Ondas Sonoras

Guizado e O Voo do Dragão

Guizado lança O Voo do Dragão (2015) em formatos CD e vinil artesanal.

934x623
Guizado lança O Voo do Dragão (2015) em CD e vinil artesanal. Foto: José de Holanda.

Está nas mãos! Depois de Punx (2008) e Calavera (2011), Guizado lança O Voo do Dragão (2015) em formatos CD e vinil artesanal. Além do CD convencional, Guizado se uniu ao artista japonês Atsuo Nakagawa e ao Vinyl Lab para preparar uma série exclusiva de vinis artesanais, pintados à mão, verdadeiras obras de arte.

Guizado está fortemente influenciado pela cultura oriental. O trompetista e compositor andou lendo livros como A Arte da Guerra, de Sun Tzu e assistindo filmes como Operação Dragão, do Bruce Lee e Ghost Dog: The Way of the Samurai, de Jim Jarmusch, enquanto buscava novas formas de composição para este terceiro álbum.

Escute o álbum na íntegra: 

Desde os nomes das oito faixas até a arte da capa, feita pelo artista japonês Atsuo Nakagawa, o que permeia a cabeça de Guilherme Mendonça é o universo nascente. Para transformar toda essa bagagem intelectual em trilhas sonoras arrebatadoras munidas de beats inéditos e do imprevisível trompete – as grandes características de sua arte – Guizado chamou uma banda da pesada. Além do próprio, que assume trompete, programações eletrônicas (samples produzidos com a MPC e sintetizadores modulares) e arranjos, Allen Alencar toca guitarra, Thiago Duar assume os graves com o sintetizador baixo, Thiago Babalú está na bateria e Caetano Malta reforça a forte verve eletrônica do disco, assumindo um outro sintetizador, responsável pela harmonia de O Voo do Dragão.

O Voo do Dragão é uma viagem que engloba estudos sobre música erudita contemporânea de autores como Schoenberg e Stravinsky, compositores modernos como Wayne Shorter e Thelonious Monk, além de elementos do Punk Rock e Free Jazz. Guilherme Mendonça quebra paradigmas, consegue juntar skate com jazz, e amadurece ao mesmo tempo em que leva a música instrumental para os mais jovens.

Aperte o play no link abaixo para escutar “O Voo do Dragão” e anote o serviço completo do show!

Próximos shows:

29/10 – Jack Daniels Saloon

21/11 – Teatro Cacilda Becker – Circuito SP de Cultura

Biografia:
 
Guizado está entre os nomes mais celebrados da ótima safra da música independente nacional. Com três discos no currículo – Punx (Punx Records, 2008),Calavera (Punx Records / Trama, 2010) e O Voo do Dragão (Punx Records, 2015) – o trompetista e compositor segue se superando na arte de mesclar elementos sonoros orgânicos com sintetizadores e outras programações eletrônicas. Guizado é, hoje, o grande expoente do nu jazz produzido no Brasil.
 
O músico já passou pelos principais festivais do circuito nacional e internacional como: No Ar Coquetel Molotov (Recife), Goiânia Noise, a versão brasileira do novaiorquino Nublu Jazz Fest (São Paulo), Roskilde Festival (Dinamarca), Festival Contato (São Carlos), entre outros.
 
Além de seu trabalho solo – que inclusive lhe rendeu várias indicações e prêmios (como o Prêmio da Música Brasileira, em 2011), – Guizado, ou Guilherme Menezes, assume o trompete nos shows de inúmeros artistas celebrados na música brasileira como Karina Buhr, Céu, Criolo, Nação Zumbi, Elza Soares, Arnaldo Antunes, entre outros.

Exit mobile version