Com bons tubos na Cacimba do Padre, Guilherme Herdy estreou com vitória no Hang Loose Pro Contest 2005. Foto: Ricardo Macario. |
Apesar do vento terral, que melhorou a formação das ondas, os atletas mostraram dificuldade em encontrar as ondas certas, com tubos e paredes abrindo, e quem conseguiu levou vantagem.
O niteroiense Guilherme Herdy, que está batalhando novamente por uma vaga na elite do surf mundial, mostrou que sua fama de tuberider não existe por acaso e, com tubos excelentes no canto esquerdo da praia,
Bobby Martinez foi um dos estrangeiros que venceram nesta quinta-feira. Foto: Ricardo Macario. |
Já a maior nota da competição, um 9.93, saiu na oitava bateria e foi de autoria de ninguém menos que o garoto prodígio Adriano de Souza, o Mineirinho, mais um que estreou muito bem no evento, registrando 17.10 pontos, segunda maior média até agora.
Em segundo lugar na disputa ficou o sul-africano Greg Emslie, finalista em 2003, com Heitor Pereira e Davi de Jesus na terceira e quarta colocações, respectivamente.
Herdy soube aproveitar o faro para os tubos na Cacimba – foi campeão do Hang Loose Pro em 2000 – e deixou Marcondes Rocha na segunda posição, com Odirlei Coutinho e Rafael Becker eliminados na terceira e quarta posições.
“O mar está bem difícil, a ondulação está torta ainda, mas estou muito feliz de ter achado essas ondas e começar bem no evento. Optei pelo canto e me dei bem, pois acabei ficando sozinho boa parte da bateria”, disse o “Branquelo”, como é chamado Herdy.
“Entrei na água um pouco nervoso, pois o segundo semestre do ano passado foi bem complicado para mim. Vim de uma contusão no ouvido e isso tudo é como se fosse novo, estar brigando para recuperar minha vaga na elite mundial. Comecei bem, mas ainda tem muito chão pela frente, é um evento bastante longo, uma onda que gosto muito e vou dar o meu melhor”, concluiu o atleta.
O top mundial Raoni Monteiro foi o primeiro cabeça-de-chave a cair no mar e conseguiu a classificação ao ficar em segundo lugar na primeira bateria, atrás do norte-americano Ben Burgeois, com Junior Faria em terceiro lugar e o trialista Rodrigo Trajano na quarta posição. Na terceira bateria o campeão mundial Pablo Paulino continuou sua boa campanha e venceu de novo, marcando 12.60 pontos.
Na quarta bateria o norte-americano Bobby Martinez, vice-campeão em 2003, mostrou que está empenhado em subir no pódio novamente. Com manobras potentes e bem aplicadas, somou 15.33 pontos para derrotar Danylo Grillo, segundo colocado, Rafael Brasiliense, terceiro, e Jano Belo na quarta posição.
“Estou feliz por ter avançado. As condições estão difíceis, com mar mexido e várias ondas fechando, mas felizmente achei uma boa e consegui a vitória”, explicou o surfista.
“Espero fazer mais uma final aqui. Minha estratégia é surfar o melhor que puder e não cair nas manobras, pois a competição está bem acirrada, com muitos surfistas talentosos”, completou Martinez.
Acompanhe resultados e notas on-line no site oficial do Hang Loose Pro Contest dentro do Portal Waves.Terra.