Guilherme Brandão, o Guilly, garante o bicampeonato de kitesurf na Costa do Sauípe. Foto: Mauricio Val / FOTOCOM.NET. |
O paulista Guilherme Brandão, Guilly, conquistou a terceira etapa do Oi Kitesurf 2004, que terminou nesta terça-feira, na Costa do Sauípe, Bahia. Com a vitória, Guilly garantiu o bicampeonato brasileiro com uma etapa de antecipação e ratificou seu apelido de Schumacher das Pipas, pois venceu todas as baterias que disputou na atual temporada.
O carioca Reno Romeu, de apenas 14 anos, ganhou um ótimo presente de Dia das Crianças, ao ficar em segundo lugar, o que o colocou na briga pelo vice-campeonato. O também carioca Marcelo Cunha terminou em terceiro, em seu primeiro pódio no ano. No feminino, Carol Freitas venceu a etapa e carimbou seu tricampeonato brasileiro.
Joseph Carneiro, do Rio de Janeiro, terminou em quinto lugar. Foto: Mauricio Val / FOTOCOM.NET. |
No sistema de disputa do kitesurfe, existem duas chaves, a principal e a repescagem, tanto no masculino quanto no feminino. Enquanto os vencedores avançam até a final da chave principal, os perdedores aguardam a decisão do grupo dos ganhadores para dar início à repescagem. O velejador que vencer a repescagem tem direito a desafiar os quatro melhores da chave principal, em confrontos homem a homem.
Estes confrontos sempre indicarão quem desafiará o atleta que está uma posição acima. O campeão da repescagem enfrenta o quarto colocado e quem ganhar a disputa parte para desafiar o terceiro, assim por diante. O campeão da chave principal, por estar invicto na competição, ainda tem o direito de uma revanche em caso de derrota contra o desafiante na grande final.
Para comemorar o título, porém, Guilly sofreu olhando o relógio passar, numa espera angustiante de mais de quatro horas. Joseph Carneiro, único que ameaçava a coroa de Guilly, estava na final da repescagem e era o favorito para passar à fase dos desafios. Se vencesse a final da repescagem, Joseph poderia desafiar Eduardo ?Rato? Gonçalves e ainda tentar brigar pela vitória da terceira etapa. Porém, o vento parou se soprar exatamente na decisão da repescagem, por volta de 11h30mim. Os organizadores esperaram até 16h, como manda o regulamente, para decretar que a etapa estava oficialmente encerrada, confirmando a vitória e o bicampeonato brasileiro de Guilly:
Apesar de não esconder a ansiedade com a situação e também deixando claro que preferia não precisar entrar na água, Guilly procurava manter a calma de alguma forma:
?O Rato falou uma frase mais cedo e é a forma que estou encarei a situação. Será do jeito que Deus quiser?, disse lembrando que também estava sentindo dores no joelho direito.
Ano passado, Guilly foi campeão mas não venceu uma etapa. A chave do sucesso foi a regularidade. Desta vez, porém, ele está invicto:
?Coloquei como meu objetivo não apenas buscar o bi, mas também vencer etapas e tenho me dedicado muito?, disse o bicampeão.
Reno Romeu, que apesar de mostrar talento de gente grande ainda é uma criança, festejou o dia com sua melhor colocação no ano. Em Vitória ficou em quarto e chegou em terceiro em João Pessoa.
?Esse era o presente que eu queria ganhar. Até porque para meu pai e minha mãe não posso pedir mais nada este ano. Já fui disputar uma etapa do Mundial em Cabarete e passei duas semanas velejando em Natal?, disse Reno.
Marcelo Cunha, integrante do Time Oi, sofreu com uma lesão no joelho esquerdo, mas mesmo assim conseguiu seu melhor resultado na temporada:
?A diferença aqui foi a cabeça. Conseguir focar só na competição. No Rio vou voltar a subir no pódio, e num lugar mais alto?, garantiu Cunha.
Resultados
1. Guilherme Brandão ? SP ? 1000 ponto
2. Reno Romeu ? RJ ? 860 pontos
3. Marcelo Cunha ? RJ ? 730.
4. Eduardo Fernandes, o Rato ? 670
5 Joseph Carneiro ? RJ ? 610
5. Beto Hillmann ? SP ? 610
5. Gildásio Pereira ? SP ? 610
5. Miler Moraes ? SP ? 610
Feminino
1. Carol Freitas ? RJ ? 1000 pontos
2 .Alexandra Amin ? SC ? 860 pontos
3. Daniela Monteiro ? RJ ? 730 pontos
4. Nathalia Ventura ? RJ ? 670 pontos
5. Luna Kajiya ? SP ? 610 pontos
Ranking após duas etapas:
Masculino
1° Guilherme Brandão – SP – 3.000 pontos
2° Joseph Carneiro – RJ ? 2.330 pontos
3° Reno Romeu – RJ ? 2.260 pontos
4° Miler Morais – SP – e Eduardo Fernandes – 1.890 pontos
6° Marcelo Cunha – RJ – 1.842 pontos
7° Gildásio Pereira – SP ? 1.562
8° Kleber Pinho – CE – 1.556 pontos
9o João Paulo Castro – BA – 1452 pontos
10o George Feitosa – PB – 1316 pontos
Feminino
1° Carol Freitas – RJ – 3.000 pontos
2° Luna Kajiya – SP ? 2.200 pontos
3° Alexandra Amin – SC – 1720 pontos
4° Dani Monteiro – RJ – 1400 pontos
5° Nathalia Ventura – RJ – 1280 pontos