Augusto Olinto é um verdadeiro artista dos pranchões. Com 23 anos de idade, ele é local de Ubatuba e surfa com uma naturalidade incrível. Quem frequenta o Baguari, canto esquerdo da Praia Grande, já conhece seus truques. Gutinho, como é conhecido, acabou de ser vice-campeão do Huanchaco Longboard Pro, etapa do sul-americano que vale como qualificatório para o mundial, realizada mês passado no Peru.
O garoto é um dos surfistas mais criativos do Brasil e porque não dizer, do mundo. O vídeo mostra um surf divertido e estiloso, com muitas variações de manobras, sejam elas no bico ou na rabeta, numa performance surpreendente entre o surf tradicional e o moderno. Porém o que mais chama a atenção é a variedade no noseriding. Enquanto a maioria se preocupa em apenas estender a permanência no hang five e hang ten, Gutinho vai além, brincando o tempo todo de tirar os pés e trocar a base, coisa que faz muito bem também no footwork.
O surf dele poderia perfeitamente servir de parâmetro para ajudar a entender a definição desse novo conceito de surf progressivo, baseado principalmente nas variações da linha horizontal. Imagens e edição: Marcos Cardoso.