A segunda etapa do circuito A Tribuna de Surf Colegial aconteceu no último final de semana (26 e 27/9) na praia da Guilhermina, Praia Grande (SP).
Ao todo 111 escolas localizadas entre Bertioga e Peruíbe participaram da competição. O Colégio Don Domênico do Guarujá sagrou-se pentacampeão, provando que a combinação estudos e esportes é positiva.
A primeira decisão rolou na categoria Feminino. Dezesseis alunas encararam as díficeis ondas da Guilhermina e seis delas classificaram-se para a final. Jéssica Marques, vencedora da etapa de abertura começou bem, mas ela não contava com a inspiração de Kaena Brandi.
Kaena surfou melhor e assegurou a primeira colocação. Renata Monteiro ficou em segundo e Jéssica Marques foi a terceira. “O mar está difícil, quebrando muito longe. Fica muito cansativo, mas consegui pegar duas ondas legais, estou muito feliz”, comemora a campeã Kaena, surfista que já representou o Brasil em dois mundiais.
No ano que vem Kaena integra a equipe brasileira que disputa o Mundial Júnior, entre os dias 19 e 28 de janeiro, em Piha Beach, Auckland, Nova Zelândia.
Depois das meninas, a categoria Iniciante (sub-14) entrou na água. Marcos Aurélio, revelação da etapa de abertura, venceu a disputa em um duelo acirrado contra Edgar Groggia. Mas a vitória não foi suficiente para Aurélio assumir a liderança no ranking. Groggia foi o campeão.
“Esse circuito é um passo para o auge e estou feliz com o título. O Marcos quebrou na bateria e não deu pra mim, faltou pouquinho. Mas o importante é que fui campeão, e é isso que vale”, afirma Groggia, atual vice-campeão brasileiro da categoria.
Outra disputa acirrada foi na Mirim (sub-16). A briga pela primeira colocação ficou entre Jessé Mendes e Yagê Araújo. Ambos revezaram-se na liderança a cada onda. Araújo estava na frente e deixou Mendes precisando de 8.5 pontos. Faltando poucos segundos para o término, Jessé encontrou uma esquerda salvadora e marcou 9.6 pontos, a maior nota do dia.
“Não achei ondas boas na bateria inteira, estava me perdendo, mas continuei esperando. Quando vi que vinha a última série, peguei a terceira onda com boa formação. Entrei para fazer o meu melhor e consegui”, comemora Jessé, campeão da etapa e do circuito.
Cursando o terceiro ano do Ensino Médio, Jessé se despede da competição e agradece o apoio que sempre teve do Colégio Adélia Camargo. “É difícil conciliar competição, viagens e estudos, mas o colégio me ajuda bastante. Sou grato ao Adélia que sempre me apoiou desde quando eu tinha seis anos”, diz o campeão brasileiro Mirim e atual vice-campeão Júnior.
A última decisão do dia ficou por conta da categoria Júnior (sub-18). Luan Felipe liderou no começo e ficou por um bom tempo na frente. Todavia, a surpresa veio com a última onda surfada por Nathan Brandi, o vencedor da etapa.
“Consegui vencer, a minha irmã também, estou muito feliz de trazer este resultado para meu colégio”, diz o aluno, que recentemente entrou para o Don Domênico. Dono da maior nota da competição (9.75), Brandi, 17, também se despede do evento, já que está cursando o terceiro ano.
Com mais um segundo lugar, Luan Felipe, que viu o caneco da etapa escapar, saiu satisfeito da praia e festejou seu primeiro título do circuito. “Ganhar em casa é muito bom. Eu tentei dar o máximo na final, mas o Nathan achou a onda e virou na última”, conta Luan, de 17 anos.
Os campeões do Circuito ganharam uma passagem aérea para a cidade que sediará a etapa inicial do Circuito Brasileiro de Surf Amador, em 2010. Os vencedores da etapa levaram pranchas da Silver Surf, troféus e kits da Sthill e AntiQueda.
Como em todas as edições, uma personalidade do surf é escolhida para ser homenageada. Nesta edição, o professor Francisco Alfredo Alegre Araña, o Cisco, um dos pioneiros do surf brasileiro e paulista, foi contemplado. Sua trajetória no esporte vai de vários títulos paulista e brasileiro, a sua escola de surf, primeira pública do país.
