Andy Irons (Haw) x Adam Robertson (Aus)

9 Joel Parkinson (Aus) x Victor Ribas (Bra)

10 Shane Dorian (Haw) x Sunny Garcia (Haw)

11 Daniel Wills (Aus) x Richard Lovett (Aus)

12 Shea Lopez (EUA) x Armando Daltro (Bra)

13 Luke Egan (Aus) x Darren O?Rafferty (Aus)

14 CJ Hobgood (EUA) x Taylor Knox (EUA)

15 Kieren Perrow (Aus) x Flávio Padaratz (Bra)

16 Cory Lopez (EUA) x Phillip MacDonald (Aus)