“É um presente que recebo pela minha dedicação ao esporte e, por isso, estou muito feliz com a lembrança. Agradeço especialmente a família Santini”, conta Araña.
Resultados da segunda etapa do A Tribuna de Surf Colegial
Colégios
1 Don Domenico (Guarujá)
2 Adélia Camargo Corrêa (Guarujá)
3 E.E. Jardim Bopeva (Praia Grande)
Júnior
1 Nathan Brandi (Don Domênico – Guarujá)
2 Luan Felipe (E.E. Jardim Bopeva – Praia Grande)
3 Evandro Lima (E.E. Zulmira Lambert – São Vicente)
4 Lucas Dantas (E.E. Balneário das Palmeiras – Praia Grande)
5 Wesley Moraes (Don Domênico – Guarujá)
6 Pedro Coffers (Colégio Irene Bargieri – Peruíbe)
Revelação (Luiz Eduardo – E.E. Prefeito Domingos de Souza – Guarujá)
Mirim
1 Jessé Mendes (Adélia Camargo Corrêa – Guarujá)
2 Yagê Araújo (Don Domênico – Guarujá)
3 Mario Solera (E.E. Hugo Santos Silva – Guarujá)
4 Danilo Issa (Objetivo Praia Grande)
5 Andrey Nusa (Don Domênico – Guarujá)
6 Gabriel Martins (E.E. Jardim Bopeva – Praia Grande)
Revelação (Rômulo Falcão – Liceu Santista – Santos)
Iniciante
1 Marcos Aurélio (E.M.E.F Prof. Lúcio Martins Rodrigues – São Vicente)
2 Edgard Groggia (Don Domênico – Guarujá)
3 Deivid Silva (Objetivo Bertioga)
4 Leandro Cruz (Lions Clube Ocian – Praia Grande)
5 Vitor Bernardo (Adélia Camargo Corrêa – Guarujá)
6 Gabriel André (E.E. Prof. Renê Rodrigues de Moraes – Guarujá)
Revelação (Gabriel André – E.E. Prof. Renê Rodrigues de Moraes – Guarujá)
Feminino
1 Kaena Brandi (Objetivo Guarujá)
2 Renata Monteiro (E.E. Agenor de Campos – Mongaguá)
3 Jéssica Marques (E.E. Zulmira Lambert – São Vicente)
4 Vitória Tebet (Don Domênico – Guarujá)
5 Aline Rulli (Escola Verde que te quero Verde – São Vicente)
6 Larissa Florêncio (Monteiro Lobato – Peruíbe)
Revelação Ligia Regina (E.E. Vila Tupi – Praia Grande)
Ranking Final
Júnior
1 Luan Felipe (E.E. Jardim Bopeva – Praia Grande)
2 Nathan Brandi (Don Domênico – Guarujá)
3 Thiago Guimarães (Adélia Camargo Corrêa – Guarujá)
4 Lucas Dantas (E.E. Balneário das Palmeiras – Praia Grande)
5 William Marroco (E.E. Adelaide Patrocínio dos Santos – Praia Grande)
Mirim
1 Jessé Mendes (Adélia Camargo Corrêa – Guarujá)
2 Yagê Araújo (Don Domênico – Guarujá)
3 Danilo Issa (Objetivo Praia Grande)
4 Mario Solera (E.E. Hugo Santos Silva – Guarujá)
5 Matheus Salazar (Ateneu Santista – Santos)
Iniciante
1 Edgard Groggia (Don Domênico – Guarujá)
2 Marcos Aurélio (E.M.E.F Prof. Lúcio Martins Rodrigues – São Vicente)
3 Leandro Cruz (Lions Clube Ocian – Praia Grande)
4 Deivid Silva (Objetivo Bertioga)
5 Vitor Bernardo (Adélia Camargo Corrêa – Guarujá)
Feminino
1 Kaena Brandi (Objetivo Guarujá)
2 Jéssica Marques (E.E. Zulmira Lambert – São Vicente)
3 Vitória Tebet (Don Domênico – Guarujá)
4 Renata Monteiro (E.E. Agenor de Campos – Mongaguá)
5 Larissa Florêncio (Monteiro Lobato – Peruíbe)
Escola campeã Don Domênico (Guarujá)